Roberto Baia

27 de outubro de 2017

Festa Literária em Palmeira

festa literaria em palmeira 600x300 c - Festa Literária em Palmeira

O prefeito Júlio Cezar participou da abertura da Semana Graciliano e da I Feira Literária de Palmeira dos Índios nesta quarta-feira, 25, na Casa Museu Graciliano Ramos. Com isso, Palmeira dos Índios, a capital da cultura alagoana, foi reinserida definitivamente no calendário cultural do Estado.

 

Presenças

Também estiveram presentes o governador em exercício, Luciano Barbosa, o prefeito Júlio Cezar, o vice- prefeito Márcio Henrique, a secretária de Cultura, Isvânia Marques, secretários municipais, clubes de leitura da cidade, estudantes, o prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, representantes da Câmara de Vereadores, o deputado estadual Edval Gaia, o escritor Carlito Lima, imprensa alagoana e a sociedade civil.

 

Feira de Arapiraca

Em virtude do feriado da próxima segunda-feira, 30, data em que Arapiraca estará comemorando 93 anos de emancipação política, a tradicional feira livre da cidade, que acontece semanalmente todas as segundas-feiras, será adiada para a terça-feira, dia 31.

Já a feira livre do Bairro Brasília, realizada todas as quintas-feiras, funcionará normalmente durante o feriado de Finados, que acontece na próxima quinta-feira, dia 2 de novembro.

 

Exames nos PSF’s

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios está realizando um mutirão de exames laboratoriais em diversos PSF’s do município. Até o dia 31, mais de mil pessoas serão beneficiadas com a parceria fechada entre SMS e prestadores de serviço. Todos os exames são gratuitos.

 

 

Importância da ação

A secretária Kátia Born destacou a importância da ação. “Esse mutirão é um ato inédito na saúde pública da região. Fechamos parcerias com alguns prestadores de serviço, que irão se deslocar com suas equipes até as localidades e lá irão atender a população mais carente de Palmeira”, disse a secretária.

 

Desafogando as demandas

O objetivo do mutirão é desafogar demandas reprimidas na rede de marcação de exames laboratoriais. Mais de mil pessoas serão beneficiadas nesse primeiro momento. Só a Serra da Mandioca, por exemplo, irá realizar 818 exames, e o distrito de Canafístula, 292.

 

Moradia Legal

Para estimular as adesões em um programa considerado importante para os municípios, a reunião da Ama nesta segunda-feira apresentou o Moradia Legal, executado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, para regularização fundiária. A solicitação da Entidade ao TJ é justificada pelo presidente Hugo Wanderley como uma grande oportunidade de informar a metodologia e os prazos do projeto que está na terceira fase.

 

Moradia Legal II

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, diz que, neste momento de dificuldades e desorganização social que os municípios enfrentam, com os cortes no orçamento que estão sendo feitos pelo governo federal, principalmente no cadastro único e agricultura familiar, o “Moradia Legal” é um alento para as famílias.

 

Deputada indiciada

A deputada estadual Thaise Guedes (PMDB) foi indiciada, pela Polícia Federal (PF), por suspeita de participação em um esquema criminoso que desviou recursos da Assembleia Legislativa entre 2010 e 2013. Outros parlamentares são investigados por desvios que podem ter causado um prejuízo de até R$ 15 milhões aos cofres públicos.

 

Homenagens em São Miguel

O comando da 1ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) de São Miguel dos Campos, reuniu o efetivo da Unidade para um momento de confraternização e homenagens. O evento, que ocorreu no auditório da secretaria de educação, foi marcado pela entrega de certificados de destaque operacional e administrativo para dezenas de integrantes da Corporação.

 

Vídeo do confronto

Um vídeo compartilhado esta semana nas redes sociais mostra detalhes de uma briga entre alunos da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Soares, em Arapiraca. O confronto foi gravado por uma das estudantes da instituição de ensino.

 

Registro de assassinato

Nas imagens, se vê quando duas alunas abordam outras duas estudantes e questionam o fato de uma delas ter publicado imagens de um assassinato ocorrido no Conjunto Brisa do Lago, na periferia da cidade.

  

… Moradores de Olho D’água Grande protestaram, nesta quinta-feira, 26, na AL-115, pela falta de água que o município vem enfrentando há 30 dias.

 

… Os manifestantes fecharam as duas vias e atearam fogo em galhos e pneus.

 

… A Prefeitura de Pilar lança, nesta sexta-feira, 27, na BR-101, o programa “Plantando o futuro” que vai beneficiar quem trabalha com agricultura familiar.