Edmilson Teixeira

27 de outubro de 2017

Arapiraca

Próxima sexta-feira o Teatro Hermeto Pascoal recebe, às 10h e 19h30, duas sessões de cinema que discutem temas de cunho social. A ação faz parte do Circuito Difusão, que amplia o alcance da Mostra Cinema e Direitos Humanos levando cultura e debate sobre as temáticas para locais em que a oferta de bens culturais é escassa. A Mostra, que está em sua 11ª edição, também será realizada em espaços culturais pelo Brasil e exterior. Com entrada gratuita, a ação assume um caráter descentralizador e democrático.

 

Índios

 

Os direitos de pessoas com deficiência, da população indígena, a diversidade religiosa e de gênero serão os temas retratados. Dividida em duas mostras, a ação é uma iniciativa de promoção da cultura e da educação em direitos humanos, que visa a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades. 

 

Apoio

 

A Mostra é realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos com produção do Instituto Cultura em Movimento, e patrocínio da Petrobras e do Itaú. O circuito principal da 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos aconteceu entre os meses de Maio e Junho de 2017 em todas as capitais do país.

 

Piaçabuçu

Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, o Instituto Mamíferos Aquáticos, em parceria com o IMA e o apoio da Prefeitura de Piaçabuçu, reuniu alunos dos 9° e 8° anos, da escola Douglas Apratto para palestras e realização do ato de limpeza na Praia do Pontal do Peba. O prefeito Djalma Beltrão ressaltou sobre a importância de conscientizar e sensibilizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente.  “Ato tem o objetivo de, na prática, conscientizar alunos e comunidade sobre sua responsabilidade com o meio ambiente”, disse.

Craíbas

Graças à parceria firmada entre a prefeitura de Craíbas e a secretária estadual de Cultura, que tivemos na terça e quarta desta semana, a Oficina de Preparação de Atores. As aulas foram ministradas pelo renomado ator alagoano Chico de Assis, no auditório municipal Francisco Barbosa Lima. O curso contou com o apoio logístico do governo municipal e teve por finalidade disseminar as práticas do teatro e cinema no interior de Alagoas.

 

 

 

 

Pilar

Visando criar emprego e renda as Secretaria de Assistência Social e a do Meio Ambiente lançam nesta sexta-feira, às 10h, na BR-101, o programa “Plantando o futuro” que vai beneficiar quem trabalha com agricultura familiar. Ao todo, 250 famílias vão ganhar dois 2000 metros quadrados de terra. O objetivo do programa é a implantação dos projetos para a produção agrícola dessas famílias que vão ganhar uma parte da produção para plantar legumes e hortaliças.

Pilar – sopa  

Segundo o prefeito Renato Filho, o objetivo é de arrendar áreas para instalar projetos que beneficiem as famílias do município. Desta forma, os agricultores podem plantar hortaliças, feijão, raízes, entre outros. “Vamos doar 2000 metros quadrados por terra para cada agricultor. Desta forma, eles vão plantar e a Prefeitura vai garantir a compra para servir merenda e sopa. Estamos realizando essas ações porque visamos aumentar a economia local e valorizar o trabalho de cada agricultor pilarense”, destacou Renato.

Pobreza

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cecília Herrmann, o programa é um dos maiores projetos de enfrentamento à pobreza da cidade. “Vamos entregar uma parte da terra para as famílias carentes, mas também entregaremos sementes e vamos plantar e acompanhar, junto com cada família, não só a nossa produção, mas também o nosso futuro”, ressaltou.

Jogos

Com o objetivo de mobilizar e incentivar a prática esportiva e cultural dos povos Indígenas, o Governo do Estado vai organizar uma competição estadual nos dias 22 a 24 de novembro, no Estádio Rei Pelé. Uma equipe da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ) esteve na quarta-feira, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para apresentar o projeto e solicitar apoio da instituição.

Jogo e feira

Segundo o Wagno Luiz, superintendente do SELAJ, o campeonato vai além do caráter competitivo, mas trata também do fortalecimento e afirmação da identidade cultural, promovendo a interação entre os povos e a sociedade. Além dos jogos, haverá feira de artesanato e agrícola, elevando potencial turístico do evento.

Missão

A AMA vai auxiliar no contato com os prefeitos e secretários municipais para que sejam oferecidos o transporte dos participantes até o Estádio Rei Pelé. “O Estado já será responsável pela estadia e alimentação de todos, queremos o apoio dos municípios com o transporte”, afirmou Wagno.

Mapa

O evento vai mobilizar cerca de 300 pessoas de 11 tribos indígenas, são elas: Xucurú-Kariri, em Palmeira dos Índios, Koiupanká, de Inhapi, Karapotó Plakiô, de São Sebastião, Kalankó, de Água Branca, Wassú-Cocal, de Joaquim Gomes, Jeripankó, de Pariconha, Aconã, de Traipu, Katoquin, de Pariconha, Kariri- Xocó, de Porto Real do Colégio, Karuazú, de Pariconha e Tinguí-Botó, de Feira Grande.

Palmeira

Amanhã a cidade de Palmeira dos Índios sediará dentro da programação da Semana Graciliano Ramos e da I Festa Literária de Palmeira (FliPalmeira), a I Copa Alagoana de Bandas e Fanfarras da Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes no Estado de Alagoas. O evento já conta com 15 bandas inscritas, de 10 municípios.

Títulos 

Os três primeiros colocados, que disputarão entre as categorias; marcial mirim, master e show, receberão troféus e representarão o Estado nas Copas: Nacional, que será realizada em Aracaju, Norte-Nordeste, em João Pessoa, e Nacional das Campeãs, em Recife.

Santana

Durante essa semana, moradores de Santana do Ipanema estão recebendo  os serviços do Programa Expresso da Cidadania. A equipe da Defensoria Pública itinerante está desde segunda, ofertando informação sobre direitos e orientação jurídica. 
Durante a ação, a população poderá ingressar com ações de divórcio, investigação de paternidade, pensão alimentícia, retificação de registro, suprimento de óbito, alvarás de até quatro salários mínimos, usucapião, inventários, ações de saúde, dentre outras. O evento termina nesta sexta.