Roberto Baia

26 de outubro de 2017

Sem exames

A Secretaria de Saúde de Arapiraca diz não ter condições de realizar mais exames médicos laboratoriais. No entanto, segundo o vereador e futuro presidente da Câmara Municipal, Léo Saturnino (PMDB), só conseguem realizar esses serviços os cabos eleitorais da secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, fato confirmado pelo também vereador, Sérgio do Sindicato.

Aurélia encontra-se em campanha para tentar ocupar uma das 27 vagas na Assembleia Legislativa de Alagoas.

 

Festa no Rei Pelé

O Estádio Rei Pelé, maior praça esportiva de Alagoas, está completando 47 anos. Além de abrir as portas para o esporte, recebe também a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), proporcionando assim uma sensação única de trabalhar em um gigante do esporte nacional.

A secretária Claudia Petuba lembra da missão de gerir uma secretaria de Estado, como também exercer a sua função, todos os dias no Rei Pelé.

 

Projeto indígena

Com o objetivo de mobilizar e incentivar a prática esportiva e cultural dos povos Indígenas, o Governo do Estado de Alagoas vai organizar uma competição estadual nos dias 22 a 24 de novembro, no Estádio Rei Pelé. Uma equipe da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ) esteve hoje (25), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para apresentar o projeto e solicitar apoio da instituição.

Segundo Wagno Luiz, superintendente do SELAJ, o campeonato vai além do caráter competitivo, mas trata também do fortalecimento e afirmação da identidade cultural, promovendo a interação entre os povos e a sociedade. Além dos jogos, haverá feira de artesanato e agrícola, elevando potencial turístico do evento.

 

Exames em Palmeira

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapíraca iniciou o mutirão de exames laboratoriais em diversos PSF’s do município. Até dia 31 de outubro mais de mil pessoas serão beneficiadas com a parceria fechada entre SMS e prestadores de serviço. Todos os exames são gratuitos.

 

Mutirão para os carentes

A titular da pasta, Kátia Born, ressalta a importância da ação. “Esse mutirão é um ato inédito na saúde pública da região. Fechamos parcerias com alguns prestadores de serviço, que irão se deslocar com suas equipes até as localidades e lá irão atender a população mais carente de Palmeira”, disse a secretária.

 

Saúde bucal

A Secretaria Municipal de Saúde e a coordenação da Saúde Bucal encerraram a Semana da Saúde Bucal de Palmeira dos Índios. A culminância do das atividades aconteceu na Escola Municipal Gerson Jatobá, com a presença de todos os profissionais da rede, auxiliares e técnicos bucais, o prefeito Júlio Cezar, a titular da pasta Kátia Born, coordenadores da SMS, representantes da Academia de Odontologia e familiares do homenageado do evento dr Mauro Feitosa.

Para comemorar o Dia do Dentista e finalizar as atividades referentes à Semana da Saúde Bucal, a coordenação promoveu curso e capacitações para os profissionais. Foram ofertadas cinco capacitações, com temas diversos, que tiveram como palestrantes médicos renomados em Alagoas.

 

Centro de referência

A secretaria municipal de Saúde de Arapiraca, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Ligada ao Conselho Nacional de Saúde, a Comissão, apesar de estar prevista em lei, só está presente em 140 dos 5570 municípios brasileiros. Arapiraca está entre eles.

Tal dado foi repassado pelo coordenador da CISTT nacional, Geordecí Souza, durante reunião nesta quarta-feira (25) no auditório do Cria. Ele conduziu o processo de reativação da Comissão e explicou que a mesma tem a finalidade de articular políticas e programas que zelem pela saúde dos trabalhadores, cuja execução envolva ou não áreas compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Protesto em Novo Lino

Após servidores municipais de Novo Lino invadirem a sede da prefeitura da cidade nesta quarta-feira, 25, em protesto aos atrasos salariais de cerca de três meses, a Defensoria Pública do Estado ingressou na tarde de hoje com uma ação pública pedindo o bloqueio das contas do município como forma de garantir o pagamento dos salários dos funcionários.

O atraso seria resultado da crise política que assola a região. Para o defensor público e autor da ação, Manoel Correia Andrade Neto, o argumento não se aplica à situação, pois não houve atrasos no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), por exemplo, verba carimbada para financiamento da educação.

 

Vergonha brasileira

O time sub 17, do técnico Carlos Amadeu, foi derrotado pela Inglaterra e acabou sendo derrotado por 3 a 1, nesta quarta-fgeira. O nome do jogo foi o atacante inglês Rhian Brewster, que marcou os três gols da sua seleção e assumiu a artilharia isolada do campeonato, com sete gols.

O jogo valeu pelo Mundial Sub 17.

 

Caixões em União

Servidores de União dos Palmares foram pegos de surpresa e descobriram que a Prefeitura da cidade concluiu um processo licitatório, com mais de R$ 1 milhão, para aquisição de caixões funerários. O caso foi denunciado pelo sindicato que representa o funcionalismo do município.

 

 

… O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, disse que, mesmo com a pressão de alguns partidos, não confirma que é candidato ao governo do Estado.

 

… O prefeito falou dos problemas enfrentados pela cidade devido às chuvas e falou que, por isso, não pode concluir algumas obras de recapeamento.

 

… “Não estou em campanha, mas o PSDB e partidos que estão conosco vão ter candidatos muito fortes ao governo e às duas vagas do Senado”, revelou.

 

… O ministro do Esporte, Marx Beltrão, agradeceu ao ministro do Esporte, Leonardo Picciani, por Investir no esporte e buscar mais investimentos em todo o Estado.