Flávio Gomes

26 de outubro de 2017

Não foi bullying

De Jordan Campos, especialista em Fisiologia e Comportamento, no site “Diário do Poder”: “… Por mais espantoso que possa ser, desculpem mídia e pseudo-sábios filósofos contemporâneos – o garoto matou porque tinha na sua formação de personalidade uma espécie de autorização para fazer! A identidade deste jovem de 14 anos estava formada em um alicerce que permitia isso. Ele provavelmente iria fazer isso logo, logo… Na escola, com o vizinho, na briga de trânsito ou com a namorada que terminasse com ele, e isso nada tem a ver com Bullying. A provocação foi apenas o motivo para ‘fazer o que já se era’. Agora, falando do Bullying, digo sem pestanejar que o maior culpado pela sedimentação do bullying e suas prováveis repercussões não são os coleguinhas ‘maldosos’, e sim a família de quem sofre este tipo de ação. Se quem sofresse bullying fosse um potencial assassino a humanidade estava extinta. Mata-se muito por traições, brigas de trânsito, desavenças de trabalho, machismo, homofobia… Mas não por Bullying. Do contrário – é muito mais provável um suicídio, depressão, implosão. O que faz com que alguém resista ou não a uma ação que pode virar bullying? Simples – a capacidade do jovem em lidar com frustrações e aprender a enfrentar seus problemas e conflitos. Esta é a maior prevenção ao bullying – aprender a vencer frustrações se submetendo a elas de forma sadia e com orientação…”

Agora é oficial

Quem ainda duvidava da seriedade da situação do parque sucroalcooleiro de Alagoas agora não tem mais dúvidas, com a decisão extrema de sete usinas e outras duas empresas do setor de partirem para recuperação judicial. A crise passou a ser oficial na principal atividade econômica do Estado durante mais de século.

Atitude

Téo Vilela teve um gesto de grandeza ao passar a Rui Palmeira a presidência do PSDB local. Diante de comentários de que, sob seu comando, o partido estaria dificultando alianças em favor do prefeito, provável candidato ao governo, Téo lhe deu o controle da legenda. Rui passa a administrar o próprio destino.

Guru

O principal articulador político do grupo do prefeito Rui Palmeira é o ex-prefeito de Paripueira Abrahão Moura. Com forte ligação política e pessoal com o ex-governador e ex-ministro Guilherme Palmeira, pai de Rui, Abrahão se tornou confidente e conselheiro político do prefeito. Inclusive para para a eleição 2018.

Currículo

Experiência não falta a Abraão. Além da longa convivência com Guilherme Palmeira, dos tempos de governador, prefeito e senador, foi prefeito de Paripueira duas vezes e, ano passado, elegeu seu sucessor e mais os prefeitos de Porto Calvo e Barra de Santo Antônio, além das articulações para a reeleição do prefeito de Maceió.

Vida cruel

Nos últimos seis anos o deputado estadual Marcos Barbosa fez o CRB voltar para a Série B e, dos títulos estaduais disputados, ganhou cinco e foi vice no outro. E construiu um moderno centro de treinamento. Agora, com a dificuldade de o CRB ficar na Série B, a torcida já pega no pé. Futebol, aqui no Brasil, é resultado.

Criatividade

Célio Gomes, site “Cada Minuto”: “Nem uma reunião multidisciplinar dos maiores talentos chegaria a ideia tão extraordinária como essa. Amigo, papel higiênico preto – com um slogan consagrado no combate ao racismo – não é para qualquer um. Sacadas desconcertantes assim você só encontra na cabeça privilegiada de um publicitário.”

“Inocente”

Do ex-presidente Lula, ao reafirmar que nada teria sido encontrado que provasse sua culpa em esquemas de corrupção: “Daqui a pouco, vão pedir a exumação da minha mãe. Se alguém quiser evitar que eu seja candidato a presidente, só tem um jeito: tenha coragem, crie um partido político, seja candidato e vá me derrotar nas urnas.”

 

 

 

*A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, promove hoje o 2º Seminário Estadual Consciência Negra e Diversidades. Às 8, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas.

 

*A Orquestra Sinfônica da Ufal volta hoje ao Teatro Deodoro para apresentação especial em homenagem às crianças, sob regência de Débora Borges. O concerto faz parte do projeto Quinta Sinfônica. A partir das 20 horas, com entrada gratuita.


*A Galeria Gamma abriga a partir de hoje “Alegoria da Alma”, exposição do artista Lucas Lamenha, com obras inéditas. A solenidade de abertura é às 19h30m. A Galeria Gamma fica na Av. Luiz Ramalho de Castro, 899, Jatiúca. O acesso à visitação é gratuito.

 

*O Coro Prisma de Maceió estréia, hoje, “Concerto Sacro Itinerante”, com início às 20 horas, na Matriz de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no bairro do Vergel do Lago. A programação de apresentações prevê exibições também em cidades do interior.

*A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura, promove, hoje, a II Praça Literária e a Praça Literomusical. Ambos são eventos gratuitos e estimulam o hábito da leitura nos jovens das escolas públicas.

*O Cineclube Elegbá apresenta hoje a animação “Kirikou – Os animais selvagens”, em celebração ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. A exibição vai acontecer, às 15 horas, no auditório do Museu Théo Brandão. A entrada é gratuita.

 

*Informação de importante dirigente do CRB: o clube perdeu o controle sobre os seus jogadores, inclusive na parte disciplinar. É nesse clima que o CRB encara nesta 6ª feira, 18h30m, em Florianópolis, o Figueirense. Ambos lutam contra o rebaixamento.

 

“Em política não tem amiguinho”

Rodrigo Maia

Presidente da Câmara dos Deputados (DEM/RJ), sobre sua relação com o presidente Michel Temer