Edmilson Teixeira

26 de outubro de 2017

Lamentável

Na terça-feira última, sete usinas da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas  entraram na Justiça  com um pedido de Recuperação Judicial; medida jurídica legal utilizada para tentar evitar a falência de uma empresa, garantindo a reestruturação dos negócios e redefinindo um plano de resgate financeiro da instituição.

Quadro

Além da Penedo Agro Industrial S/A, a Paisa, como é mais conhecida, também ingressaram com a ação judicial as usinas: Sinimbu, Sumaúma, Porto Rico, Porto Alegre, Capricho e a até mesmo a Seresta, que é de propriedade da família do ex-governador de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB). Além dessas sete usinas, duas empresas que atuam junto à manutenção e exportação da produção dos cooperados também ingressaram com a ação, são elas: Coopertrading e Mecânica Pesada Continental S/A.

 

Prefeitos

 Dois temas importantes estão pautados para a próxima segunda-feira pela manhã na sede da AMA. A polêmica situação dos lixões, onde muitas Prefeituras estão enfrentando problemas judiciais, visto que muitos municípios ainda persistem em colocar seus lixos em terrenos de céu aberto. A regularização fundiária é o outro assunto a ser discutido, cujo  desembargador Otávio Praxedes, presidente do poder Judiciário,  informará a metodologia e os prazos do programa Moradia Legal, que está na terceira fase.

 

União dos Palmares

 

Prefeito Areski Freitas foi alvo de muitas críticas na manhã desta quarta-feira, quando representantes do Sindicato dos Servidores Públicos do município denunciaram sobre uma exorbitante verba de R$  1. 109 milhão que aprovada num processo licitatório, a fim de garantir a compra de caixão funerário. “Vamos denunciar o caso junto ao MP/AL”, prometeu Olivânio Dias, presidente do Sindicato.

 

União –  planos

 

“A nossa Casa da Sopa está fechada, não temos mais distribuição de leite, enxovais para gestantes e, de repente, a gente se depara com uma licitação que visa à compra de caixões. Esta, certamente, não é uma demanda da Assistência Social que é tão urgente. Não vemos pessoas na porta da prefeitura pedindo caixão. Alguns até têm planos funerários. Há outras prioridades da gestão”, afirmou o sindicalista  na Rádio Gazeta.

Olho D´água Grande 

Na terça-feira, em solenidade realizada no Ginásio de Esportes, o prefeito Zé Adelson assinou o termo que celebra uma parceria entre a Prefeitura  e a Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve. Com este acordo firmado, o município estará viabilizando crédito com maiores prazos e juros mais baixos para o empresariado, comerciantes e os pequenos produtores rurais.

Visão

“Em tempos de crise, é necessário que busquemos alternativas para estimular essas categorias – que são a força econômica do nosso município. O ingresso ao programa de forma consciente e com todo o suporte técnico necessário, sem dúvida será sinônimo de mais desenvolvimento econômico e geração de renda”, destacou o prefeito Zé Adelson.

Sesc musical

 

A música está em pauta no interior de Alagoas. E tem sido assim desde que os Cursos de Música do Sesc chegaram por lá. A atividade de capacitação é realizada junto a bandas de música do Estado, de acordo com a experiência de 2016. Considerando sua atuação, a iniciativa é uma importante ferramenta de contribuição no processo de incentivo, difusão e formação musical.

 

Sesc – Coqueiro Seco

 

Este ano o projeto já esteve em Água Branca, e chegou a Coqueiro Seco na segunda-feira e vai até amanhã sexta-feira, onde desenvolve ações junto a Banda Filarmônica Professor Francisco Pedrosa. Criada a partir da Associação Musical que também leva o nome antigo maestro da banda, a organização existe desde 1945, e faz da música uma ferramenta de transformação de vida para crianças e jovens da cidade.

 

Santana do Mundaú

Como parte do pacote de ações de reestruturação da saúde municipal, implementada pela Prefeitura, a Unidade de Saúde Barro Branco foi reaberta na terça-feira, após um longo período fechada, devido a problemas herdados da antiga gestão. Nas primeiras horas da manhã, o prefeito Arthur Freitas e a secretária municipal de Saúde, Paula Cavalcante,  fizeram questão de ir à Unidade acompanhar o recomeço dos trabalhos. 

 

Penedo

Na próxima terça-feira, as secretarias de Saúde e Agricultura realizarão  na Câmara de Vereadores, uma audiência pública, a fim de debater a situação da comercialização de carne animal no município e os procedimentos de inspeção sanitária devidos. O evento promete  reunir criadores de gado, marchantes, comerciantes de carne animal e a comunidade em geral.