Roberto Baia

25 de outubro de 2017

Parceria com o IMA

parceria com o ima 600x300 c - Parceria com o IMA

A prefeitura de Traipu encerrou as atividades do lixão do município. O prefeito Eduardo Tavares se reuniu com o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), Gustavo Lopes, para formalizar o encerramento e estabelecer parceria de projetos no município.

 

Política de Resíduos Sólidos

Com o encerramento do lixão de Traipu, Alagoas completa o número de 38 vazadouros com atividades encerradas. A ação atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída na lei nº 12.305/10, que obriga as prefeituras a buscarem alternativas para a destinação adequada do lixo. Os resíduos produzidos pelo município passarão a ser destinados à Central de Tratamento de Resíduos do Agreste, reduzindo, com a tecnologia utilizada na CTR, o impacto ambiental causado pela decomposição destes resíduos.

 

 

Pé Na Universidade

O projeto “Pé Na Universidade” começou e já está mobilizando centenas de estudantes no interior de Alagoas. A ação promovida pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) já realizou as primeiras aulas nas cidades de Lagoa da Canoa e Palmeira dos Índios e agora parte para Arapiraca, Traipu e São Sebastião.

Os “aulões” tiveram início na última semana e promoveram aulas de Biologia, Geografia, História, Matemática, Química, Física, Português, Redação e Linguística para os estudantes em fase de final de preparação para o Enem.

 

Visita ao Cepa

O governador em exercício, Luciano Barbosa, visitou duas escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) para levar apoio e incentivo aos professores e alunos que participam este ano da Prova Brasil.

Em todo o Estado, cerca de 110 mil alunos do 5º, 9º e 3º anos deverão ser avaliados nas disciplinas de Português e Matemática até o dia três de novembro. A Prova Brasil é realizada a cada dois anos e seu resultado compõe o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).

 

Polícia Comunitária

O governador em exercício, Luciano Barbosa, e o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Junior, lançam nesta quarta-feira, 25, na Base Comunitária do Vergel do Lago, o Sistema de Informação e Análise da Polícia Comunitária (SIAPCom), uma nova ferramenta de trabalho que será operacionalizada por policiais militares. A solenidade acontece às 10h.

 

Arapiraca e o Conisul

A Prefeitura de Arapiraca deu mais um importante passo no sentido de oferecer um serviço de saúde com mais qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. O prefeito Rogério Teófilo assinou o termo de adesão junto ao Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), um sistema de compra compartilhada que garante mais agilidade e economia na aquisição de medicamentos, materiais hospitalares, odontológicos e insumos.

 

Fim ao drama

Com a adesão, a Prefeitura põe fim a um antigo drama vivido pela população usuária dos serviços de saúde do município: o desabastecimento nas unidades, muitas vezes provocado pelo descumprimento contratual por parte das empresas fornecedoras.

 

Festa Literária

Começa, nesta quarta-feira, 25, se estendendo até sábado, a Semana Graciliano Ramos e a I Festa Literária de Palmeira dos Índios, a FliPalmeira, com programações que visam homenagear o escritor e ex-prefeito da cidade Graciliano, e também incentivar a leitura e fomentar a cultura no município. A programação contará, entre outras atrações, com shows dos pernambucanos Silvério Pessoa e Renato Bandeira e Som de Madeira, Eliezer Setton, palestra com Ricardo Ramos Filho, apresentação do Ballet Transart, entre outras atrações.

 

Festa anual

O evento foi desenhado para se tornar uma festa celebrada anualmente, constando de mesas de debates, palestras, peças teatrais, oficinas e saraus literários, enriquecidos por apresentações de diversos segmentos culturais: shows musicais, feiras de livro e cultura, cinema, seresta, folclore, concerto de música clássica, palestras, exposição de pintura e fotografia, para extrapolar os espaços centrais do auditório e do corredor cultural e contagiar as escolas, ruas da cidade, feiras e bairros periféricos.

 

SIAPCom e as informações

A partir da instalação do SIAPCom, a SSP terá acesso a informações referentes à comunidade e, com base nesse levantamento, traçará seu planejamento, controle, comunicação e tomada de decisões em favor dos moradores.

 

 

… A Prefeitura de Palmeira dos Índios informa aos produtores rurais que abriu Chamada Pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar, destinado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar.

 

… Os fornecedores interessados deverão apresentar a documentação para habilitação no dia 16 de novembro, no setor de licitações, na Rua Costa Rêgo, nº 53, centro da cidade.

 

… O deputado federal e ministro dos Transportes, Mauricio Quintella Lessa, comemorou com o filho, Bernardo, a conquista do título da Série C pelo CSA, no Estádio Rei Pelé.

 

… São José da Laje inaugurou melhorias no Estádio Carlos Antônio de Oliveira Tatajuba, no Conjunto Armando Lyra, inaugurando os vestiários e a cabine de imprensa