Edmilson Teixeira

25 de outubro de 2017

Girau do Ponciano

Como forma de buscar meios para o desenvolvimento de Girau do Ponciano, no quesito “manejo de arrecadação de impostos”, foi que o prefeito David Barros articulou em parceria com a CDL local, um encontro com cerca de 60 empresários do ramo comercial do município. O evento reuniu especialistas no assunto, para um circulo de palestra que empolgou a todos os participantes, sobretudo focado em dicas importantes para melhorar o faturamento de todos nesse período de crise econômica. “Vamos sortear uma moto no final do ano entre os comerciantes que se adequarem as normas, principalmente na pontualidade do DAC e DAJ”, prometeu o prefeito.    

 

Girau – pontos

 

O Secretário Municipal de Indústria e Comércio, José Ronildo, disse que a administração vem buscando parcerias e pontes com os diversos setores da sociedade, a fim de tornar a economia de Girau cada vez mais forte. O gerente do Banco do Brasil, Alberto Andrade, apresentou algumas opções financeiras, as principais linhas de crédito e os procedimentos necessários para conseguir capital de giro. Além do BB, estavam também representantes da Caixa Econômica e do BNE, que expuseram as vantagens de suas instituições financeiras.  

 

Saúde

A Diretoria executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) discutiu na segunda-feira, na sede da entidade, estratégias para fortalecer a reivindicação junto ao Governo do Estado na tentativa de regularizar os repasses financeiros estaduais de programas e incentivos que auxiliam no financiamento da saúde pública dos municípios alagoanos, cuja dívida da está orçada em R$ 28,6 milhões.

 

 

Medicamentos

A presidente do Cosems, Izabelle Pereira ressalta dentre os problemas que angustiam os gestores dos municípios alagoanos é a falta de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). São remédios para o tratamento de milhares de pacientes acometidos por doenças crônicas que não podem ficar sem a medicação; a exemplo dos portadores de Alzheimer, Parkinson, epilepsia, asma, diabetes insulina dependente, Doença Pulmonar Obstrutiva (DPOC), esclerose sistêmica, osteoporose, dentre outras.

 

Craíbas

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar em Craíbas, na região do Agreste alagoano, o vereador Niraldo Crispim se reuniu com o diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, quando solicitou a parceria para a realização da primeira Feira Agrária do Crédito Fundiário no município. A data ainda será definida, mas, seguirá o padrão das demais etapas com dois dias de duração.

Argumento

“A Feira Agrária é um espaço estratégico para a comercialização dos produtos agrícolas, de qualidade, e com preço justo para a população. A parceria com a gestão municipal é fundamental e esperamos que a atividade permaneça no calendário oficial do município”, destacou Niraldo.

Programação

 

Neste ano, o Iteral promoveu feiras agrárias nos municípios de Pão de Açúcar e Chã Preta, além da primeira edição da Feira das Margaridas do Crédito Fundiário na Praça da Faculdade em Maceió. Também apoiou com o empréstimo de barracas a Feira da Agricultura Familiar no Festival da Primavera em Viçosa e feiras organizadas por movimentos sociais do campo.

 

Junta

 

Para simplificar o entendimento dos empresários e dos profissionais que lidam com o registro empresarial, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) criou cartilhas explicativas sobre os serviços e as ações do órgão, que serão distribuídas nos pontos de atendimentos espalhados pelo Estado.

 

Campo Alegre

 

A comunidade do povoado Imbira está sendo contemplada com uma Academia da Saúde. A unidade vai custar ao governo federal, por meio do Ministério da Saúde, pouco mais de 207 mil reais, com a contra partida da Prefeitura. A obra por sinal está andamento, com previsão de ser entregue em fevereiro do ano que vem.

 

 

Conteúdo

 

A academia faz parte de um programa do Ministério da Saúde que tem por objetivo a promoção da saúde da população. Isso, a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividade física, de lazer e modos de vida saudáveis.

 

 

 

 Contemplado

 

Além dessa Academia que está em construção, o povo de Imbira tem é muito que comemorar com a atenção que vem sendo dada pela atual administração de Campo Alegre. É que lá já foram construídas a quadra poliesportiva, pavimentação das ruas principais, ampliação da Unidade Básica de Saúde, Biblioteca Indústria do Conhecimento, Praça, Creche Valcira de Medeiros, Ampliação da Escola Lourinete Guimarães, construção de casas pelo PNHR e pelo Programa Municipal Minha Casa Renovada, perfuração de mais poços artesianos, entre outras tantas ações.

 

Igaci

O prefeito de Igaci, Oliveiro Pianco, representou a AMA, durante audiência pública sobre transporte e moradia universitária, que aconteceu na segunda-feira, em Arapiraca. Convocada pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), por intermédio da deputada da Jó Pereira, o encontro reuniu prefeitos, deputados estaduais, representantes de instituições de ensino, Arsal e universitários no auditório do Sesi/Senai.

 

Para o prefeito Piancó, a audiência foi importante na busca de uma solução em conjunto de uma problemática que não é da gestão municipal, mas que os prefeitos querem contribuir com futuros dos jovens. “Nós convivemos com a responsabilidade de transportar os alunos do ensino fundamental, ainda ganhamos a responsabilidade do aluno universitário. Hoje, cada município recebe apenas R$0,65 por aluno no mês para transporte escolar e nenhum centavo para o universitário”, afirmou.

Novato

O médico veterinário Augusto César Jatobá tomou posse esta semana no cargo de presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). O servidor público assume a vaga em substituição ao também médico veterinário Rui Alves, que comandava o órgão desde julho de 2016. Há dois anos, Augusto Cesar Jatobá exercia a função de supervisor técnico administrativo da Adeal, responsável pela região Agreste.