Flávio Gomes

25 de outubro de 2017

Bullyng e seus efeitos

Trecho de texto que circula nas redes sociais, atribuído a Fabrício Carpinejar: “… O que diz que bullying sempre existiu e que a preocupação com apelidos é uma frescura não acompanha a trolagem nas redes sociais. Bullying é saúde mental, é saúde pública. Ao cuidar dele, preventivamente, em campanhas nas escolas, estaremos economizando lá adiante com internações e medicação nos hospitais… O adolescente é uma bomba-relógio porque ele sente a vida com o dobro de intensidade dos adultos. Ele ama e odeia ao mesmo tempo, está permanentemente à flor da pele, caminhando do tudo para o nada, do nada para o tudo. Alterna extremos de alegria e de raiva em pouquíssimos minutos. O corpo está mudando, a voz está mudando, ele não reconhece mais a si e depende da aprovação externa de seus amigos para assumir a identidade. Se não é aceito nos grupos sociais, se não é aprovado, ele se convencerá de que é um monstro, entenderá que crescer é uma metamorfose do mal. Ele também não tem nenhuma reserva emocional: perdeu a proteção e a segurança da infância. Não caminha mais de mãos dadas com os pais, não recebe colo, não cura as discussões com abraços, não se desculpa com beijo. Não acontecerá o contato da pele para reaver os vínculos. É somente cobrado sem os prêmios do afeto e do conforto de quando era pequeno. No fundo, encontra-se sozinho pela primeira vez no mundo…”

Anseio

Comentário de José Thomaz Nonô, presidente do DEM/AL e secretário da Saúde de Maceió, no Facebook: “Gostaria de ver uma eleição para governo do Estado entre Renan Filho e Rui Palmeira. São políticos da mesma geração, tiveram vivência da Câmara Federal, são absolutamente opostos na maneira de fazer política.”

Bronca

Ironicamente, está no PSDB, que Rui Palmeira deve presidir em 11 de novembro, um entrave para sua candidatura ao governo. Ocorre que Téo Vilela almeja ser candidato a uma das duas vagas ao Senado, mas partidos que poderiam ser aliados dos tucanos não aceitam a possibilidade de apoiar o ex-governador.

Ranço

Um deles é o DEM de José Thomaz Nonô; o outro, o PP do senador Benedito de Lira, candidato natural à reeleição. Nonô e Lira foram preteridos em 2014 por Téo Vilela, que era governador, fazia parte do mesmo grupo político, mas não quis apoiar nenhum dos dois à sua sucessão. Lançou, de última hora, Eduardo Tavares.

Nó cego

Além do mais, incentivadores da candidatura de Rui ao governo pensam em atrair Marx Beltrão para ser candidato a uma das vagas ao Senado. Mas uma vaga já tem Benedito de Lira candidato à reeleição. Para Téo também concorrer teriam de convencer Benedito a sair do páreo e ser, por exemplo, vice de Rui.

Continuidade

Antônio Santiago, técnico da Embrapa anunciado como substituto do empresário Álvaro Vasconcelos na secretaria da Agricultura, é tão conceituado no setor agrícola quanto o antecessor. O que é algo muito salutar para a gestão pública. E, assim como Álvaro antes de assumir a Seagri, Santiago nunca teve atuação política.

Parceria

Por tantas ondulações e buracos, as Ruas Quintino Bocaiúva e Almirante Mascarenhas de Moraes, na Ponta da Terra, são comparadas a tábuas de pirulito e a tobogãs. Para resolver esses problemas, a Casal fará um trabalho de reparação de galerias para, após isso, a Prefeitura de Maceió poder recuperar o pavimento.

Opinião

Miguel Lucena, delegado de polícia no DF: “Considera-se normal o fato de as pessoas se matarem todos os dias nas ruas do Brasil, mas ganha ares de escândalo internacional a matança de bandidos perigosos e violentos nas cadeias, porque exibida à exaustão. Os espasmos sentidos por todos são mistura de fingimento e sugestão.” 

 

*A I Flipalmeira – Feira Literária de Palmeira dos Índios, que homenageia os escritores Graciliano Ramos e Ivan Bezerra de Barros, acontece de hoje a sábado, dia 28. Jessier Quirino, Paulo Poeta, Silvério Pessoa, Ricardo Ramos e Eliezer Setton atrações.

*A Casa Cor Alagoas 2017 dispõe do Ambiente Algás, espaço gourmet da distribuidora de gás natural. O equipamento permite que os visitantes experimentem um cenário ideal de design confortável e moderno. Até 10 de dezembro, no Parque Shopping Maceió.

*A dermatologista Luiza Fernandes e o cirurgião plástico Felipe Mendonça, da Clínica Ana Malta, comandam hoje, 16 horas, o bate-papo “Grávidas e Lindas”, orientando sobre procedimentos dermatológicos e cirúrgicos antes, durante e após a gravidez.

*Para comemorar o Dia do Servidor Público (festejado em 28 de outubro) a Uninassau – Centro Universitário Maurício de Nassau realiza o projeto “Saúde Uninassau”, hoje, a partir das 8h30m, no CEAGB – Centro de Educacional Antônio Gomes de Barros.

*O Fórum de Saúde Mental da Ufal Nise da Silveira realiza hoje sua quarta reunião, às 9 horas, no Centro de Interesse Comunitário (CIC). O objetivo é fomentar e consolidar a contribuição da Universidade para a rede de atenção à saúde mental em Alagoas.

*O concerto didático da Camerata Ero Dictus no projeto “Quartas Eruditas” marca, hoje, a abertura do Festival Alagoano de Música Erudita, nos 200 anos de Alagoas. A apresentação será às 19h30m, na sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro.

*Hoje, pelo projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato, acontece o espetáculo de dança “Saravá”, do Grupo Trajes, Comédia e Companhia, a partir das 19h30m. No elenco, Denis Angola, Alexandrëa Constantino, Jailton Oliveira e o músico Izaias Chico.

 

“Só no Brasil que, além da garrafa, o senador também é retornável”

Cláudio Humberto Rosa e Silva

Jornalista, sobre o episódio com o senador Aécio Neves