Roberto Baia

24 de outubro de 2017

Prova Brasil

O governador em exercício, Luciano Barbosa, destacou, em suas redes sociais, a importância da mobilização de gestores, servidores, alunos, professores da rede pública de ensino para a realização da Prova Brasil, que começou nesta segunda-feira, 23, e se estende até o dia 3 de novembro.

 

Avaliação do rendimento

A Prova Brasil é realizada a cada dois anos e avalia o rendimento dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática de todas as escolas públicas, com alunos matriculados no 5º ou 9º anos do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio no País. Este ano, cerca de 110 mil estudantes alagoanos deverão passar pela avaliação.

 

Água em Piaçabuçu

A Casal está investindo mais de R$ 1,5 milhão, com recursos próprios, na melhoria do abastecimento de água de Piaçabuçu, região do Baixo São Francisco. Os recursos estão sendo aplicados na instalação de uma nova estação de captação de água bruta, que será feita por meio de flutuantes, e na interligação de seis quilômetros de adutora – obra que já está em andamento.

 

Vazão do São Francisco

A medida foi necessária em virtude das constantes reduções de vazão do Rio São Francisco e do avanço da cunha salina, que prejudicaram a captação e o tratamento da água. Com a nova captação, distante seis quilômetros da atual, espera-se reduzir o efeito da cunha salina.

 

Cisternas na zona rural

Trinta e três escolas e creches da zona rural de Arapiraca serão beneficiadas com a construção de cisternas de segunda água, que tanto atende o consumo próprio quanto à pequena agricultura e a criação de animais, até o final deste ano. Cada cisterna terá uma capacidade de armazenamento de 52 mil litros de água.

 

Água Para Todos

Este é o segundo momento do programa federal Água Para Todos, através do Instituto Terra Viva, em Alagoas. Em uma outra oportunidade, 199 cisternas foram construídas em comunidades rurais da capital do Agreste.

 

Téo em Arapiraca

O prefeito Rogério Teófilo recebeu, no fim de semana, no Centro Administrativo, a visita do ex-governador do Estado de Alagoas, Teotônio Vilela Filho. A visita, de caráter meramente administrativo, teve como objetivo discutir as ações que estão sendo tomadas pela gestão de Teófilo à frente da Prefeitura de Arapiraca. Entre elas, o trabalho em torno do ajuste fiscal para enfrentar a crise financeira que atravessa o País.

 

Aulões em Palmeira

A partir desta terça-feira, 24, e até sábado, 4 de novembro, a Prefeitura de Palmeira dos Índios estará realizando o Preparatório Enem, com Aulões Intensivos para alunos e ex-alunos da rede pública de ensino que irão fazer o Exame.

 

Inscrições gratuitas

As inscrições estão sendo realizadas, gratuitamente, na sede da Secretaria Municipal de Educação. As aulas acontecerão no Colégio Estadual Humberto Mendes, das 19 às 22h.

 

Alevinos em Cajueiro

A prefeitura de Cajueiro em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura realiza a entrega gratuita de 15mil alevinos a assentados e produtores locais. A iniciativa tem como objetivo oferecer a comunidade e as famílias dos agricultores uma renda extra no futuro próximo.

 

Alternativas para economia

“Estamos sempre buscando alternativas para que a economia em Cajueiro receba um impulso significativo, e essa tem sido a meta da gestão prefeito Palmery Neto”, disse o secretário municipal de Agricultura, Otávio Neto.

 

 

PSS em Estrela

A Prefeitura de Estrela de Alagoas informa que, de 30 de outubro a 1º de novembro, estarão abertas as inscrições de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para vários cargos na área da educação, com salários até R$ 1.436,75.

 

Profissionais contratados

Serão contratados quase 100 profissionais, entre professores de Educação Infantil; Pré-escolar; Educação Física; Língua Portuguesa; Matemática; Ciências; Língua Inglesa; Educação de Jovens e Adultos (EJA); professor Sala de Recursos Multifuncionais, além de assistente administrativo educacional; auxiliar de serviços, motorista, merendeira e vigilante.

 

 

 

 

 

… Um dos maiores patrimônios da educação alagoana, a Escola Estadual Bom Conselho, de Arapiraca, completa 140 anos de existência nesta semana.

 

 

… Com uma programação especial, as atividades começaram nesta segunda-feira, com a inauguração de uma galeria em homenagem a ex-alunos.

 

… A programação comemorativa prossegue até a próxima sexta-feira, na sede da escola, na avenida Major Cícero de Góes Monteiro, uma das principais vias de Bebedouro.

 

…O ministro do Turismo, o deputado federal alagoano, Marx Beltrão (PMDB), recebeu, nesta segunda-feira, 23, a Comenda Governador Afrânio Lages.