Flávio Gomes

24 de outubro de 2017

Fraco, inútil e despreparado

Jornalista Jorge Oliveira: “O Brasil está sem rumo, avacalhado e anarquizado. Poucas são as instituições que funcionam com ética e respeitabilidade. O presidente Temer – herança maldita da turma do PT – está leiloando o país. Entrega-o a grupos de deputados para se livrar das denúncias de corrupção que pesam sobre ele e seus comparsas do Planalto – Eliseu Padilha e Moreira Franco. Com uma popularidade que beira a zero, Temer tem se mostrado um presidente despersonalizado, despreparado, fraco e inútil. Mesmo assim, no fundo do poço, confronta a ordem institucional com mudanças nas leis do trabalho escravo, redução das multas aos infratores do meio ambiente para beneficiar à bancada ruralista, anistia fiscal aos caloteiros e a distribuição de milhões de reais dos cofres públicos, por meio das emendas, para comprar votos de parlamentares servis e submissos ao poder… Como um presidente pode dirigir um país com tão baixa popularidade e tantas acusações de corrupção? Não se conhece crise política e institucional no Brasil semelhante a essa nos últimos trinta anos. Ninguém acredita nos políticos, na justiça e no executivo, o tripé de uma democracia. O pior é que não se vislumbra uma saída a curto prazo. Os candidatos que se apresentam como opção para 2018, francamente, estão longe de trazer esperança de dias melhores para o povo brasileiro.”

Compromisso

O acordo do PT com Renan Filho, que deverá ser anunciado oficialmente hoje, após reunião do partido, inclui, basicamente, apoio do governo à reeleição do deputado federal e um cargo na estrutura administrativa. Que deverá ser a agência de fomento Desenvolve. O mais cotado para dirigi-la é Joaquim Brito.

 

Solidariedade

Do deputado Maurício Quintella, ministro dos Transportes, a Davi Soares, do “Diário do Poder”, sobre a segunda denúncia contra Michel Temer: “A denúncia foi urdida por motivações políticas do ex-procurador-geral da República e é absolutamente inepta, portanto deve ser rejeitada. O país precisa continuar avançando.”

Memória

O jornalista Bernardino Souto Maior obteve depoimento de Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco, ex-colega de José Thomaz Nonô na Faculdade de Direito do Recife: “Nonô era um líder estudantil bastante atuante no período da revolução de 64 e um dos melhores alunos, com belos discursos de improviso”.

Testemunha

Ministro Humberto Martins (STJ), na assinatura de parceria entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Arapiraca nas áreas de infância e juventude, combate à violência contra a mulher e mediação: “Esses dois poderes dão o exemplo de que, de mãos dadas, podem desempenhar uma atividade voltada à dignidade das pessoas”.

Agenda

Hoje, 9 horas, a Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, da Eletrobras Alagoas e do Rio São Francisco. Proposta dos deputados Inácio Loiola e Francisco Tenório, com apoio do deputado Ronaldo Medeiros, aprovada por unanimidade.

 

Inquestionável

Gostem ou não os adversários, o título de Campeão Brasileiro da Série C, conquistado pelo CSA, é o mais honroso para o futebol alagoano, em nível nacional. O título de vice-campeão da Comebol, também conquistado pelo CSA, é o mais significativo para Alagoas, no cenário internacional. Não há como não admitir.

Opinião

Em entrevista ao jornal espanhol “El Mundo”, domingo último, o ex-presidente Lula criticou Dilma Rousseff. Ao ponto de dizer que ela “traiu o eleitorado que a elegeu em 2014 ao anunciar o ajuste fiscal”. Mas o maior equívoco de Dilma, disse Lula, foi o exagero nas políticas de exoneração das grandes empresas.

 

*A exposição “Cidade e Signos”, que esteve disponível ao público na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, está aberta à visitação no hall da Biblioteca Central da Ufal até hoje. O projeto propõe um novo olhar sobre a cidade Maceió.

*Os 40 grupos de academias de dança de Alagoas foram selecionados na primeira etapa da 14ª Mostra de Dança Alagoana e se apresentam no Teatro Gustavo Leite, do Centro de Convenções, hoje, às 18h30m. Iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura.

*De hoje a 29 de outubro o Maceió Shopping recebe, das 10 às 22 horas, a Beauty Fair Maceió, com novidades em estética, saúde, beleza, nutrição, fitness e casamento. Das 14 às 20 hofas o evento tem palestras e treinamentos com profissionais da área.

*A Casacor Alagoas 2017 apresenta, de hoje ao dia 29, programação simultânea à mostra. Hoje, duas das atrações anunciadas, para as 19 horas, são show do cantor Alan Bastos e a palestra “Um novo olhar sobre a educação, de Álvaro Guilherme Borba Jr.

 

*Outra atração do Parque Shopping, desde ontem e até amanhã, é o evento “Café e Cultura”, das 10 horas às 22 horas, no Piso L1. O espaço vai contar com degustação e uma mini feira de ciências, com os alunos da Escola Estadual Rosalvo Lôbo.

*O Senac Alagoas promove, desde ontem e até domingo, 29, na Unidade Fernandes Lima, curso de Literatura Inglesa, para análise e discussão das obras de Shakespeare, Jane Austen, C.S. Lewis, Emily Brontë, Oscar Wilde e outros. Contato: 2122.7858.

*Esta Tribuna Independente conseguiu um feito histórico: foi o único jornal a circular, desde o sábado à noite, com amplo destaque à conquista do CSA. Inclusive com um caderno especial, totalmente dedicado à conquista azulina. Parabéns, colegas.

 

“Na Câmara, PSDB não deve retribuir apoio de Temer a Aécio”

Ricardo Noblat

Jornalista, em seu blog