Edmilson Teixeira

24 de outubro de 2017

Chã Preta

A Prefeitura de Chã Preta passa a ter uma folga de caixa neste final de mês, visto que no dia 29 último,  a prefeita Rita Tenório (PMN) exonerou todos os cargos comissionados e contratados, a fim de assegurar financeiramente a administração pública nesse período de crise, sobretudo pela constante diminuição dos repasses federal. Mas escaparam  dessa medida; os secretários, procurador geral, controlador geral, chefe de gabinete e funções correlatas, que junto com a prefeita e o vice-prefeito, terão redução de 20% em seus vencimentos  a partir deste mês até  dezembro próximo.

Argumento

“Estamos na mesma situação de todos os outros municípios. Fizemos de tudo para evitar este decreto, inclusive com outras medidas como corte de gratificação e redução de despesas, porém, as medidas ora apresentadas visam melhor adequar essas situações à atual realidade econômica e financeira do nosso município, sem prejuízo da prestação de serviços perante a coletividade”, destacou a prefeita.

Fórum

Entre os dias 6 e 8 do próximo mês, gestores públicos de Alagoas, inclusive prefeitos vão ter a oportunidade de participar do Fórum Estadual Gestão Pública Moral, promovido pelo Instituto Cidadão. O evento que acontece no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas promete reunir gestores públicos e pessoas envolvidas com o processo moderno da administração pública, sobretudo na busca de novos caminhos de empreendedorismo e suas práticas inovadoras na prestação de serviços de qualidade pautados por princípios éticos.   

Penedo

No Torneio Nordeste, ocorrido neste final de semana em Aracaju/SE, denominado Jornada Esportiva Regional de AABBs, a dupla penedense de futevôley Romário Gomes e Ismael Santos, conquistou o primeiro lugar na sua modalidade. O evento reuniu  555 atletas oriundos de AL, SE, PB, BA, PE e RN. Para os atletas, a vitória é resultado de muito treino e dedicação ao esporte que a cada dia cresce na cidade ribeirinha, mesmo sem ter o apoio necessário das autoridades locais. A dupla agora vai se preparar visando a competição nacional

Piaçabuçu

A população de Piaçabuçu vive na expectativa de receber água de boa qualidade nas torneiras, por esses dias, visto que ultimamente vinha sofrendo com a salinidade do rio São Francisco devido à penetração da água do mar em grande parte de seu leito. E é para reverter tal situação, a Casal está investindo mais de R$ 1,5 milhão, com recursos próprios, na melhoria do abastecimento. Os recursos estão sendo aplicados na instalação de uma nova estação de captação de água bruta, que será feita por meio de flutuantes, e na interligação de seis quilômetros de adutora – obra que já está em andamento, com previsão de ser concluída até o final deste mês.  

 

Cajueiro

A Prefeitura de Cajueiro em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura realiza a entrega gratuita de 15mil alevinos a assentados e produtores locais. A iniciativa tem como objetivo oferecer a comunidade e as famílias dos agricultores uma renda extra no futuro próximo.  “Estamos sempre buscando alternativas para que a economia em Cajueiro receba um impulso significativo, e essa tem sido a meta da gestão prefeito Palmery Neto”, diz  o secretário municipal de agricultura Otávio Neto

 Remédios

A necessidade de buscar alternativas que possam viabilizar a gestão das cidades na área da Saúde por meio de consórcios públicos intermunicipais motivou a Confederação Nacional de Municípios (CNM) a produzir um material para auxiliar os gestores em relação à aquisição de medicamentos. A Nota Técnica 34/2017 está disponível no site da Confederação e pretende orientar os municípios no sentido de reduzir a judicialização das demandas.

Previdência

Próximo dia 31  termina o prazo para os municípios aderirem ao parcelamento dos débitos previdenciários junto à Receita Federal do Brasil (RBF). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que no início deste mês,  a Receita prorrogou o prazo e ampliou a redução das multas de mora, de ofício e isoladas para 40%. A medida foi divulgada por meio da Instrução Normativa 1.750/2017.

Situação

A Confederação Nacional dos Municípios lembra que essa foi uma luta do movimento municipalista, tendo em vista que três a cada quatro municípios têm dívidas com a Previdência, e a soma desse débito pode chegar a R$ 75 bilhões. De acordo com a Receita, o requerimento de adesão ao parcelamento deverá ser apresentado dentro do prazo estabelecido e os débitos relativos às contribuições previdenciárias dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios poderão ser quitados.

Delmiro

Mesmo com pouca estrutura financeira para enfrentar uma campanha por todo estado, o ex-vereador por Delmiro Gouveia, Edvaldo Nascimento (PC do B) sonha em 2018 conseguir um passaporte de deputado federal por meio do voto popular.  Já conta com o apoio do atual deputado estadual Ronaldo Medeiros (PMDB), que vai para a reeleição.  

Canapi

O desafio agora da Prefeitura de Canapi é lutar pela conquista do Prêmio Selo Unicef; tanto que teve aprovada a sua inscrição na buscar desse importante título de porte internacional. “É uma tarefa importante para o município que já começa a se preparar, a fim de disputar com outras cidades brasileiras”, disse otimista o prefeito Vinícius Lima.

 

Canapi II

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. É uma batalha paralela e simultânea que servirá para atestar o trabalho que já vem sendo desenvolvido em prol das crianças e adolescentes no município.

Significado

A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.