Flávio Gomes

17 de outubro de 2017

Catadores de lixo ideológico

Guilherme Fiúza, na “Época”: “No princípio era o Fome Zero para chocar a elite branca. Após mais de década de rapinagem soterrando o slogan esperto, surge o plano genial: ficar pelado para chocar a elite branca. É claro que a essa altura, no ano da graça de 2017, com tudo o que a TV já mostrou, tudo o que a internet já escancarou, tudo o que já foi exposto inteiro e do avesso para crianças, velhos, meninos, meninas, burgueses, favelados, crentes e ateus, ficar pelado não choca mais ninguém. Droga. Desde a Xuxa e o rebolado na boquinha da garrafa a erotização infantil já está aí, comendo solta, e até já foi temperada, e até a criançada já teve de aprender a escolher e filtrar o grau de sensualidade com que quer conviver. Absolutamente nada de novo no front. Então vamos convidar crianças para ir ao museu tocar num homem nu e ver o que acontece. Deu certo. Junte-se tal fenômeno antifenomenal com a tal polêmica de laboratório em torno da ‘criança viada’ e tem-se a ressurreição dos revolucionários lutando contra a censura! Na proa da nave fantasma, a turma daquele movimento obscuro que batalhou pela censura prévia a biografias não autorizadas por razões pecuniárias, que ninguém é de ferro. São os catadores de lixo ideológico: meu reino por um general fardado que me permita tirar do armário a fantasia de oprimido rebelde.”

Assumido 

O ex-governador Téo Vilela finalmente tornou pública a posição do PSDB em relação às eleições de 2018. Divulgou, pelas redes sociais, que Rui Palmeira é o seu candidato ao governo e que o prefeito será eleito para a presidência regional do partido, em 11 de novembro. Ou seja, a bola agora está com o próprio Rui.

Estilo 

Alguns próximos a Rui Palmeira garantem que ele resolveu, sim, disputar o governo no próximo ano. Outros dos principais assessores, contudo, dizem que o prefeito só irá se definir no início do próximo ano. Enquanto isso o governador Renan Filho, candidato declarado à reeleição, está ampliando as suas alianças.

Desencontros 

Um dos assuntos mais comentados na posse de Rafael Brito, ontem, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo foi a ausência do ministro do Turismo, Marx Beltrão. Houve quem comentasse também sobre nova discussão pública entre Marx e o governador, que teria ocorrido em Marechal Deodoro.

Honraria 

Do cardiologista José Wanderley Neto, que recebe hoje o título de Comendador da Ordem do Mérito Médico, a ser entregue pelo presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto: “Faço votos de que esta homenagem sirva de incentivo aos jovens, para que continuem essa luta em defesa da cardiologia alagoana e brasileira”.

Correção

A Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE divulgou que em Alagoas houve 3.028 casos de coincidências biométricas. Na verdade, foram apenas 297 casos, informa o TRE/AL. “A divulgação dos números antigos foi infeliz”, explicou o corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Augusto Mendonça.

Expansão

A Jograf – Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos de Alagoas instala hoje uma sucursal da Tribuna Independente, do portal tribunahoje.com e da TV Rádio Web na cidade de São Miguel dos Milagres, litoral Norte de Alagoas. O evento será marcado por um coquetel, às 19 horas, no Restaurante Milagres do Porto.

Opinião

Do senador Renan Calheiros, em vídeo nas redes sociais: “O que lamentavelmente, tristemente caracteriza o país nesse momento é essa discussão infame, esse debate nojento, esse noticiário repetitivo se é legal ou não é legal o recibo de aluguel do apartamento vizinho ao apartamento em que mora o ex-presidente.”

 

*O governador Renan Filho e o secretário da Assistência Social, Fernando Pereira, assinam hoje, às 10 horas, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, convênio com sete prefeitos para construção de complexos nutricionais em Alagoas.

 

*Com apoio da Algás, o Sindicato da Indústria de Cerâmica de Alagoas promove hoje o V Seminário do Setor Cerâmico em Alagoas. Abertura às 8h30m, no auditório da Casa da Indústria. Tema: contribuição do setor para o desenvolvimento de Alagoas.

*Lançado em 2015 pela Algás, o projeto “Arte no Prato” lança hoje sua segunda coleção exclusiva e limitada de pratos de porcelana estampados com obras inéditas de artistas radicados em Alagoas. Na galeria de arte Galpão 422, no Jaraguá, às 19h30m. 

*A UniNassau/Unidade Maceió realiza hoje o 1º Simpósio Sobre Saúde Pública e Causa Animal. O evento acontece no auditório do campus Ponta Verde, a partir das 10 horas. Para participar basta fazer inscrição online e levar um quilo de ração para cão ou gato.

*Acontece hoje mais um “Chá de Memória”, a partir das 16 horas, no Arquivo Público de Alagoas, em Jaraguá. O tema é “Mitos e Ethos Alagoanos – É de vera ou de brincadeira?”, com a participação da historiadora e antropóloga Vera Lúcia Calheiros.

 

*O Complexo Cultural Teatro Deodoro está recebendo, somente até hoje, duas exposições ao mesmo tempo: “Angola – Viajando com os olhos”, do fotógrafo Ailton Cruz, e “Memórias – Narrativas em Preto e Branco”, do artista visual Siloé Amorim.

*O CSA só precisa empatar com o Fortaleza, sábado próximo, no Trapichão, para ser campeão brasileiro da Série C. Já o CRB, que luta para ficar na Série B, hoje pega o Náutico, 20h30m, no Trapichão, e precisa desesperadamente da vitória.

 

“O foro privilegiado é uma exceção não justificada no sistema republicano”

Edson Fachin

Ministro do Supremo Tribunal Federal