Flávio Gomes

14 de outubro de 2017

Questão de interpretação

A posição do STF, sobre a questão Aécio Neves, na avaliação de um esquerdista, Ricardo Cappelli: “Quem acha que a posição do STF, exigindo que afastamento de parlamentar de sua função tem que ser autorizada pelo Congresso foi errada, ou foi para proteger Aécio, não está entendendo nada, ou é tão demagogo e populista quanto o conteúdo da decisão anterior. O Supremo tomou esta posição por dois motivos. Primeiro porque o texto constitucional é claro, não se pode afastar de suas funções um parlamentar sem autorização do Congresso. Ao restabelecer a legalidade o STF teve a grandeza de reconhecer que errou quando aplicou a punição à Cunha sem autorização da Câmara. Segundo porque estava em suas mãos uma crise de grandes proporções. O Senado só recuou porque recebeu garantias de que não seria atropelado. Carmen Lúcia foi sábia, não apostou no confronto e sinalizou com a possibilidade de retomada de uma convivência civilizada e respeitosa entre os poderes. O Senado e seu Presidente saem mais fortes. O STF fez sua parte e ratificou a medida cautelar contra Aécio. Caberá ao Senado a decisão de manter ou não o senador mineiro afastado. Aécio errou? Que seja julgado dentro do devido processo legal, respeitada a presunção de inocência e o direito ao contraditório. Se ao final for condenado que seja preso. Não é isso que exigimos para Lula e outros da esquerda? Nada mais, nada menos, que o Estado Democrático de Direito…”

Acertos

Além do PDT do deputado federal Ronaldo Lessa, o PT do deputado federal Paulão está também acertado com Renan Filho. Dentre os espaços a serem ocupados pelos petistas no governo, visando 2018, Joaquim Brito deverá dirigir a Desenvolve, criada na gestão Téo Vilela e um dos órgãos importantes na área econômica.

SOS

O governo Renan Filho tem vivido, até agora, um verdadeiro “mar de rosas” na área econômica. Mas o cenário está mudando. O Refis anunciado para novembro, com ótimas oportunidades de pagamento de débitos para com o Estado, é uma medida extrema para conseguir recursos e reforçar o caixa, agora preocupante.

Cotação

Helder Lima, secretário do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, é um dos auxiliares mais estimados por Renan Filho. Nesta semana, durante evento no Palácio República dos Palmares, o governador foi taxativo em relação a ele: “É uma das pessoas que mais entendem de legislação tributária em Alagoas”.

VLT

Na próxima 6ª feira, 20 de outubro, será apresentada uma nova opção de transporte de passageiros em Maceió: o VLT ligando Jaraguá ao Centro. Mais uma ação política do senador Benedito de Lira, em parceria com o prefeito Rui Palmeira. O futuro trajeto do VLT será a ligação entre o Centro e o bairro de Mangabeiras.

Cobrança

O deputado Francisco Tenório cobra um posicionamento do Estado em relação à venda da Chesf e à degradação do Rio São Francisco e propõe um documento que reivindique providências: “Será enviado à presidência da República e ao Congresso Nacional, mostrando necessidade de preservação do Rio São Francisco”.

 

Vá entender…

O governo estadual e o Ministério Público conseguiram manter a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em estádios de futebol. O interessante é que drogas ilícitas, principalmente maconha, são consumidas abertamente nas arquibancadas do Trapichão, nosso principal estádio. Por que droga ilícita pode e bebida, não?

Sabedoria

Já dizia Nicolau Maquiavel: “Nada é mais difícil de executar, mais duvidoso de ter êxito ou mais perigoso de manejar do que dar início a uma nova ordem de coisas. O reformador tem inimigos em todos os que lucram com a velha ordem e apenas defensores tépidos nos que lucrariam com a nova ordem”.

 

*O Brasil está vivendo uma situação sui generis: o Judiciário legisla, o Legislativo julga e o Executivo não executa. Tudo de acordo com os interesses pessoais e corporativos de malfeitores travestidos de gestores, parlamentares e cidadãos togados.

* “Deu a louca na Branca” é o espetáculo programado para hoje, em Arapiraca, e amanhã em Maceió, numa apresentação bem diferente da Branca de Neve tradicional. Interpretação de Cacau  Protásio, bem informal. Contato:3235.5301.

O auditório da Unidade Barro Duro da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT) será sede, nos dias 20 e 21 de outubro, do 1ª Encontro de Pessoas Autistas de Alagoas. O encontro é uma realização da Associação Amor Perfeito Azul, de Arapiraca..

*A secretaria estadual da Educação abriu nova convocação para o Processo Seletivo Simplificado visando formar banco de dados de professores temporários. Interessados devem acessar o endereço www.sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/.

* Até o dia 31 de outubro a Prefeitura de Arapiraca estará disponibilizando, no seu site oficial, um cadastro socioeducativo para a comunidade surda do município. O objetivo é construir um banco de dados com informações sobre as pessoas com surdez.

*Encerra-se amanhã, no Maceió Shopping, a exposição “Alagoas Feita à Mão + Brasil Original”, promovida pelo Sebrae/Alagoas, pelo Projeto Brasil Original, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

*O CSA inicia hoje, em Fortaleza, o desafio de ser campeão brasileiro da Série C. Pelo retrospecto na temporada, o time tem chance de se dar bem contra o Fortaleza e chegar ao título no próximo final de semana, jogando no Trapichão, com apoio da sua torcida.

 

“Se o brasileiro soubesse tudo o que sei seria difícil dormir”

 

Cármen Lúcia

Presidente do Supremo Tribunal Federal