Edmilson Teixeira

4 de outubro de 2017

União dos Palmares

A cidade de União dos Palmares promoveu na última sexta-feira, a nona e última Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento  desta vez reuniu representações de governo e da sociedade dos municípios que integram a Região Serrana dos Quilombos.

 

Avanço

 

Com o tema “O Brasil na Década de Afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimentos e igualdade de direitos”, o objetivo da Conferência lá em União dos Palmares, foi o de discutir e avançar na construção de políticas públicas que atendam as demandas da população negra, quilombola, indígena, cigana e outras etnias, bem como, grupos afro-culturais e religiões de matrizes africanas.

 

Mapa

 

As conferências são realizadas pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos e pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), sempre em parceria com a prefeitura da cidade sede. A região Serrana dos Quilombos compreende 11 municípios: Além de União dos Palmares, fazem parte Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Capela, Flexeiras, Ibateguara, Joaquim Gomes, Murici, Santana do Mundaú e São José da Laje.

Penedo.

 

Criançada

Na próxima quarta-feira, véspera do feriado da Padroeira do Brasil e também Dia da Criança, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), vai até as comunidades; Alto do Tamanduá e Jorge, no município de Poço das Trincheiras. A presença do órgão consiste num trabalho junto a criançada, sobretudo da distribuição de presentes e ações de incentivo à educação ambiental.

 

Feira  

 

Por falar em Semarh, o órgão mais uma vez reuniu produtores dos assentamentos Dom Hélder Câmara, de Murici; Flor do Bosque, de Santana do Mundaú; e Aldeia Verde, de Maceió, para mais uma edição de sua Feira Orgânica. Foi durante a manhã desta terça-feira, na área externa da própria secretaria localizada às margens da Rodovia AL 101 Norte, em Jacarecica. A Feira Orgânica acontece sempre na primeira terça-feira de cada mês

 

Variedade

 

Para mais esta edição da Feira Orgânica, os produtores trouxeram melão, alface e chuchu. Acerola, banana, mamão e sapoti também foram colocados à disposição dos consumidores. Quem optou por inhame, macaxeira e ovos, também pode aproveitar a diversidade. Quem não pode comparecer nesta oportunidade, terá mais uma no próximo domingo, quando acontece mais uma edição da feira na Rua Fechada, no bairro da Ponta Verde, das 8h às 12h, em parceria com a Prefeitura de Maceió.

 

Gravidade

Membros da Diretoria Ampliada discutiram na segunda-feira, no auditório do Cosems, dentre outras pautas, os atrasos nos repasses por parte da Sesau dos programas de fortalecimento de Atenção Básica, considerando que ainda estão em aberto as competências de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, agosto e setembro deste ano do Prosáude

 

Arapiraca

 

Em homenagem ao Dia do Compositor Brasileiro, o projeto “Concertos Sesc Partituras” realiza neste sábado, em 13 cidades brasileiras, uma série especial apenas com obras de compositores vivos atuantes no século XXI. Em Arapiraca, o Sesc Alagoas apresenta a Camerata Acadêmica da Escola Técnica de Artes (ETA), com participação especial do saxofonista Kleber Dessoles. A apresentação acontece no Teatro Hermeto Pascoal às 17h, com entrada gratuita.

 

Roteiro

 

 

O evento tem como objetivo difundir a música clássica brasileira e incentivar o estudo de artistas brasileiros do gênero através da execução de obras disponíveis no site do projeto (www.sesc.com.br/sescpartituras). Durante a apresentação, os músicos irão tocar músicas de Simão Pedro, Rogério Borges e Tom K, que possuem forte apelo à cultura popular.

 

 

Treino

O uso racional da água e de tecnologias que promovem maior biosseguridade em projetos de aquicultura foi tema de treinamento promovido pela Codevasf no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, centro tecnológico e científico da Companhia localizado em Porto Real do Colégio (AL). Participaram  técnicos da empresa que atuam em Alagoas e em Sergipe, aquicultores e profissionais da área de aquicultura que atuam em municípios situados na área de atuação da Codevasf em Alagoas.

Foco

O treinamento apresentou aos participantes o cultivo de peixes e de camarão em sistemas de bioflocos, que se caracteriza, entre outros aspectos, pela redução na quantidade e nas trocas de água, e pela utilização de conceitos básicos de biosseguridade.

Artesanato

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) está com edital aberto para a seleção de oito artesãos ou entidades do Estado interessados em participar da 28ª Feira Nacional do Artesanato, que será realizada em Belo Horizonte, entre os dias 5 e 10 de dezembro. As inscrições terminam nesta quarta-feira.