Roberto Baia

4 de outubro de 2017

Arapiraca Rosa

A cor rosa tomou conta do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria). Palavras e frases como toque, luta, vitória, autoestima, cuide-se, ame-se e fé em Deus, estavam espalhadas e sinalizavam que pela nona vez o município de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, lançou programação especial em comemoração à Campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção do câncer de mama.

A Campanha, que visa alertar sobre a doença que é o câncer mais incidente em mulheres, a quinta causa de morte por câncer em geral e a mais frequente no público feminino, teve início nos Estados Unidos, mas foi Arapiraca a primeira cidade de Alagoas a trabalhar o assunto.

“É um mês de alerta: as mulheres precisam se cuida e se amar. O serviço público de Arapiraca está vestido de rosa, a prevenção é a melhor solução e a Campanha é a luta pela vida e pela força da mulher arapiraquense”, disse a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes.

 

Arapiraca Rosa II

A coordenadora de Saúde da Mulher no município e enfermeira, Maria Luisa Bezerra Oliveira, explicou que este ano além de aumentar o número de mamografias realizadas, a Campanha vai abordar um assunto muito importante, que é o auto cuidado das mamas. “É a mulher avaliar a mama diariamente, não só uma vez por mês, é ela se tocar para perceber se tem algo diferente e detectar assim uma possível anormalidade”, explicou.

 

PSS da Educação

A Prefeitura de Arapiraca já realizou diversas chamadas para o Processo Seletivo da Educação. Até o momento, o número total de vagas do certame ainda não foi preenchido. O motivo é a falta de frequência dos candidatos às convocações realizadas. Sendo assim, a prefeitura realizou, nesta segunda-feira, uma nova chamada para preencher essas vagas.

 

Os novos nomes são de pessoas subsequentes na lista de aprovação, que devem comparecer na sede da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, no Centro Administrativo, para conferência dos documentos, assinatura do contrato e lotação imediata.

 

Brincando no Parque

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, em parceria com o Sindicato dos Lojistas de Palmeira, Sesc, Senac e Mirach Studio, realiza, neste domingo, a partir das 16h, na Praça do Skate, o projeto Brincando no Parque. O evento contará com ações recreativas, culturais e de desporto, além de muitas brincadeiras. Serão várias atrações para animar a garotada, em comemoração antecipada ao Dia da Criança. E o melhor: tudo de graça.

 

Leis aprovadas

O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, sancionou dois importantes projetos de lei, aprovados pela Câmara de Vereadores, em sessão extraordinária, de autoria do Executivo Municipal. A primeira lei trata da atualização do Código Tributário do município, referente ao Imposto Sobre Serviços (ISS) dos cartões de débito e crédito.

Isso possibilita que a cobrança do Imposto seja feita no município do domicílio dos clientes dos cartões, e não mais no município-sede do estabelecimento que presta esses serviços. A segunda lei concede 5% de reajuste salarial doas professores da rede pública municipal, com efeito retroativo a maio.

 

Pedrosa solto pelo TJ

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas decidiu, nesta terça-feira, revogar a prisão preventiva do prefeito de Maribondo, Leopoldo Pedrosa, e aplicar medidas alternativas. Pedrosa é acusado de lesão corporal e ameaça e será monitorado por tornozeleira eletrônica.

As vítimas que denunciaram terem sido agredidas terão um botão do pânico para evitar que o acusado se aproxime. O prefeito ainda está impedido de portar armas.

 

Os desembargadores não discutiram se haverá impedimento de Pedrosa retomar ao cargo de prefeito.

 

Em Santa Luzia

O prefeito interino de Santa Luzia do Norte, José Alberto Hermenegildo da Silva, baixou uma portaria proibindo o ingresso de pessoas vestidas “com trajes incompatíveis com o decoro e a dignidade pública” nas dependências da prefeitura, das secretarias municipais e demais órgãos públicos do Município.

No caso das mulheres, bermudas, shorts e saias são permitidos, desde que cubram no mínimo 2/3 das pernas.

Será barrada a entrada de homens trajando camisetas regatas, shorts e bermudas.

 

Amamentação em concurso

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou proposta que assegura às mães o direito de amamentarem os filhos de até seis meses de idade durante a realização de concursos públicos federais.

Pelo texto, a mãe indicará um acompanhante responsável pela guarda do lactente no período das provas. Esse acompanhante, que deverá chegar ao local até o horário estabelecido para o fechamento dos portões, ficará com a criança em local próximo, reservado à amamentação.

 

Preso em Arapiraca

O jovem identificado Luiz Porcino de Lima, 22, foi preso nesta terça-feira,  em Arapiraca, suspeito de tentativa de homicídio contra um agente penitenciário.

Porcino é apontado como autor do crime praticado na zona rural do município. Depois de supostamente atentar contra a vida do agente penitenciário, com arma de fogo, ele foi detido por populares no sítio Bom Nome e posteriormente entregue à Polícia Militar.

O jovem foi encaminhado pela PM para a 53ª Delegacia de Polícia Civil de Arapiraca, onde os procedimentos estão sendo realizados.

 

Psicopata nos EUA

O americano Stephen Paddock disparou tantos tiros de seu quarto de hotel que a leve fumaça que costuma subir após o uso de uma arma de fogo foi tão intensa que disparou o alarme de incêndio — o que teria sido o estopim para que o atirador tirasse a própria vida.

Segundo a imprensa dos EUA, o homem que matou 59 pessoas e deixou pelo menos 527 feridos em Las Vegas, na noite de domingo, tinha mais de 20 armas em seu quarto — algumas delas automáticas, com cartuchos de munição capazes de armazenar dezenas, ou até centenas de balas de uma só vez.

 

 

Presos em Campo Alegre

Quatro idosos foram presos na manhã desta terça-feira, em Campo Alegre, durante uma operação da Polícia Civil. Eles são suspeitos de pedofilia contra duas menores de 13 e 12 anos.

A polícia informou que as crianças eram chamadas para realizar serviços domésticos e, assim, facilitar o acesso às menores para cometer o crime.

Segundo o chefe de delegacia da cidade, Mariano Sobrinho, os suspeitos foram autuados por estupro de vulnerável. Os idosos são J.M.S, de 85 anos, A.F.F, de 79 anos, J.P.S, de 76 anos, e J.B.F, de 61 anos.

Mariano informou que outro suspeito também teria participação no crime, um idoso de 81 anos, que faleceu há aproximadamente três meses.

Já foram ouvidas pela polícia, assim como familiares e os suspeitos.

 

 

 

Árbitro Fifa para CSA

O árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva (FIFA-PA) apitará o confronto decisivo entre CSA e São Bento, neste sábado, no Estádio Rei Pelé, pelo segundo jogo da semifinal da Série C do Campeonato Brasileiro (PA).Hélcio Araújo Neves (CBF-e José Ricardo Guimarães Coimbra (CBF-PA) serão os auxiliares.

Dênis da Silva Ribeiro Serafim (CBF-AL) e Charles Herbert Cavalcante Ferreira (CBF-AL) ficarão como quarto árbitro e analista de campo, respectivamente.

 

— A ex-senadora e ex-vereadora de Maceió, Heloisa Helena, da Rede, irá entrar na disputa à Câmara Federal em 2018.

 

— Para isso, terá que obter mais de 150 mil votos (o mínimo necessário para que um partido ou coligação obtenha para eleger um deputado federal).

 

— O ministro da Educação, José Mendonça Filho, disse que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será o “mais seguro da história”.

 

— A prova está marcada para os dias 5 e 12 de novembro.