Flávio Gomes

3 de outubro de 2017

Os militares e a crise

Daniel Buarque, no site UOL: “A incursão do Exército contra a escalada da violência na Rocinha, no Rio de Janeiro, os debates sobre o risco de uma intervenção militar na política brasileira e, mais cedo, o encerramento da ação de paz no Haiti (Minustah) colocaram as Forças Armadas em grande evidência no Brasil nas últimas semanas. Para o pesquisador alemão Christoph Harig, a atenção dada a questões envolvendo militares no Brasil está em parte relacionada à crescente dependência que governo federal  desenvolveu em relação às Forças Armadas para a segurança pública, e cria uma situação difícil para a política nacional… Ainda assim, explicou, a forma como as autoridades militares e governamentais estão tratando o tema colocou em evidência alguns problemas nas relações civis-militares do Brasil. Um dos problemas, diz, é uma visão ‘paternalista’ dessas Forças Armadas, que têm uma autopercepção de se verem como ‘salvação do país’ e garantidoras da pátria. ‘De acordo com este ponto de vista, tudo o que os militares fizeram foi em benefício do país, e os casos de tortura e abuso eram apenas um mal necessário. Esta perspectiva continua a ser perigosa, pois implica que as Forças Armadas estão acima da lei’, disse.”

Turismo e cultura

Diretor da Confederação Nacional dos Municípios, Fernando Sérgio Lira, prefeito de Maragogi, recebe colegas de todo o Brasil, desde ontem, como anfitrião do projeto “Diálogo Municipalista” promovido pela CNM. O tema é “Turismo e Cultura: Ações para o Desenvolvimento”. O encontro acontece no Hotel Salinas.

Compromisso

Ao participar do evento da CNM o governador Renan Filho anunciou a recuperação, até o final do ano, da AL-101 Norte, de São Luís do Quitunde a Maragogi, investimento de R$ 35 milhões. E prometeu mais: “Vamos fazer os acessos de Campestre e melhorar as estradas de Jacuípe e Jundiá, que ligam a região à BR-101”.

“Pito”

“Época”: “O Ministério Público Federal em Alagoas enviou ao governo de Renan Filho (PMDB) recomendação para que a Secretaria de Segurança Pública deixe de fazer interceptações telefônicas. De acordo com o documento, policiais militares estão operando as escutas ilegalmente, uma vez que isso é atribuição da Polícia Civil.”

Ligações

Site “O Antagonista”: “Numa das conversas obtidas pela Veja, Joesley Batista diz que mantinha Renan Calheiros informado sobre seu acordo com a PGR. Isso explica muita coisa. Renan Calheiros sempre foi o principal adversário de Michel Temer. Ele sempre foi também o maior aliado de Lula dentro do PMDB.”

Preocupação

O deputado federal Paulão (PT) apela à União por apoio à Ufal e ao Ifal, ambos em crise financeira: “Sem investimentos no ensino superior a situação das instituições será de calamidade e o desenvolvimento educação, científico e tecnológico de milhares de jovens matriculados em cada faculdade estará comprometido”.

Pujança

No 2o semestre de 2016 e no 1o semestre de 2017, somados, as agências de viagem movimentaram R$ 47 bilhões no Brasil, disse Carlos Palmeira, presidente da Abav/AL, em entrevista ao programa “Conjuntura”, da TV Mar. Indicativo da força do turismo: pelo evento anual da Abav, semana passada, passaram 24 mil pessoas.

 

Ameaça

Cláudio Humberto Rosa e Silva: “A avaliação de dirigentes do PT, mantida em caráter reservado, é que a pá de cal na candidatura de Lula a presidente, em 2018, atende pelo nome de Antônio Palocci. Se apenas um depoimento como testemunha e uma carta de três páginas e meia feriram de morte as chances do ex-presidente, a delação premiada do ex-ministro, em curso, promete ser ainda mais devastadora.”  

 

*Do site jurídico “Migalhas”: “No affaire Senado x STF, uma coisa ficou clara. Cármen Lúcia em defesa do Judiciário é pior que Muralha, goleiro do Flamengo, na defesa dos pênaltis. Para ser ruim ainda tem que melhorar muito.”

*A partir de hoje, e até 6ª feira, 6, o trânsito será modificado no Centro, vários pontos, para trabalhos da CBTU na Rua Buarque de Macedo. Desta vez, uma boa providência em favor dos condutores de veículos: os serviços serão à noite, entre 19 e 23 horas.

*Trabalhadores do setor elétrico promovem hoje o “Dia de Luta pela Soberania Nacional”. Em Alagoas o ato ocorre na sede da Eletrobras Distribuição Alagoas, na Avenida Fernandes Lima, com concentração a partir das 7 horas da manhã.

*Mais uma edição da Feira Orgânica na Semarh acontece hoje, das 8 às 12 horas, na área externa em frente à Delegacia Geral de Polícia Civil, em Jacarecica. A feira vai contar com produtos de assentamentos que cultivam alimentos sem agrotóxico.

*Tem início hoje, e segue até 31 de outubro, no Teatro Deodoro e Teatro de Arena, o 21º Festival Estudantil de Teatro de Alagoas. Uma iniciativa do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões, com apoio da Prefeitura de Maceió.

* Estão abertas, somente até hoje, as inscrições para o curso “Diálogos entre a fotografia e o cinema”, na Unidade Sesc Ler Palmeira dos Índios. Interessados devem ter idade superior a 15 anos. Inscrições através do e-mail cdra@sescalagoas.com.br.

*Ao ganhar por 1×0 do São Bento, em Sorocaba, o CSA ficou com vantagem do empate para o jogo de volta, no próximo sábado, às 19h30m, no Trapichão. Se passar pelo São Bento, o CSA, já garantido na Série B, estará na final do Brasileiro da Série C.

 

“A operação Lava Jato em Curitiba está, possivelmente, chegando ao fim”

 Sérgio Moro

 Juiz federal responsável pela operação