Roberto Baia

30 de setembro de 2017

Novidades nas eleições

 A um ano das eleições de 2018, muitos são os nomes que surgem no cenário eleitoral de Alagoas e, especialmente, na região do Agreste. O filho do prefeito de Arapiraca (Rogerio Teófilo), o advogado Moacir Teófilo Neto, já confirmou que será candidato a deputado estadual nas eleições do próximo ano.

Ele participou ativamente das últimas eleições recentes do pai. Na disputa para prefeito, em 2012; para deputado federal, em 2014 e também para prefeito, no ano passado, quando venceu o deputado estadual Ricardo Nezinho, apoiado não apenas pelo senador Renan Calheiros, como pelo governador Renan Filho e o então prefeito, Luciano Barbosa.

 

Reajuste tarifário 1                                           

Entrou em vigor esta semana o reajuste anual médio de 21,6% para a tarifa de energia elétrica, homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para os clientes da Eletrobrás Distribuição Alagoas. Para consumidores residenciais e unidades ligadas em baixa tensão, o índice de reajuste terá um impacto de 20,76%.

As faturas de energia elétrica são compostas por vários itens, como tributos, encargos setoriais, compra e transmissão de energia. A parte que corresponde aos serviços de distribuição da Eletrobrás são apenas uma fração do valor da tarifa.

Reajuste tarifário 2

Parte da remuneração da Distribuidora contribui para investimentos que vem sendo realizados no sistema elétrico de Alagoas, como a extensão e reforma de centenas de quilômetros de redes de distribuição e a automação do sistema, visando à melhoria dos padrões de qualidade do serviço e à expansão da oferta.

 

Novo desfibrilador na Laje

A Secretaria de Saúde de São José da Laje comprou um desfibrilador para pacientes com arritmia e parada cardíaca. Portátil e funcional, a compra foi realizada com recursos do município, com um investimento aproximado de R$ 7 mil.

Desfibrilador Cardíaco é um aparelho que produz um choque elétrico no coração e serve para tentar evitar a morte do indivíduo com uma parada cardíaca.

 

CRB contra a crise

Para se afastar da má fase, o CRB volta a campo, na noite desta sexta-feira, para mais um desafio pela Série B do Brasileirão. Desta vez ,contra o Londrina-PR, no Estádio do Café, pela 27ª rodada da competição nacional. Após quatro derrotas consecutivas – para Oeste, Brasil de Pelotas, Criciúma e Vila Nova apenas uma vitória basta para o treinador Flávio Boaventura.

 

Corrida Solidária

Em comemoração à campanha Maceió Rosa, a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, realiza dia 20, na orla da Pajuçara, a III Corrida Solidária Maceió Rosa. O evento objetiva despertar a importância da prevenção do câncer de mama.

O circuito terá um percurso de cinco quilômetros de corrida ou caminhada, partindo da Praça Multieventos, em direção ao Jaraguá com retorno na Praça Marcilio Dias.

As inscrições custam 35 reais, que serão revertidos a instituições de caridade.

 

Fiscalização eletrônica

A Organização Mundial de Saúde está incentivando o uso de fiscalização eletrônica em ruas e avenidas como estratégia para redução de acidentes e mortes no trânsito. Em Maceió, os radares já reduziram em 53% o número de acidentes.

Um estudo intitulado de “Gestão da Velocidade: Um Manual de Segurança Viária para Gestores e Profissionais da Área recomenda, desde 2008, o uso de dispositivos eletrônicos para aumentar a segurança nas vias e reduzir o número de acidentes.

O estudo diz ainda que, além da instalação dos equipamentos, é indispensável que as penalidades aos motoristas infratores originadas nos radares eletrônicos sejam aplicadas de modo correto e rigoroso, com multas, soma de pontos na Carteira de Habilitação e até retenção da Carteira em casos de reincidência ou abuso dos condutores que não respeitam os limites de velocidade.

 

CR7, o bala

Cristiano Ronaldo foi eleito jogador da rodada da Liga dos Campeões, depois de ter marcado dois gols na vitória do Real Madrid por 3 a 1 diante do Borussia Dortmund. O craque superou o brasileiro Neymar, do Paris Saint-Germain, o inglês Harry Kane, do Tottenham, Lukaku, do Manchester United, e Iniesta, do Barcelona, na votação popular feita pelo site da Uefa.

O camisa 7 conseguiu 35% dos votos. Neymar ficou com 27%, Kane 16%, Lukaku 13% e Iniesta 4% para fechar o top 5. Aboubakar, do Porto (3%), Higuaín, do Juventus, e Kevin de Bruyne, do Manchester City, ambos com 1% dos votos.

 

 Temer em São Paulo

O presidente Michel Temer está em São Paulo, onde foi fazer uma nova rodada de conversas com os principais conselheiros a respeito da segunda denúncia que será analisada na Câmara dos Deputados.

Na sexta-feira passada, Temer foi à capital paulista para oficializar a troca de seu advogado: saiu Antonio Claudio Mariz e entrou Eduardo Carnelós.

Mariz, no entanto, segue como um dos principais conselheiros do presidente. Temer quer conversar com o advogado, de quem é amigo, nesta sexta-feira.

Mariz deixou a causa alegando conflito de interesse por ter atuado na defesa do doleiro Lúcio Funaro.

 

Ensino religioso e o STF

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em garantir o ensino religioso confessional nas escolas públicas tem sido motivo de debate e muita polêmica. Especialistas se dizem contrários à determinação. Para a Secretaria de Estado da Educação, a medida não altera o que vem sendo praticado em Alagoas.

A secretária de assuntos educacionais do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Edna Lopes, defende que o ensino religioso nas escolas deve ser trabalhado pela perspectiva cultural.

 

 

… Baseado no Código de Postura, Lei nº 2.180/2000, no Alvará de Licença e Autorização, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (SEDUO), convoca os proprietários de quiosques para realizar o recadastramento no período de 2 a 31 de outubro, na sede da secretária, no Centro Administrativo, no bairro Santa Edwiges.

 

… De acordo com a assistente social Lidiane Paes, mediadora de conflitos da SEDUO, o recadastramento é importante porque os comerciantes têm os dados atualizados e ficam em dia com a documentação com a Prefeitura de Arapiraca.

 

… “É muito importantes que todos compareçam nesse período para fazer o recadastramento e mantenham a permissão para continuar a comercializara seus produtos, devidamente em seus pontos de comercialização”, afirmou Lidiane Paes.