Flávio Gomes

29 de setembro de 2017

Saindo do fundo do poço

Roberto Freire, deputado federal (SP) e presidente nacional do PPS: “… Tenho reafirmado a importância da união de todas as forças do campo democrático para que as conquistas alcançadas nos últimos meses, sobretudo no cenário econômico, não sejam desperdiçadas por uma disjuntiva deletéria para o Brasil entre os extremos do espectro político. Temos de apresentar ao país uma candidatura virtuosa que unifique o centro democrático e se apresente como real alternativa à polarização entre uma esquerda atrasada e reacionária, que apoia abertamente a ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela, e uma extrema-direita igualmente populista e de viés claramente fascista, que defende a ditadura militar instalada por mais de 20 anos no Brasil e, inclusive, as torturas por ela praticadas naquele período de triste memória. Depois de sairmos do buraco em que os governos de Lula e Dilma nos meteram, é fundamental prosseguirmos neste caminho de retomada, com a diminuição da inflação, o aumento do poder de compra dos brasileiros, a diminuição da taxa de juros, o crescimento do PIB e a geração de empregos que tanto se espera. Para tanto, temos de aprovar as reformas necessárias ao país, concluir a transição até 2018 e iniciar um novo ciclo de desenvolvimento a partir de um governo eleito e respaldado pela maioria da população. A crise é grave, mas está ficando para trás. É hora de avançar.”

Sonho

Informação de experiente conhecedor dos bastidores da política alagoana: a chapa dos sonhos do Palácio República dos Palmares para o próximo ano é Renan Filho candidato à reeleição, com Marx Beltrão de vice e, para as duas vagas ao Senado, Renan Calheiros e Téo Vilela, que tentaria voltar ao cargo que ocupou três vezes.

Pesadelo

A mesma fonte complementa a informação: se isso for viabilizado, o PSDB de Téo Vilela racha ao meio. Dois dos expoentes do partido – prefeito Rui Palmeira e deputado estadual Rodrigo Cunha – não querem nem ouvir falar de aproximação com os Renans Calheiros. E buscariam imediatamente outras legendas.

No mesmo

O afastamento político do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho do presidente Michel Temer não atrapalhou, até agora, os repasses da União para obras em Alagoas. Foi o que disse o secretário estadual da Infraestrutura, Humberto Carvalho, em entrevista ao programa “Conjuntura”, da TV Mar.

Dádiva

Para um evento no Semi-Árido, foi uma dádiva a chuva na abertura da 35° edição da Expo Bacia Leiteira, anteontem, em Batalha. Para o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, “a Expo Bacia Leiteira é fundamental para a economia da região”. O governador Renan Filho irá reinaugurar amanhã o Parque Mair Amaral.

 

Novidade

Um juiz de Goiás deferiu pedido de um advogado que pretende concorrer à eleição de 2018 sem se filiar a partido político. A questão está em tramitação no STF. Para o desembargador José Carlos Malta Marques, presidente do TRE/AL, na prática o pedido não se viabiliza, pois não haveria como definir o quociente eleitoral.

Agenda

Prosseguem hoje as comemorações do Dia do Procurador do Estado de Alagoas. Às 10 horas, no auditório da APE/AL, os professores Douglas Apratto e Cícero Péricles irão falar sobre o bicentenário da emancipação política de Alagoas. Logo após haverá happy hour para os procuradores, festejando também o Dia do Idoso.

Opinião

Kennedy Alencar, em seu blog: “O PSDB paga o preço de não ter afastado Aécio em definitivo da presidência da legenda. O comando está interinamente nas mãos do senador Tasso Jereissati. Os tucanos são rápidos ao apontar a corrupção alheia, mas agem de modo leniente quando se trata de punir um correligionário.”

 

*O governador Renan Filho e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, entregam hoje a escultura Sereia, reprodução da peça do mestre artesão Zezinho. Às 10 horas, na Avenida Dr. Antônio Gouveia, em frente à Academia Top.

*A oitava edição da Bienal Internacional do Livro, um dos eventos literários mais importantes do Brasil, ocorre de hoje a 8 de outubro, no Centro de Convenções de Maceió. A programação contempla os públicos infantil, jovem e adulto. Acesso grátis.

*Os primeiros títulos de propriedade do Moradia Legal III, programa de regularização fundiária do Poder Judiciário de Alagoas, serão entregues em Maragogi, hoje, 10 horas. A previsão é que sejam distribuídos 370 títulos para famílias de baixa renda.

*União dos Palmares recebe hoje a última Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial, reunindo representações de governo e da sociedade dos municípios da Região Serrana dos Quilombos. Das 8 às 17 horas, no auditório da prefeitura.

*A Escola Técnica de Artes da Ufal promove, hoje e amanhã, a 2ª Mostra de Dança Tribal, com coordenação da professora Ana Clara Oliveira. Entre as convidadas estão Joline Andrade [Tribal Fusion], da Bahia, e Kilma Farias [Tribal Brasil], da Paraíba.

 

*O Centro de Belas Artes de Alagoas, da secretaria estadual da Cultura, recebe, somente até hoje, inscrições para preenchimento de vagas no curso de Informática Básica. As matrículas devem ser feitas pessoalmente, das 9 às 16 horas, no Cenarte.

*O que acontece com o CRB, que vinha mal, melhorou muito com a mudança de técnico, voltou a cair, trocou de treinador e continua em queda livre rumo à zona de rebaixamento da Série B? Hoje, às 20h30m, o time pega o Londrina, no Paraná.

 

“A força está na serenidade do ânimo e no equilíbrio dos sentimentos”

Rui Barbosa

Jurista brasileiro