Edmilson Teixeira

29 de setembro de 2017

Murici, investindo na criançada!

murici investindo na criancada 600x300 c - Murici, investindo na criançada!

A quarta-feira desta semana em Murici ficou marcante na história, pelo fato da cidade ter sido contemplada pelo governo do Estado, com a inauguração de uma Creche em Tempo Integral, pronta para agregar mais de 200 criancinhas. O órgão é dotado de uma arquitetura aconchegante, sobretudo  com um espaço amplo de 15 salas. São  seis salas de aulas, seis espaços lúdicos para atendimento e atividades, dois refeitórios e um auditório. A ação faz parte do “Programa da Primeira Infância”, cuja cidade de Murici é tida como a pioneira na implantação desse projeto. Por sinal foi definida até como “Cidade Piloto” desse trabalho social que vem se expandindo por diversas cidades alagoanas. “As ações do Programa Primeira Infância continuam em mais áreas da  nossa gestão, como na Saúde e na Assistência Social”, disse o prefeito Olavo Neto (PMDB).

 

 Atendimento

 A primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros que é coordenadora estadual do Programa da Primeira Infância se fez presente.  “As crianças entram  às 07h50 e largam às 15h50,  durante este período elas têm direito a quatro refeições (três principais e um lanche), além de participarem de atividades como: projetos de música, espaço literário, atividades físicas para trabalhar a coordenação motora, handebol, capoeira, espaços para contação de histórias, de ateliê e uma sala de brinquedos e jogos” disse Renata Calheiros.

 

Maribondo

Ontem dia 28, fez três meses que o prefeito de Maribondo, Leopoldo Pedrosa entrou no xadrez,  por ter agredido violentamente a esposa, Emanuella  como também a  mãe dela. A cena de violência ganhou destaque nacional, sobretudo por meio dos movimentos femininos, que depois de implantado a Lei Maria da Penha, ganharam força de lutar por seus direitos. O julgamento de Pedrosa está previsto para a próxima terça-feira, conforme agendamento do TJ/AL. Aliás, o julgamento está em pleno andamento, depois de duas sessões realizadas e uma adiada.  

 

Maragogi

 

Achando pouco a farra de tanto feriado aqui no Brasil, o  prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, achou por bem criar mais um. Trata-se do Dia Municipal do Evangélico, que exoticamente emplacará a partir do dia 31 do mês que vem. Na realidade, conforme o gestor publicou depois de sancionar a Lei, que essa data passa a ser facultativa para os servidores do município. Trocando em miúdos, quem é que vai trabalhar nesse dia? A certeza é que haverá muita profanação; ou seja, muita gente vai encher a cara de “mé”, menos os crentes; é claro!

 

Canapi

 

É na contra mão da crise econômica que a administração pública de Canapi/AL, vem tocando ações de qualidade para a população, contrariando de certa forma, a situação vivenciada por muitas Prefeituras do Brasil, sobretudo de Alagoas, que se limitaram apenas, manter a folha de pagamentos dos servidores e agir em alguns serviços básicos. Pois bem, é do alto Sertão que vem o nome de Canapi, um município que tem investido em alternativas inovadoras, a fim de suprir as demandas sociais de seu povo, num gesto de cidadania que tem resultado numa referência de trabalho público no Estado.

 

Canapi II

 

 Lá, em Canapi, os serviços na Educação, Saúde, Agricultura, entre outros setores, vivenciam novos tempos; até porque a administração passada foi tão desastrosa e cheia de “maracutaia”, que veio culminar em seu final, na prisão  do então prefeito Celso Luiz,  que até hoje se encontra por trás das grades.  

 

Diagnóstico

 

 “Esse início do nosso governo, tem sido basicamente na busca de alcançar metas que possam nos trilhar no caminho do desenvolvimento; visto que ainda estamos atravessando um período de arrumação da casa, mediante a uma crise econômica sem igual, cuja administração aos poucos vem melhorando consideravelmente”, comentou o prefeito Vinícius Lima. Durante a cerimônia de entrega de equipamentos essenciais para o setor de Saúde, que vão favorecer a precisão de diagnóstico por parte dos profissionais que poderão prescrever os medicamentos acertadamente, diminuindo o sofrimento dos pacientes.

 

 

Penedo

A Prefeitura não mediu esforços, a fim de adquirir com recursos próprios, duas ambulâncias zeradas. A solenidade de entrega foi ontem em praça pública, comandada pelo  prefeito Marcius Beltrão (PDT) e o secretário de Saúde, Pedro Madeiro. Os veículos  vão suprir a demanda de transferência de pacientes para hospitais de referência. Marcius aproveitou o momento para rebater críticas, dos que não visualizam o crescimento de Penedo, diante das dificuldades que enfrentam vários municípios de todo o Brasil.  

Habilidade

 “Penedo vive um momento adverso ao que outras cidades enfrentam. Estamos reformando e construindo Postos de Saúde. A UPA não para de receber investimentos. Já estamos com 14 PSF’s funcionando com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Só com essa demanda estão sendo empregados mais R$ 400 mil. Vários investimentos dentro da Saúde. Hoje entregamos duas ambulâncias e vamos adquirir mais. Com gestão e bom uso dos recursos, tudo só tende a crescer”, garantiu o secretário. 

Arapiraca

Nesta sexta-feira um grupo de técnicos da Emater participa, no auditório do CDL, em Arapiraca, de uma capacitação para a implantação em Alagoas do plano de trabalho do Projeto Dom Hélder Câmara, nos municípios do Alto e Médio Sertão e da Bacia Leiteira. A proposta é promover a inclusão produtiva e social das famílias de pequenos agricultores familiares, contribuindo assim para o enfrentamento das condições de pobreza no Semiárido alagoano e na melhoria da qualidade de vida dessas famílias.

Dimensão

Como informa o diretor-presidente da Emater, Elizeu Rego, o público beneficiário da ação de assistência técnica e extensão rural, dentro do projeto Dom Hélder Câmara, será de 1.974 famílias no Alto e Médio Sertão, e ainda da Bacia Leiteira. “Com essas ações, as famílias inseridas no projeto possam alcançar melhores condições de vida, fortalecendo ainda a agricultura familiar em Alagoas”, reconhece Elizeu.