Edmilson Teixeira

26 de setembro de 2017

Joaquim Gomes

Nessa crise sem igual, a Prefeitura de Joaquim Gomes, tem feito todo um esforço, a fim de manter pelo menos o pagamento dos servidores. Na Saúde, por exemplo, o prefeito Adriano Barros disse que assegura uma verba de 900 mil reais por mês, para manter o Hospital e oito Programas da Família (PSF). Cita também outras despesas para medicação e alimentação de pacientes internados. A máquina administrativa conta com cerca de 500 pessoas atuando em cargos comissionados. O prefeito afirma que todos são úteis, tanto que mesmo nessa fase crítica, não pensa em dispensar ninguém; como é o caso, por exemplo, de muitos prefeitos alagoanos, que hoje estão mantendo somente os efetivados. 


Rango estudantil

Disse o prefeito, que a Prefeitura de Joaquim Gomes é quem assegura 100% a compra da merenda escolar para atender as 27 unidades de ensino do município. “A verba federal que vinha para essa finalidade, está há anos sem ser repassada, por falta de prestação de contas;  situação causada por gestores passados, onde hoje temos a obrigação de retirar dinheiro municipal para atender a esse problema” disse, dando conta de que cerca de 4.800 alunos  estão matriculados.    


Cacimbinhas

Prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley desponta como uma grande liderança política em Alagoas. Quando vereador por seu município chegou a comandar a UVEAL por vários mandatos; e logo que assumiu o cargo de prefeito este ano, botou na cabeça que queria ser presidente da AMA. Não deu outra; depois de muita costurada chegou a ser  eleito por aclamação. Há oito dias, Hugo comandou a festa de emancipação política de Cacimbinhas, oportunidade em que recebeu o governador Renan Filho e  comitiva, além de mais de 40 prefeitos.   


Senador Rui Palmeira  

Prefeita Jeane Moura não poupou tempo, a fim de se engravidar logo após seu recém- casamento. É que a jovem gestora está com cerca de quatro meses de barriga elevada; e que já sabe que o sexo da criança é masculino. O pai de Jeane, Siloé Moura, que foi prefeito por Senador durante dois mandatos seguidos, se recupera de uma cirurgia de próstata.


Coruripe

Está previsto para a manhã desta terça-feira, o julgamento do deputado estadual João Beltrão, o famoso homem de Coruripe, pai do ministro do Turismo, Marx Beltrão. O parlamentar é acusado de autoria intelectual do assassinato do cabo José Gonçalves da Silva Filho, que aconteceu em maio de 1996. Beltrão enfrenta sérios problemas de saúde, tanto que está afastado de suas funções. O suplente Léo Loureiro é quem está  ocupando a vaga de deputado titular.  

 

 

Pão de Açúcar


Ontem, a Prefeitura  lançou oficialmente  o documentário “Pão de Açúcar, 163 Anos de Emancipação Política”. Com cerca de 20 minutos, o filme conta a história da cidade, desde o surgimento dos primeiros habitantes, os índios Urumaris, até os dias de hoje, dando ênfase à vida humilde de seus moradores. 

Conteúdo 

O documentário, cuja produção contou com a colaboração de moradores, contém fotos antigas e imagens em vídeos, é narrado e contado por pessoas que nasceram e cresceram na cidade e deixaram seu registro na memória do todos, com depoimentos de moradores que representam todo o município.  


Lúdico 

Segundo o prefeito, Flávio Almeida, o objetivo desse trabalho, além de divulgar o município, é cultural e pedagógico; pois todas as escolas receberão o material para apresentar durante as aulas ou eventos com os estudantes, dando uma forma interessante a parte da história da cidade, que precisa ser sempre lembrada.

Prefeito Empreendedor

Na manhã de ontem, por meio do Sebrae/AL,  foi lançada na sede da AMA, a  X edição do “Prêmio Prefeito Empreendedor”. O Prêmio criado desde 2001, visa  reconhecer as ações desenvolvidas por prefeitos que tenham implementado projetos de estímulo e desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

Argumento

Para o presidente da AMA, Hugo Wanderley, o lançamento do Prêmio no momento de crise é um estímulo e uma alternativa aos prefeitos. “A máquina da Prefeitura não aguenta sustentar tantas pessoas empregadas, então nós temos que, por meio do empreendedorismo, gerar emprego e renda nos municípios, ainda mais num momento de crise como esse”, afirmou Wanderley.

 

Renovado

 

“Daremos nesta 10ª edição uma contribuição do Prêmio para as estratégias de municipalização das políticas de desenvolvimento, face à renovação de 73% dos prefeitos em início de mandato e a grave crise fiscal, que repercute nas administrações municipais”, afirmou Marcos Vieira, superintendente do Sebrae/AL, ao defender também uma divisão mais justa entre os entes federados e um país mais municipalista.

 

 

Eleição parlamentar

Durante a manhã do último sábado, a vereadora por Maceió, Tereza Nelma (PSDB), se fez presente à eleição da nova diretoria da União dos Vereadores do Estado de Alagoas- UVEAL, ocorrida na sede do órgão, no bairro do Farol-Maceió, quando consolidou o nome de Fabiano Leão (PSDB de Arapiraca) como presidente. Mesmo com disputa em chapa única, da qual faz parte como secretária-geral, a parlamentar quis acompanhar de perto a chegada dos demais colegas vereadores, que vieram de todos os municípios alagoanos.

 

Time

 

A disputa eleitoral, que já se prolongava por certo tempo, tomou um novo rumo quando as chapas concorrentes resolveram unir forças, surgindo assim a “Unidos pela Uveal”, que além de Tereza Nelma, conta com o presidente Fabiano Leão (PSDB de Arapiraca), o vice-presidente Alando Lima (PROS- Igreja Nova), o 2º vice-presidente Tayrone dos Santos (PSDB-Pilar) e o tesoureiro geral José Edson dos Santos (PMDB-Coruripe), para o biênio 2017-2018.