Roberto Baia

23 de setembro de 2017

Cidade digital

cidade digital 600x300 c - Cidade digital

O deputado federal Ronaldo Lessa anunciou ontem (22) que Palmeira dos Índios será a primeira cidade alagoana, e a segunda do Nordeste, a ser implantado o projeto Cidade Digital. O Cidade Digital é a interconexão de órgãos públicos e diversas entidades, modernizando e solucionando problemas de comunicação. Ampliar e investir nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é visto, hoje, como uma tarefa primordial do setor público, para que haja aumento de eficiência na prestação de serviços aos cidadãos.

 

Perdeu a chance

De acordo com Ronaldo Lessa, o sistema já era para ter sido implantado em Palmeira, mas não houve interesse da gestão passada. “Não sei o que houve, mas a verdade é que Palmeira perdeu a chance. Pode ter sido por falta de interesse sim. Mas hoje, graças ao interesse do prefeito Júlio Cezar, apareceu novamente à oportunidade e já estou anunciando, agora, que Palmeira será a primeira Cidade Digital do Estado de Alagoas, e segunda no N a Nordeste onde será implantado o projeto “, informou Ronaldo.

 

Diminui casos de dengue

Número de pacientes diagnosticados com dengue no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, tem caído mensalmente. A informação partiu do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, que divulgou o relatório dos oito meses do ano.

De acordo com os números, no mês de agosto foram 132 pacientes internados no HR e comprovados com o diagnóstico da doença. Os casos são notificados à Secretaria Municipal de Saúde e, consequentemente,  ao Ministério da Saúde.

 

Monitoramento

Os dados mostram que, comparado ao mês de julho, foram 20 casos a menos. Já em relação ao mês de junho, a diferença é ainda maior – 285 diagnósticos a menos.

A diminuição tem sido monitorada pela equipe do Hospital Regional e pelo Núcleo de Epidemiologia, que tem realizado visitas diárias às clínicas médica e pediátrica, à maternidade e às UTI´s Neonatal e Geral para identificação das Doenças de Notificação Compulsória – DNC.

 

Doença difícil

Para o diretor médico do HR, Ulisses Pereira, apesar do período de chuvas constantes que caem em Alagoas, as pessoas têm se conscientizado um pouco mais.

“A dengue é uma doença difícil e é importante que tomemos os devidos cuidados. Esperamos que essa redução seja constante, pois quem sai ganhando é o próprio usuário”, comentou.

 

Prevenção e cuidados

O médico alertou ainda que, apesar dos números, a população precisa se manter vigilante com relação aos cuidados. A prevenção, segundo ele, continua sendo a melhor estratégia de combate, e a forma de se evitar a dengue é eliminando os focos de acúmulo de água – locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

 

Serão aclamados

O vereador arapiraquense Fabiano Leão (PMDB) e o vereador por Igreja Nova Alando Lima (PROS) serão aclamados, neste sábado (23), como presidente e vice na nova diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal).

Os dois edis encabeçam a chapa “Unidos pela Uveal”, que foi formada após um consenso entre as lideranças partidárias que disputavam a eleição para comandar a entidade.

 

Chapa única

A chapa é formada por 69 edis de todas as regiões de Alagoas. O prazo para inscrição de chapas foi encerrado no dia 6 deste mês de setembro, e os vereadores alagoanos mantiveram a eleição em chapa única.

Os dois jovens e experientes legisladores representam mais de mil vereadores alagoano.

 

Penedo 1

A terceira tentativa do Prefeito de Penedo, Március Beltrão (PDT), de mudar o regime de previdência dos servidores municipais foi abortada na Câmara de Vereadores na tarde de terça-feira, 19 de setembro. Colocada em pauta na semana anterior, durante sessão extraordinária que votou e aprovou pedido de urgência solicitado para o andamento da matéria pelo chefe do Poder Executivo, a proposta do gestor municipal sequer foi lida no plenário.

 

Penedo 2

Sob forte pressão da opinião pública, do funcionalismo municipal, do sindicato que representa cerca de 1.500 trabalhadores e parte da mídia local, o prefeito autorizou o líder da bancada de situação, vereador Derivan Thomaz (SD), a encaminhar pedido de retirada do projeto da casa legislativa.

De acordo com Derivan Thomaz, a decisão foi tomada horas antes da sessão de terça (18), durante encontro entre Március Beltrão e os 10 membros do bloco governista. Os argumentos do grupo de situação fizeram o prefeito de Penedo entender que o projeto deveria ser abortado.

 

… Em poucas palavras, Derivan tratou logo de explicar aos servidores públicos o que se passou na reunião com o prefeito de Penedo, poucos minutos antes do início da reunião parlamentar.

 

… O líder da situação ressaltou que, em comum acordo com os vereadores de situação, juntamente com a Prefeitura de Penedo, decidirem pôr fim ao projeto de lei, retirando da pauta, já que não era da vontade da maioria dos servidores que foi à assembleia realizada pelo sindicato tratar sobre este assunto.

 

… O anúncio, feito logo na abertura dos trabalhos no plenário, fez a Sala das Sessões Sabino Romariz explodir de alegria. Tomada por servidores que fizeram fila na porta da Câmara – sob sol e chuva – para conseguir um lugar na assistência, a plateia ignorou as normas da casa e manifestou sua emoção a plenos pulmões.