Edmilson Teixeira

22 de setembro de 2017

Pão de Açúcar, cultura no bicentenário

As festividades alusivas ao bicentenário de Alagoas terão um foco especial neste final de semana no Alto Sertão. Denominado de  “Iª Semana Cultural de Pão de Açúcar”, o evento começa nesta sexta-feira e vai até o domingo, com uma vasta programação que promete atrair milhares de pessoas de todas as partes, conforme prevê seus organizadores. Na ocasião serão homenageados moradores e autoridades, que de alguma forma participaram do desenvolvimento de Pão de Açúcar. 

Pão de Açúcar II 

 A iniciativa partiu da Câmara de Vereadores, entendendo a presidente do órgão, vereadora Lúcia Lena Machado (PSD), que o evento oferecerá três dias de atividades para todos os públicos. Haverá: apresentações culturais, música com pratas da casa, desfile das escolas estaduais, municipais e unidades convidadas em homenagem a Alagoas; exposição cultural, inauguração da galeria “200 Anos” e muito mais. A Prefeitura e o governo do Estado estão dando total apoio.

Igaci

Na noite de quarta-feira, o prefeito de Igaci, Oliveiro Piancó (PMDB) reuniu sua equipe de governo, a fim de traçar planos para lidar com a crise econômica, que cada vez mais tem comprometido a administração pública. “Esse nosso encontro foi com secretários e alguns técnicos, onde discutimos meios prioritários, para enfrentar a crise, de maneira que não haja uma paralização nos serviços essenciais”, comentou.  Disse ainda, que a partir dessa reunião, foi que começou a florescer um trabalho de planejamento já visando atravessar todo o ano de 2018.  

Emancipação

No próximo dia 4, Igaci estará de idade nova. O município completará 58 anos de emancipação politica. “A nossa festa também entrou em pauta na reunião desta quarta-feira, visto que o dia 4 de outubro é uma data sagrada para o nosso povo, e neste dia, iremos promover um momento marcante, mas, dentro da melhor maneira possível; pois, que seja um evento que acima de tudo venha conciliar com as nossas atuais condições financeiras” disse Oliveiro Piancó.

Atalaia

Na terça-feira à tarde, o escritor atalaiense, José Alves Filho fez doação das três  obras de sua autoria para Biblioteca da Indústria do Conhecimento, lá em Atalaia. “Da Natureza dos Gansos (1999), Ouricuri- Histórias e Resenhas (2006) e Usina Ouricuri- de Manoel Tenório ao MST (2013).   

Referência

De acordo com a coordenadora, da Biblioteca, Maria Betânia, as obras que são referências para o município de Atalaia, servirão como importante fonte de estudo sobre um grande capítulo da história local, que foi a Usina Ouricuri. “Tal iniciativa é muito importante, pois além de ser um ato de solidariedade, desperta também o interesse da população pela leitura, ajudando assim a formar novos leitores no município”, destacou.   

União dos Palmares

 

O escritório regional do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) situado ao lado da Casa do Poeta Jorge de Lima, no centro da cidade em União dos Palmares, nem foi oficialmente inaugurado e já tem sido procurado e elogiado pelos agricultores, pecuaristas e gestores locais.

 

Visita

É que na quarta-feira, o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, foi conferir de perto a infraestrutura, limpeza e organização do prédio. O gestor dialogou com os servidores e ficou surpreso com o fluxo de pessoas que estão indo até o local, principalmente, nas segundas, quartas e sextas-feiras quando ocorre a feira livre no município.

 

Condições

 

“No momento, o escritório tem sido utilizado pelos técnicos agropecuários, agrônomo e técnico de agrimensura que estão realizando o cadastramento, laudos e regularização fundiária dos imóveis rurais localizados em União dos Palmares, Branquinha e Santana do Mundaú. Mas, com este investimento, vamos fortalecer e ampliar os nossos trabalhos”, exaltou Jaime Silva.

 

Codevasf

Cerca de 700 famílias que vivem em comunidades rurais difusas ao longo do Canal do Sertão, nos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia e Pariconha, estão mais próximas de efetivar seu direito fundamental de acesso à água. Para isso, a Codevasf está realizando um processo licitatório, a fim de contratar empresa para implantação de sistemas adutores. O que vai garantir o fornecimento de água tratada a essas comunidades a partir da captação no Canal. A Codevasf está investindo cerca de R$ 20 milhões para promover a infraestrutura hídrica nessas comunidades.

Messias

A cidade de Messias ganhou destaque nacional na área Previdenciária durante o 17º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM e o 11º Seminário Paranaense de Previdência da APEPREV. O evento aconteceu esta semana em Curitiba. Segundo a diretora presidente do Messiasprev, Juliana Omena, o objetivo principal do encontro foi oportunizar a servidores, conselheiros e gestores um amplo debate sobre os desafios do RPPS, além de aprofundar o debate sobre outras questões pertinentes da agenda previdenciária. A nossa alagoana foi moderadora de palestra neste relevante evento.

 

Messias – incentivo

Como formar de incrementar estímulo aos alunos do 9º ano, a Secretaria de Educação da cidade de Messias  implantou um sistema de simulado, a fim de premiar os melhores alunos nas matérias de Português e Matemática. A primeira entrega ocorreu na tarde de terça-feira desta semana.  Na ocasião, também foi lançado o ‘Cursinho do IFAL’, para o qual mais de 160 alunos do município já estão inscritos para o exame de seleção.