Edmilson Teixeira

21 de setembro de 2017

Jacaré dos Homens, apoio para o campo!

O município de Jacaré dos Homens reivindica apoio do Estado por meio do  Iteral, a fim de garantir condições melhores para o homem do campo. É que na segunda-feira, o coordenador de Agricultura, Flávio Silva acompanhado do técnico Marconi Nobre estiveram reunidos com Jaime Silva, diretor-presidente do Iteral. Solicitaram um trator com implementos agrícolas para atender à Associação dos Pequenos Produtores de Leite da Zona Urbana, órgão que existe há quatro anos na região do Médio Sertão.

 

Jacaré- terras

 

“Viemos buscar mais apoio para o desenvolvimento do nosso município, e também, discutir a importância do “Programa Rural Legal” para ver a possibilidade de incluir Jacaré dos Homens neste grande investimento”, declarou Flávio Silva. O Programa Rural Legal tem como finalidade, regularizar pequenas propriedades de terra com dimensões inferiores a 50 hectares, além da entrega gratuita de títulos de posse e de domínio de terras.

Maribondo  

A boa notícia que vem de Maribondo é que hoje acontece uma grande celebração religiosa no povoado Lajedo. Trata-se das festividades em homenagem a Padre Cícero Romão Batista, cuja região detém uma tradição de longos anos, por meio da romeira dona Maria Ramos de promover uma missa para os religiosos ligados ao santo do Juazeiro do Norte. A Missa Campal acontece às 15 hora, celebrada pelo pároco Cícero Cavalcante e à noite tem leilão, onde a arrecadação será destinada para a manutenção da pracinha local.

Penedo

Com o anúncio da possível privatização da Eletrobras e da Chesf, o sindicato do Urbanitários  de Alagoas agendou para o dia 27 do próximo mês em Penedo, uma audiência pública a ser realizada na Câmara de Vereadores. O evento foi solicitado na última sexta-feira, quando os integrantes do sindicato participaram de ato em defesa do Rio São Francisco, em Penedo, onde governadores do Nordeste se posicionaram também contra a privatização da CHESF.

Prejuízo

Na ocasião, o Sindicato aproveitou para entregar ao governador Renan Filho, um dossiê sobre os impactos negativos da privatização da antiga CEAL. Os Urbanitários defendem que privatizar a Eletrobrás é privatizar o Rio São Francisco, pois são os rios que geram energia através das dezenas de hidroelétricas espalhadas pelo país. “Se o governo vender a CHESF ele estará vendendo o Rio São Francisco junto, pois sem o rio não há energia”, afirma o sindicato.

 

Sertão

Uma verdadeira infestação de grilo vem tomando conta de diversas cidades do Sertão alagoano. A praga do inseto,  segundo os moradores, habitualmente aparece nesse período do ano; sobretudo na parte da noite. Os grilos são atraídos pela luminosidade da luz elétrica.

Campanha

Prefeitos alagoanos que participaram da reunião da última segunda-feira na sede da  AMA, tiveram a oportunidade  de conhecer  um grupo de  voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer. O grupo foi destacar o “Outubro Rosa” campanha que ganha dimensão no próximo mês, focado num trabalho realizado com pacientes que enfrentam problema de câncer, sobretudo as mulheres mais carentes. Despertaram sobre a campanha e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Campanha II

A presidente da Instituição em Alagoas, Fátima Canuto, lembrou que pacientes de Alagoas encontram total assistência na casa de apoio que a instituição mantém em Maceió. Segundo ela a Rede é uma parceira e pode levar palestras e outros eventos para os municípios. O objetivo é esclarecer sobre o Outubro Rosa e os direitos que as mulheres têm de receber tratamento para o câncer de mama, com a maior rapidez possível.

Maragogi

Entre os dias 2 e 3 do próximo mês, a cidade de Maragogi receberá prefeitos e vereadores de grande parte do Nordeste. É que lá vai acontecer mais uma etapa do “Dialogo Municipalista- Turismo e Desenvolvimento Econômico e Cultural”. O evento que é regido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) – em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), acontece no Auditório do Hotel Salinas.  

Gratuito

Segundo a AMA, o objetivo do Encontro é o de valorizar a diversidade local, discutir práticas para a gestão de qualidade e para o incremento de receitas, além de fortalecer a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal, durante  dois dias de atividades com  prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais agentes municipalistas. Por ser gratuito e por ter vagas limitadas, a CNM solicita que a inscrição on-line seja feita o quanto antes.

Piaçabuçu

A Casal está atuando firme em Piaçabuçu, a fim de garantir água de qualidade nas torneiras da população. É que cerca de R$ 1,5 milhões  estão sendo aplicados na instalação de uma nova estação de captação de água bruta, feita por meio de flutuantes, e na interligação de seis quilômetros de adutora – obra que já está em andamento.

Piaçabuçu II

A medida foi necessária em virtude das constantes reduções de vazão do Rio São Francisco e do avanço da cunha salina, que prejudicaram a captação e o tratamento da água. Com a nova captação, distante 6 km da atual, espera-se reduzir o efeito da cunha salina. 

Mata Grande

Bandidos estão a todo vapor atundo no Sertão do Estado. Em Mata Grande, por exemplo, a Agência dos Correios teve sua porta arrombada durante à noite de segunda-feira. Por sorte não levaram nada, visto que o alarme disparou. Os bandidos não deixaram pista para a Polícia que minutos depois chegou no local.  

Outros

Justamente na cidade de Mata Grande, a população hoje não conta  com  os serviços do Bancos do Brasil e do Banco do Nordeste. Essas agências  estão fechadas  há alguns meses, por terem sido alvos de explosão de dinamites, durante ação criminosa dos bandidos. A promessa para que os bancos reabram, é somente após a instalação de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), prometido pelo governador Renan Filho, previsto para ser iniciado em novembro deste ano.