Roberto Baia

16 de setembro de 2017

Atitude estranha

O prefeito de União dos Palmares, Areski Damara de Omena Freitas Júnior, o Kil Freitas (PMDB), anunciou, de forma inusitada, na semana passada, a exoneração de todos os comissionados ligados à Prefeitura, quando também comunicou o cancelamento dos contratos firmados pelo Executivo Municipal. Tudo valendo desde a última segunda-feira, 11. A triste notícia foi comunicada em transmissão ao vivo no Facebook pessoal do prefeito (Areski Freitas Kil III). Foram quase 600 as pessoas que saíram dos quadros da administração do município.

 

Foi denunciado

Kil foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas, por fraude em licitação para aquisição de merenda escolar, em ação que aconteceu em 2010. A esposa dele, Gabriela Yasmine Lins de Albuquerque Pontes também foi representada. As ações criminosas envolvem recursos públicos federais repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculados aos Programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Brasil Alfabetizado (Bralf).

 

Anunciou pelo Facebook

Ao comunicar as demissões, na semana passada, o prefeito alegou que as medidas que ele mesmo definiu como ‘drásticas’ se devem à nova queda e justificou que, como usuário assíduo das redes sociais, achou por bem fazer o comunicado pelo Facebook, “não demitindo ou exonerando os servidores pelas redes sociais; o objetivo foi comunicar à sociedade a grave crise em que se encontra o município”, justificou.

 

Redução do FPM

União vai chegar ao dia 20 com um saldo devedor de R$ 120 mil. Kil ainda define como ‘um sequestro’ a redução do FPM junto ao INSS, no último dia 10. O comunicado aconteceu poucos dias antes de o prefeito assinar os decretos de exoneração e suspensão dos contratos.

 

Educação

Dois alunos da escola Alternativa, de Arapiraca, foram selecionados para a nova fase da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – a OBA.

Os jovens estudantes Fabricio Emanuel da Silva e Mateus Nunes, ambos do Ensino Médio, irão realizar as próximas provas, aplicadas online, a partir do dia 24.

A notícia deixou toda equipe da Escola entusiasmada, pois reflete o resultado do estímulo às aulas e as ciências exatas.

 

Destaque

“Nossos alunos têm conseguido se destacar em muitas provas externas, um indicativo de que o trabalho realizado em sala de aula pelos professores e de toda equipe, tem repercutido positivamente”, comentou a diretora Antonia Pereira.

O resultado dessa fase, que selecionou mais cinco alunos de outras instituições de ensino de Arapiraca, culminará na escolha de estudantes para compor as equipes que irão participar das Olimpíadas Internacionais de Astronomia, ano que vem.

 

Empenho da equipe

A participação dos jovens arapiraquenses da escola Alternativa, segundo o coordenador, Clebson dos Santos, se deve a dedicação e empenho de toda equipe, com especial destaque para o Coordenador da OBA na escola, professor de Física Jonatas Ferro.

“Ele é um gênio e entusiasta da matéria, que muitos acham difícil e ele consegue transformar em algo atraente e de fácil compreensão”, comentou o coordenador.

 

Setembro amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização voltada à prevenção do suicídio, com foco direto de divulgar e alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. O mês também é o oficial voltado à inclusão social das pessoas com deficiência.

 

Atividades educativas

Com isso, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire, instalado em Arapiraca, promove na próxima semana ações e atividades educativas em alusão ao mês de setembro.

O objetivo é dar visibilidade ao assunto, chamar a atenção da população para salvar vidas, além de buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

 

Palestras

Dentre as ações adotadas pela instituição, haverá palestras com psicólogos e fisioterapeutas do complexo, debates, orientações, apresentação do coral Mães Unidas e distribuição de folhetos informativos.

… Para o psicólogo e gerente do Complexo, Michel Pereira, a quantidade de pessoas que tiram a própria vida vem crescendo ao longo dos anos em todo o Brasil.

 

… Segundo ele, é importante alertar a população sobre a necessidade de se falar a respeito do problema, que é o suicídio.

 

…  “O suicídio é um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas”, alertou o pisicólogo.