Flávio Gomes

16 de setembro de 2017

A posição de Ciro Gomes

De Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência da República, na FGV/Rio, ao descartar aliança com o PT, segundo “O Globo”: “Lula resolveu brincar de Deus: botar Michel Temer na linha de sucessão, impor a Dilma sem experiência num dedaço como presidente, entregar Furnas a Eduardo Cunha… tudo isso Lula sabe que fez. E não dá para você ter uma narrativa, dizendo ‘sou um perseguido político pelos adversários da direita a serviço dos tucanos’… Essa narrativa não se sustenta. Se você disser ‘houve um golpe de estado no país’, estou de acordo, houve um golpe. Sucede daí que quem fez esse golpe foi o Senado Federal, cujo presidente era Renan Calheiros. O que faz o PT agora? Vota em Eunício para presidente do Senado, e o Lula chega em Alagoas e se abraça com Renan Calheiros. Está pensando que o povo é imbecil? Se houve um golpe, quem são os golpistas? São os senadores, e senadores do PMDB… Às vezes a pessoa faz o que é pior para si próprio, e o PSDB tem feito isso, ao se agarrar na alça do caixão de Michel Temer. Vão fazer campanha dizendo o quê? Se eles largarem Temer no processo eleitoral, ficará flagrante o oportunismo. O melhor candidato é o Geraldo Alckmin. É o governador de SP, 28% do eleitorado. Na hora que o PSDB escolher o Alckmin, metade ou mais do que estão dizendo que vão votar no Bolsonaro, volta para o PSDB.”
Bicentenário
Neste sábado Alagoas festeja 2000 anos de emancipação. Para muitos, o desmembramento de Pernambuco foi compensação do governo imperial, pela não participação no movimento de independência comandado pelos pernambucanos.  O historiador Douglas Apratto contesta essa tese e diz que Alagoas tinha condições econômicas de ter autonomia.
Comemoração
Quem é aniversariante no bicentenário de Alagoas é o senador Renan Calheiros, que festeja 62 anos neste sábado. Renan é, queiram ou não seus adversários, uma das maiores lideranças do seu tempo no Brasil. Sua trajetória inclui mandatos de deputado estadual, deputado federal, senador e três vezes presidente do Congresso Nacional.
Lamento
Desembargador José Carlos Malta Marques, presidente do TRE/AL, sobre a decisão do TSE de extinguir 13 das 50 Zonas Eleitorais de Alagoas: “Tentamos de todas as formas mostrar ao TSE que a extinção destas Zonas Eleitorais nos traria mais prejuízos que benefícios. Nos resta cumprir o que foi determinado, buscando minimizar os danos.”
Presença
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o deputado Paulão (PT/AL), cumpriu agenda esta semana em São Paulo. Esteve com o Procurador Geral de Justiça, Giampaolo Smanio, discutindo mecanismos de controle externo da atividade policial, e visitou a Ocupação Mauá, nova área de assentamento de Sem-teto.
Agenda
Na próxima 2a feira, a partir das 8 horas, no Hotel Enseada, será realizado o II Workshop “Política de Verdade”, reunindo militantes políticos, com ou sem mandato. Iniciativa do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), que argumenta: “Melhorar a política, especialmente em tempos conturbados como os atuais, é uma medida necessária”. 
Pardais
A SMTT realizará ações educativas a partir da próxima 2a feira, abrindo a Semana Nacional do Trânsito, orientando para a a instalação de 14 novos pontos de fiscalização eletrônica nos bairros da capital alagoana, que começam a funcionar no dia 30. de panfletos.  O trabalho será realizado nos 24 pontos de fiscalização eletrônica da cidade.
Opinião
Do Ministro Marco Aurélio Mello, do STF, sobre Raquel Dodge, que na 2a feira assume a Procuradoria Geral da República, em lugar de Rodrigo Janot: “Ela é democrática. E nós temos quadros excepcionais no Ministério Público Federal. A doutora Raquel é uma pessoa aplicada, é uma pessoa que tem os olhos voltados para os interesses nacionais.”
* Com o tema “Alagoas tem história: 200 anos de Emancipação”, o desfile cívico deste 16 de setembro abre a virada cultural que comemora o bicentenário alagoano. O desfile acontecerá às 16 horas, na Rua Sá e Albuquerque, no bairro de, com a participação de 3.109 estudantes.
*Na “Virada Cultural”, que acontece no final de semana, mais de 100 artistas alagoanos, durante 24 horas, farão apresentações ininterruptas, em palcos no Estacionamento de Jaraguá, Praça Dois Leões e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
*O espetáculo “Turma da Mônica contra o Capitão Feio” será apresentado neste sábado, pelo Circuito SulAmérica de Música e Movimento, no Teatro Gustavo Leite, Jaraguá. O programa  visa fomentar o acesso à cultura e ao esporte. A partir das 16 horas.
*Neste sábado Maceió recebe neste sábado outra edição do Clean Up Day, Dia Mundial da Limpeza de Praias. A concentração será a partir das 8 horas, em frente ao Hotel Best Western Premier, na Pajuçara. De lá o grupo segue em direção à praça em frente ao antigo Alagoinhas.
* Pedro Mortari, sócio local do Outback Maceió, será palestrante da 4ª edição do Feirão do Estudante, evento gratuito para alunos de escolas públicas e privadas, que acontece neste final de semana. Ele falará neste sábado, a partir das 16 horas, no Maceió Shopping.
* A cantora Nara Cordeiro fará duas apresentações neste final de semana em Maceió. Neo sábado, 21 horas, no Orákulo, em Jaraguá, no show “Parceiros da Boa Música”; no domingo, às 10 horas, na Praça Dois Leões, também em Jaraguá, pela Virada Cultural do Bicentenário.
* Pela Série B do Campeonato Brasileiro, o CRB tem parada dura, neste sábado, 16h30m, em Pelotas, contra o Brasil. Já pela Série C o CSA na 2a feira, 20h45m, pega o Tombense, em Tobos (MG), no primeiro dos dois jogos em que decide se subirá para a Série B em 2018.
“Não há a menor hipótese de ser aceita nova denúncia contra o presidente Michel Temer”
Lelo Coimbra
Deputado federal (PMDB/ES), líder da maioria na Câmara