Roberto Baia

15 de setembro de 2017

Teófilo no Rio

teofilo no rio 600x300 c - Teófilo no Rio

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, assinou, no Rio de Janeiro, um convênio de colaboração técnica com a Fundação Getúlio Vargas. Nos últimos dois dias, Teófilo esteve reunido com o ex-ministro da Educação, Henrique Paim, o diretor técnico, Ricardo Simonsen e o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal.

“Com a celebração dessa parceria, damos mais um importante passo para fazer política com gestão pública responsável. É isso que a sociedade moderna quer de seus gestores”, disse o prefeito.

 

Homenagem

A professora  Eliene Aparecida  Holanda Cavalcanti, do Campus da Ufal de Arapiraca, foi homenageada pela Câmara de Vereadores, na sessão de quarta-feira, devido ao importante papel desenvolvido na vida acadêmica. A autora da homenagem foi a vereadora professora Graça.

 

Homenagem 2

Na mesma sessão, o promotor de Justiça, Geraldo Magela Pirauá, usou a palavra destacando as qualidades da homenageada, principalmente pela luta em instalar, em Arapiraca, um curso de medicina na Ufal. Também usou a palavra, o médico cardiovascular, Guilherme Pita. “Se hoje existe um curso de medicina na Ufal em Arapiraca, a principalmente responsável é a professora Eliane Aparecida”.

 

Cisp no Sertão

O governador Renan Filho e o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, assinaram, nesta quinta-feira, 14, a ordem de serviço para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que deve estar pronto até dezembro.

Durante a gestão Renan Filho, os Cisps já foram implantados em Boca da Mata, Murici, São José da Tapera, São José da Laje, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro e Viçosa. As unidades permitem a integração das policiais Civil e Militar, com a infraestrutura necessária e modernos equipamentos.

 

Festa da Colheita

Arapiraca realiza no próximo dia 30 a 1ª Festa da Colheita, evento que terá entrada franca e acontecerá na Avenida Elvira Barbosa Lopes, no bairro Itapoã. Quatro apresentações culturais marcam a estreia da Festa, com o  Coco dos Gomes, o Afoxé Povo de Exú, a dupla Nego Aboiador e Antônio Sobrinho e o forró de Severo da Mata Lima e Seu Regional.

Dezenas de famílias já estão sendo beneficiadas com o projeto Agricultura Urbana, realizado em parceria com os agricultores familiares e a Festa da Colheita vai ser a ápice dessa iniciativa.

 

Água de qualidade

O prefeito Júlio Cezar e a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios, Anna Luísa França, visitaram a Estação de Tratamento de Água do município que, a partir desta quinta-feira, começa a ganhar reforço nas instalações a partir da obra de reforma e ampliação. A  ação também vai aumentar a capacidade de produção e a qualidade da água de água ofertada, seguindo os padrões do Ministério da Saúde.

 

PEC dos Agentes

O Senado aprovou, em primeiro turno, por unanimidade, a criação das polícias penais federal, estaduais e distrital. Com isso, os agentes penitenciários passam a ter os direitos inerentes à carreira policial. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2016 ainda terá que passar por três sessões de discussão antes da votação em segundo turno. Depois, se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

A intenção da Proposta é igualar os direitos de agentes penitenciários e policiais, é liberar as polícias civis e militares das atividades de guarda e escolta de presos.

 

Cartão VIP

A partir de agora, os clientes do Arapiraca Garden Shopping já têm acesso ao cartão VIP para estacionar no estabelecimento comercial. Com isso, os clientes não serão cobrados por hora adicional, não enfrentarão filas e poderão entrar e sair do local sempre que quiserem, em qualquer dia da semana.

O Cartão Vip Garden pode ser adquirido por visitantes e lojistas e o pagamento pode ser feito em espécie ou com cartão de débito das bandeiras credenciadas. A novidade assegura mais comodidade e segurança para os clientes.

 

Multivacinação

Será realizado neste sábado, 16, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, quando postos de saúde estarão abertos em todo o País. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos estão convocados para comparecer aos postos e atualizar a caderneta de vacinação.

Com o slogan “Todo mundo unido fica mais protegido”, a campanha começou no dia 11 e segue até o dia 22 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos de vacinação.

 

Emater em Palmeira

O diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Eliseu Rego, esteve em Palmeira dos Índios esta semana. Acompanhado do secretário estadual de Agricultura Álvaro Vasconcelos, anunciou a chegada de programas que beneficiarão os produtores rurais do município, além da entrega de 40 mil alevinos, que será feita no próximo dia 21.

 

 

 

— Em Penedo, teatro mais antigo de Alagoas reabre suas portas ao público nesta sexta-feira.

 

— Reforma do Theatro Sete de Setembro custou R$ 4,5 milhões, incluindo modernização e climatização.

 

— Reunidos em Palmeira dos Índios, prefeitos anunciam que vão cumprir até dezembro a lei federal que exige fim dos lixões.

 

— A Petrobras vai aumentar o preço da gasolina nas refinarias em 1,3% e do diesel em 1,6% a partir desta sexta-feira.