Edmilson Teixeira

12 de setembro de 2017

Palmeira dos Índios

Na manhã desta terça-feira em Palmeira, o prefeito Júlio Cezar será o anfitrião de um encontro com prefeitos das regiões do Agreste, do Sertão e do Vale do Paraíba. Vão  discutir problemas relacionados ao lixão dos municípios, a construção do aterro sanitário do Agreste e das áreas de transbordo, que também inclui a implantação de uma sede em Palmeira. O lixo é um dos grandes problemas enfrentados pelas cidades que precisam se adequar ao decreto federal 12.305/10, que determina o fechamento desses locais desde 2014.

 

Matriz de Camaragibe

E é por conta de tanta insegurança na cidade, que a população de Matriz terá a oportunidade de acompanhar na manhã desta terça-feira, na Câmara de Vereadores, um debate acerca do sistema de segurança na região, dentro da esfera da Polícia Militar de Alagoas. Lá vão estar o comandante do 6º Batalhão e o Comando do BPRV. É que Matriz de Camaragibe tem vivenciado um clima de revolta total, onde a violência e os assaltos acontecem a todo instante.

Estouro

“Temos pouco mais de 26 mil habitantes, numa cidade amparada por apenas três policiais fazendo ronda”, disse o servidor público Tota Reis, dando conta de que no último sábado, a bomba estourou, após uma viatura da Polícia Rodoviária (BPRV) ter batido de frente num motoqueiro, quando esse fraturou um braço. Os relatos de testemunhas são de que o condutor da viatura teria batido de propósito no rapaz da moto, conhecido por “Primo”.  

Apedrejamento

“Isso causou um grande transtorno; e a revolta foi total de populares, que cercaram os policiais; quebraram os vidros da viatura e houve até tiros de bala de borracha e bombas de gás” comentou Tota Reis. Disse que foi preciso a presença de um reforço policial vindo de Maragogi, a fim de acalmar os ânimos dos revoltados, que chegaram até fechar a rodovia em dois trechos que cortam a cidade.

Campo Alegre

 

Na sexta-feira última  Campo Alegre promoveu a sua X edição da Mostra Arte Cultural. O evento apresentou diversas manifestações artísticas culturais, fazendo uma viagem pela cultura alagoana e brasileira. Foram  apresentados os folguedos, as manifestações e os costumes populares. Esse ano o evento fez uma homenagem especial ao bicentenário de Alagoas, enfatizando as manifestações culturais alagoanas.

 

Moradia 

Na manhã de ontem, os municípios de Cacimbinhas, São Miguel dos Campos, Roteiro, Carneiros e Igaci aderiram ao programa Moradia Legal III. O programa de regularização fundiária do Tribunal de Justiça de Alagoas é executado em parceria com a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-AL) e as Prefeituras.

Outros

Além do “Moradia Legal III”, os prefeitos também contam com o “Rural Legal” que garante, em parceria com o Governo do Estado, título de propriedade para pequenos agricultores e  deve beneficiar mais de 20 mil pessoas. Outro convênio entre o Governo e o Judiciário, também permite a prefeituras a regularização de 8.134 imóveis urbanos adquiridos por meio da Companhia Alagoana de Recursos Humanos e Patrimoniais (CARHP).

Apoio  

A Funasa acionou a superintendência estadual do órgão aqui em Alagoas, para que estabeleça diretrizes e critérios para seleção de municípios, visando apoiá-los, supervisioná-los e capacitá-los na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico – PMSB, em atendimento as disposições da lei 11.445/2007 que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Saneamento Básico. De acordo com esta lei, o PMSB é exigência para que os municípios tenham acesso a recursos federais na área de saneamento a partir de 2018.

Ciclismo

Maycon da Silva e Kelaine Oliveira, ambos de 14 anos de idade, serão os únicos atletas de sua categoria no ciclismo de Alagoas que vão representar nosso Estado na Etapa Nacional que acontece a partir desta semana em Curitiba/PR. Eles são da cidade de Igaci e no último sábado foram os protagonistas de um encontro promovido pela Secretaria de Educação local, oportunidade em que o prefeito Oliveiro Piancó (PMDB), fez a entrega das modernas bicicletas e todos os assessórios necessários exigidos pelos organizadores da competição brasileira.

Ciclismo II

“Ambos foram classificados nos Jogos Estudantis de Alagoas e partem agora para os Jogos da Juventude, que é promovido nacionalmente pelo COB -Comitê Olímpico Brasileiro”, disse entusiasmado o professor Charles Anderson, coordenador do projeto “Pedalando com Saúde e Cidadania”, projeto que em Igaci funciona por meio da Secretaria de Educação. Anderson e os atletas viajaram ontem para a capital paranaense.

Pilar  

A Prefeitura não tem que reclamar de crise financeira. É que o órgão bancou agora 21 ônibus fretados, cada um custando cerca de sete mil reais com destino ao Juazeiro do Norte/CE. E como se não bastassem, os romeiros terão alimentação, medicação e até hospedagem. “É uma obrigação nossa cumprir esse dever que já é tradicional” disse ontem no programa de rádio do França Moura, que também está por lá, o prefeito Renato Resende (PSDB).   

Pilar – política

Por falar em Pilar, segundo o blog “Labafero” do Cada Minuto, o ex-prefeito Oziel Barros (PRTB), que é pré-candidato a deputado estadual, negou que tenha qualquer acordo político com outro ex-prefeito Carlos Alberto Canuto. Diz que no domingo, em um evento na cidade, Canuto teria dito que estaria junto com Oziel, mas o ex-prefeito negou qualquer aproximação.