Roberto Baia

12 de setembro de 2017

Expectativa em Maribondo

Com Cinara Correa – Será retomado, nesta terça-feira, 12, pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas, o julgamento sobre a manutenção da prisão e recebimento da denúncia contra o prefeito de Maribondo, Leopoldo Pedrosa. O relator, desembargador João Luiz Azevedo Lessa, votou para manter a prisão e receber a denúncia contra o gestor municipal, pelos crimes de lesão corporal contra sua esposa, Meiry Emanuella Oliveira Vasconcelos, por duas vezes, além de lesão corporal e ameaça contra a sogra, Rosineide de Oliveira Vasconcelos. A sessão está prevista para começar às 09 horas.

 

 

Encontro em Palmeira

Com Luciana Araújo – Prefeitos alagoanos das regiões do Agreste, do Sertão e do Vale do Paraíba estarão reunidos hoje (12), em Palmeira dos Índios, para discutir problemas relacionados ao lixão dos municípios. A construção do aterro sanitário do Agreste e das áreas de transbordo, que também inclui a implantação de uma sede em Palmeira, são alguns dos temas da pauta da reunião. O lixo é um dos grandes problemas enfrentados pelas cidades que precisam se adequar ao decreto federal nº 12.305/10, que determina o fechamento desses locais desde 2014.

 

Gestores

Gestores das cidades de Craíbas, Igaci, Coité do Noia, Minador do Negrão, Belém, Quebrangulo, Girau do Ponciano, Maribondo, Lagoa da Canoa, Jaramataia, Cacimbinhas e Paulo Jacinto já confirmaram a participação no encontro desta terça-feira, que acontecerá às 9h, no auditório da Fundanor, no bairro de Vila Nova. Os municípios de Taquarana, Limoeiro de Anadia, Tanque D' Arca, Estrela de Alagoas, Olho D'Água Grande, Traipu e Major Izidoro, entre outros municípios, também foram convidados para participar do debate sobre a problemática do lixo nas cidades alagoanas.

 

Experiência

 

Alguns gestores também irão relatar a experiência que tiveram durante a visita ao aterro sanitário de São Luís, no Maranhão, ocorrida no final do mês passado, por ser considerado um modelo em todo o país.  Além disso, haverá um debate com os diretores das Centrais de Tratamento de Resíduos (CTRs) de Alagoas sobre os custos operacionais de uma estação de transbordo.

 

Consórcio

Para o prefeito Júlio Cezar, que também é diretor administrativo do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste), a adequação de Palmeira ao decreto federal é de extrema importância, pois o município já recebeu várias multas por manter o lixão da cidade sem o devido tratamento dos resíduos sólidos. Uma delas, em 2015, a prefeitura foi multada em R$ 440 mil pela Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) por crime de poluição ambiental.

 

Emergência

O Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, registrou 908 atendimentos de segunda-feira (4) até a noite deste domingo (10).

Conforme relatório divulgado pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD), os casos que mais chamaram a atenção foram os atendimentos a 176 pessoas vítimas de quedas e colisões de motos e 188 pacientes vítimas de quedas das próprias alturas.

 

“Armas de fogo”

O hospital também registrou oito atendimentos a pessoas vítimas de agressões com armas de fogo e sete com ferimentos provocados com armas brancas (faca/facão).

Também foram contabilizados 12 atendimentos a pessoas mordidas por cachorros, 39 pacientes com corpos estranhos nos olhos e 30 pessoas vítimas de picadas de escorpiões.

 

Pacientes

Dos 908 pacientes que deram entrada no Hospital de Emergência do Agreste, na segunda-feira (4) até o domingo (10), 854 receberam altas médicas, foi registrado um óbito por conta de ferimentos por arma de fogo e 53 continuam internadas em observação médica.

 

Marechal Deodoro

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, entregou, nesta segunda-feira, 11, o novo PSF de Taperaguá à comunidade.  O prédio está localizado na Rua Pergentina Pedrosa. Está preparado para dar conforto e comodidade aos usuários e servidores. A nova Unidade de Saúde é ampla, climatizada e conta com farmácia, sala de triagem, sala de vacina, consultório médico, consultório odontológico, sala de procedimentos, consultório de enfermagem, sala de esterilização, entre outros.

 

Santana do Ipanema

A gestão do Prefeito Isnaldo Bulhões segue na contramão da crise e continua investindo na saúde pública de Santana do Ipanema. Após comemorar a chegada de medicamentos o prefeito reafirmou seu compromisso de reconstruir Santana do Ipanema e relembrou os investimentos na área da saúde nesses oito meses de gestão.

Bulhões ageadeceu o apoio do governador do Estado, Renan Filho.

 

… A gestão do Prefeito Isnaldo Bulhões segue na contramão da crise e continua investindo na saúde pública de Santana do Ipanema. Após comemorar a chegada da remessa dos medicamentos Isnaldo Bulhões reafirmou seu compromisso de reconstruir Santana do Ipanema e relembrou os investimentos na área da saúde nesses 8 meses de gestão.

 

… Maycon da Silva e Kelaine Oliveira, ambos de 14 anos, serão os atletas da categoria no ciclismo de Alagoas que vão representar o Estado na Etapa Nacional que acontece a partir desta semana em Curitiba/PR.

 

… Eles são de Igaci e no último sábado foram os protagonistas de um encontro promovido pela Secretaria de Educação local, quando o prefeito Oliveiro Piancó (PMDB), fez a entrega das modernas bicicletas e todos os assessórios necessários exigidos pelos organizadores da competição brasileira.

 

… O ministro do Turismo, Marx Beltrão, se utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira, 11, para, ao ao lado da prefeita Decele Damaso, investimentos de R$ 1,1 mi para urbanização da orla lagunar de Coqueiro Seco.