Flávio Gomes

9 de setembro de 2017

Autofagia petista

Do jornalista Josias de Souza: “Os deuses do acaso foram caprichosos com Lula. No dia do encerramento da caravana nordestina do pajé do PT, Antonio Palocci prestou depoimento a Sergio Moro, em Curitiba. Lula gastou os últimos 20 dias fazendo pose de ‘guerreiro do povo brasileiro’. Em duas horas de depoimento, Palocci demoliu a fantasia. Acusou o líder máximo do petismo de guerrear pelos interesses da Odebrecht. Num ‘pacto de sangue’ com a construtora, Lula amealhou propinas para bancar suas campanhas eleitorais e os seus confortos, dedurou o amigo. Ao quebrar o silêncio, Palocci acrescentou uma novidade no processo de apodrecimento da reputação de Lula. Pela primeira vez, o ex-soberano enfrenta a autofagia companheira. Até aqui, Lula dedicou-se a desqualificar o juiz e os procuradores da Lava Jato. Se fizer o mesmo com Palocci será como xingar a própria imagem refletida no espelho. Palocci mantinha com Lula uma relação do tipo unha e cutícula. Preso em Curitiba, Palocci ficou imprensado. De um lado, a provedora Odebrecht. Do outro, o beneficiários dos mimos, que jura não ter recebido nada. Ou Palocci abria o bico ou seria condenado como um comedor solitário e egoísta de propinas – sem atenuantes. Faltando-lhe o histórico militante de José Dirceu, Palocci sucumbiu. Foi como se mandasse uma coroa de flores para o mito petista – com uma mensagem no cartão: ‘Descanse em paz.’”

Conquista

Renan Filho ganha mais um ponto com o funcionalismo, ao antecipar, do dia 11 para este sábado, o pagamento dos salários de agosto da segunda faixa salarial – servidores que ganham acima de R$ 2.340,00. A meta quanto ao pagamento de salários continua a ser contemplar todas as faixas até o último dia do mês trabalhado.

Tucanos na luta

A partir de hoje o ex-governador Téo Vilela desencadeia sua pré-campanha a senador, dando início à participação efetiva do PSDB na eleição do próximo ano. A programação inclui programações constantes em Maceió e no interior, além do uso de todos os meios de comunicação disponíveis, no que se incluem as redes sociais.

Aliança

A outra vaga ao Senado será negociada pelo PSDB com outro partido. A tendência é que a aliança seja com Benedito de Lira, do PP, que já participa de parceria como vice na Prefeitura de Maceió. Outras questões a resolver: definir o candidato ao governo, com forte tendência para Rui Palmeira, e a parceria para o vice.

Tendência

Pelos últimos acontecimentos, externos e internos, o deputado federal Marx Beltrão, ministro do Turismo, deverá mudar de partido se pretende mesmo concorrer ao Senado. O espaço está apertado para ele no PMDB, que tem a candidatura prioritária de Renan Calheiros. E não é fácil a legenda disputar as duas vagas de senador.

TV Mar

O bicentenário da emancipação política de Alagoas será abordado na próxima 2ª feira, partir das 9h30m, no programa “Conjuntura”, da TV Mar, canal 25 da Net, com reprises durante a semana. Participam o professor e historiador Douglas Apratto Tenório e o deputado e também historiador Inácio Loiola Damasceno Freitas.

Hipótese

Há uma ideia no PT de lançar Dilma Rousseff candidata ao Senado pelo Rio de Janeiro, no próximo ano. Se isso ocorrer, poderá haver um confronto interessante com Heloísa Helena, que deseja ser candidata a deputada federal em Alagoas, porém o Rede pensa em lançá-la ao Senado no Distrito Federal ou Rio de Janeiro.

Opinião

Da “Folha”: “Integrantes da cúpula do PT admitiram que o novo depoimento do ex-ministro Antonio Palocci poderá ter efeito devastador sobre o projeto político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de desqualificar Palocci pessoalmente, dirigentes petistas usaram termos como ‘pá de cal’ ou ‘dureza’ para classificar o momento político após o novo depoimento.”

 

*Este sábado é o último dia da exposição “Cidade e Signos: um intercurso pela arte”, que está aberta a visitação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal, pelo Programa de Iniciação Artística, coordenado por Anna Maria Vieira Soares Filha.

*A Feira Orgânica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos tem continuidade na orla de Ponta Verde neste domingo, das 8 às 12 horas, em parceria com a Prefeitura de Maceió. É 2ª edição da feira na Avenida Sílvio Viana.

*A Expo Retrô chega ao Parque Shopping na próxima 2ª feira com um acervo de raridades que contempla música, cinema e televisão dos anos 1950 a 1980. A exposição itinerante fica no Piso L1 (próximo à Praça de Eventos), com entrada gratuita.

*O Sesc Alagoas promove a 2ª Aldeia Arapiraca – Mostra de Arte e Cultura, deste sábado ao dia 16 de setembro. Há uma vasta programação de circo, teatro, dança, música, artes visuais, literatura, manifestações da cultura popular e audiovisual.

 

*O Testro Jofre Soares, no Sesc Centro, em Maceió, recebe neste sábado, às 17 horas, o sarau “Uma Reza ao Nordeste”, com ADois Cia de Dança. A programação inclui coreografias e narrações de histórias inspiradas no livro Radiações de Fundo Cósmico.

 

* Encerram-se na 2ª feira, 11, as inscrições ao curso de extensão Dança Contemporânea – Investigações Técnico-criativas. As aulas serão realizadas às 5as feiras, a partir do dia 14, das 12 às 13h30m, no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas.

*Os clubes alagoanos que participam do Brasileiro atuam neste sábado. Na Série B, o CRB recebe o Oeste/SP, 19 horas, no Trapichão; na C, o ASA recebe o Confiança, 19h30m, em Arapiraca, e, no mesmo horário, o CSA pega o Cuiabá, no Mato Grosso.

 

“Não dá para negar”

Rodrigo Maia

Presidente da Câmara dos Deputados, sobre o enfraquecimento político de Michel Temer para enfrentar uma segunda denúncia da PGR