Edmilson Teixeira

5 de setembro de 2017

Eleição 2018

eleicao 2018 600x300 c - Eleição 2018

O ex-vereador por Maceió, Luiz Carlos Santana (DEM) conhecido como Luiz Carlos da Adefal, está disposto mesmo a enfrentar no próximo ano, a disputa eleitoral visando uma vaga na Assembleia Legislativa. “Nós estamos amparados na força de lideranças espelhadas por todas as regiões do interior alagoano. São pessoas que têm nos incentivado a entrar nessa batalha, a fim de formar uma corrente forte, não só em defesa dos portadores de deficiência, mas do povo em geral” disse.  

Viçosa

Prefeito de Viçosa, Davi Brandão está bastante otimista com relação ao desenrolar da obra que vai resultar na construção do Matadouro Regional. No último sábado recebeu o governador Renan Filho, o ministro Marx Beltrão (Turismo) e o federal Pedro Vilela, ocasião em que ocorria a 7ª edição do “Governo Presente”. “Trata-se de uma obra que vai muito nos orgulhar, sobretudo porque é um projeto que visa tornar o nosso Matadouro, num dos mais modernos e avançados do Nordeste” disse Davi.   

Avanço

O governador Renan Filho afirmou que até o fim do próximo mês será lançado o edital de concessão do Matadouro Regional de Viçosa, orçado em R$ 10,2 milhões. A unidade dará início ao Programa de Regionalização de Abatedouros em Alagoas. Renan Filho apresentou o programa na tarde de sábado, durante almoço no Clube Social de Viçosa com marchantes, pecuaristas e a classe política do Vale do Paraíba.  

Cenário

Renan Filho garantiu que o Matadouro Regional de Viçosa deve ficar pronto em novembro deste ano. E que unidade de Murici, de menor dimensão, também está com as obras avançadas. “Está prevista, ainda, a instalação de abatedouros regionais em Matriz de Camaragibe, União dos Palmares e Santana do Ipanema, além da readequação das unidades de Delmiro Gouveia e de Igreja Nova” revelou.

Pindoba  

Uma notícia que caiu do céu para povo da raquítica cidade de Pindoba, que não tem nem 3 mil habitantes. É que os 11 km de estrada de barro que ligam aquela cidade a Viçosa, agora serão asfaltados. O anuncio foi feito pelo governador Renan Filho. O projeto da obra já foi concluído e o processo licitatório deverá ser iniciado ainda neste mês. Em Alagoas, Pindoda e Belo Monte são as únicas cidades que não têm acesso por meio de rodovia asfaltada.   

 

Arapiraca

 

Interligar a população de 17 bairros com acesso ao Shopping Center da cidade sem passar pelo Centro. Esta é a proposta da linha de ônibus Circular Verde com 14 km de percurso, que a Prefeitura de Arapiraca vai lançar em pleno feriado desta quinta-feira, Dia da Independência do Brasil. A ação faz parte de uma parceria com a RM Viação e o Arapiraca Garden Shopping.

 

Branquinha

Teve início ontem e termina hoje por meio da Emater/AL, o segundo módulo do curso básico de apicultura para jovens do assentamento Zumbi dos Palmares, no município de Branquinha. A ação contempla filhos de agricultores do projeto “Colhendo Bons Frutos”, desenvolvido pela Faculdade de Nutrição da UFAL.

 

Abastecimento

 

A Agreste Saneamento passa a atuar no interior alagoano, junto com a Casal, através de uma parceria público-privada, para dar continuidade às melhorias e adequações nos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto, com ampliação, recuperação, operação e gestão do sistema coletivo do Agreste.

 

Abastecimento II

 

A mudança representa, na prática, apenas a substituição da marca da empresa anterior, a CAB Águas do Agreste. De acordo com o diretor, Guilherme Dias, a companhia dará continuidade aos projetos desenvolvidos e acumula toda a experiência técnica de mais de cinco anos de atuação no interior alagoano, gerando resultados reais, entre eles, a construção e funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA), em Arapiraca, com a capacidade de 1.500 m³/hora, além do abastecimento de água nos dez municípios do agreste alagoano e a manutenção do antigo sistema adutor do agreste.

 

Perfil 

 A Agreste Saneamento faz parte da Iguá Saneamento, uma companhia de saneamento básico, que opera em 18 localidades de cinco estados (Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e São Paulo), por meio de concessões e de parcerias público-privadas. A empresa tem um plano de ações para melhorias e adequações nos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto que beneficiará direta e indiretamente cerca de 6,6 milhões de brasileiros.

 

Habitantes

Os municípios que estão se sentindo prejudicados com a estimativa populacional divulgada pelo IBGE terão até 18 de setembro para contestar os dados. Os gestores precisam fundamentar as solicitações por meio de documentos oficiais que demonstrem divergências quanto aos resultados divulgados.

Suporte

A equipe jurídica da AMA está analisando e acompanhando os números de Alagoas para orientar os prefeitos sobre o procedimento legal a ser cumprido junto ao escritório estadual do IBGE, com base nas regras previstas na Lei Federal n. 8.443/1992 e na Lei Complementar n. 143/2013.

Estimativas

Na edição do dia 30 de agosto de 2017 do Diário Oficial da União (DOU) foram publicadas as estimativas populacionais elaboradas pelo IBGE para o ano de 2017. Essa é uma informação relevante por se tratar de um dos parâmetros utilizados pelo TCU para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios.