Flávio Gomes

5 de setembro de 2017

Briga de gambás

Josias de Souza, em seu blog: “Ex-amigos, o delatado Michel Temer e o delator Joesley Batista decidiram se engalfinhar em público. Quebram o pau por meio de notas. Todo brasileiro tem o dever cívico de gritar: ‘Tem que manter isso, viu?!?’ O arranca-rabo pode atrapalhar as votações no Congresso Ainda não dá para dizer até que ponto o convívio do presidente e sua turma com o barão da carne e seus negócios afetou as arcas do Tesouro Nacional. Entretanto, considerando-se o teor dos ataques, o estrago não foi negligenciável. Temer chama o empresário de ‘grampeador-geral da República’. Trata-o como um ‘criminoso’, indigno da imunidade penal que recebeu como prêmio. Em resposta, Joesley pendura no pescoço de Temer a tabuleta de ‘ladrão-geral da República’. E acrescenta, em timbre ácido: ‘Atacar os colaboradores [da Justiça] mostra no mínimo a incapacidade do senhor Michel Temer de oferecer defesa dos crimes que comete’. O mal desse tipo de briga de rua é o pessoal que passa não distinguir quem é quem. Daí a importância de assegurar que a desavença seja levada às últimas consequências. Em meio à atmosfera malcheirosa que infesta o país, Temer e Joesley se tratam como dois gambás. Impossível dizer, por ora, quem prevalecerá. Há apenas uma certeza: nesse tipo de confusão, mesmo ganhando, o sujeito sai fedendo.”

“Cabeças”

O DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) divulgou a relação de 2017dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Da bancada alagoana constam três dos 12 parlamentares: os senadores Fernando Collor de Mello (PTC) e Renan Calheiros (PMDB) e o deputado Arthur Lira (PP).

Novo comando

O engenheiro eletricista Adjar Vieira Barbosa é o novo presidente da Eletrobras/AL. Ele já foi coordenador de planejamento de expansão da empresa e gestor técnico do projeto Energia +, apoiado pelo Banco Mundial, para o sistema Eletrobras. Coube ao deputado Marx Beltrão a indicação, que antes era de Renan Calheiros.

Para todos

Em entrevista a Rogério Costa, na Rádio Gazeta AM, o deputado federal Paulão (PT/AL) se disse convencido, hoje, da necessidade da volta da CPMF, por tributar todas as faixas sociais, e que isso deveria ser incluído em uma futura reforma tributária no Brasil. “Mas os ricos não aceitam”, argumentou o parlamentar petista.

Caixa de surpresa

Marcelo Firmino revela, no site “É Assim”, que ao completar 100 dias de gestão Padre Eraldo, prefeito de Delmiro Gouveia, surpreendeu ao dizer que ‘esse negócio de ser prefeito é meio coisa de corno’. Agora, revela Firmino, em outra ação surpreendente, o prefeito exonerou todos os secretários e comissionados.

Braskem

A Braskem renovou contrato de longo prazo com a Sojitz Pla-Net Corporation para o fornecimento do Polietileno Verde I’m green™. “A renovação deste contrato reafirma o propósito da Braskem em seu processo de internacionalização e expansão de mercados”, diz Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da empresa.

Expectativa

A polícia trabalha com três linhas de investigação para apurar a morte do fazendeiro Cristóvão Rodrigues, de 61 anos, que desapareceu após deixar sua propriedade, em Murici. O silêncio oficial é justamente para não atrapalhar os trabalhos. Até porque uma das hipóteses, se confirmada, significará surpresa para muita gente.

Opinião

Escritor Ruy Castro, na “Folha de São Paulo”, sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “Joga para a galera, finge soltar fogo e enxofre pelas ventas e cospe marimbondos contra os que o processam. Como Godzilla, julga-se acima da lei. Mas, até para Lula, sua fantasia está cada vez mais difícil de carregar.”

 

* A Escola Integrada Sesi/Senai, no Benedito Bentes, é a primeira unidade de ensino do Estado a obter o selo do Programa Gestão Escolar de Qualidade, desenvolvido pela Fundación Chile. A entrega da certificação é hoje, às 9 horas, na unidade escolar.

*A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas convoca seus/suas associados/as para assembleia hoje, às 10 horas, no auditório da Reitoria do Campus A. C. Simões. Entre os pontos de pauta está a paralisação anunciada para 14 de setembro.

*A Superintendência de Tecnologia, Informação e Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas criou o Fênix, o novo Sistema de Gestão de Ocorrências. A apresentação será hoje, 8h30m, em coletiva de imprensa na Sala de Situação da SSP.

*A Secretaria Municipal de Educação promove hoje uma grande ação de prevenção para alunos da Escola Municipal Rui Palmeira, no Vergel do Lago. A ação se iniciará às 8h30 e repassará orientações sobre temas relacionados à saúde de crianças e adolescentes.

*Abrindo a quarta temporada do movimento “Antropofágico Miscigenado” o duo Divina Supernova e o instrumentista Mário Alencar farão shows de 40 minutos. O poeta e artista visual Arthur Buendia fará apresentação especial. Às 18 horas, no Teatro Deodoro.

*Júnior Bocão e Ana Galganni, que compõem o duo Divina Supernova, se apresentam hoje, como uma das atrações do movimento Antropofágico Miscigenado. O show te início previsto para as 17h30m, nos jardins do Teatro Deodoro, no Centro.

*Enquanto o CSA faz excelente campanha e é um dos clubes favoritos a subir da Série C para a Série B em 2018, o ASA, com uma temporada decepcionante, está rebaixado à Série D. Lamentável, principalmente pela afeição que o arapiraquense tem ao clube.

 

“Ladrão geral da República”

Joesley Batista

Empresário, sobre o presidente Michel Temer