Edmilson Teixeira

30 de agosto de 2017

Mosquito

Ontem pela manhã, o diretor executivo da Ensinart Editora, Carlos Aquiles Siqueira, e a gerente de projetos da empresa sediada no Rio de Janeiro, Martha Ferreira, apresentaram à secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Sylvana Medeiros, o projeto piloto “Todos Contra o Aedes aegypti”, que vai envolver 21.271 alunos da rede municipal de ensino de 21 municípios alagoanos.

 

Apoio  

 

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha, expôs o apoio do Estado ao projeto, cuja cartilha e o Manual do Professor com a temática sobre o combate ao mosquito serão lançados no próximo dia 6, às 9h, no Memorial à República, em Jaraguá. A inciativa é da Ensinart Editora, em parceria com Sesau e as secretarias  municipais de Educação, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

 

Barra

Cerca de 250 alunos do 5º ano da rede municipal de ensino da Barra de São Miguel participaram da formatura ano 2017 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O trabalho tem como proposta desenvolver entre crianças, adolescentes e adultos a cultura de resistência às drogas e à violência. O programa é uma iniciativa da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura local. Ao todo, cerca de 1.700 alunos já foram formados este ano.

Saúde

Na segunda-feira em Maceió, gestores da Saúde discutiram na 3ª Assembleia Extraordinária no Conselho Regional de Medicina de Alagoas, o teor da nova portaria do Prosaúde que traz alteração de alguns indicadores, bem como a possibilidade de reajuste do respectivo financiamento estadual para atenção primária. Vale ressaltar que, pela nova portaria, os municípios estarão habilitados a receber o valor estipulado se estiverem com os envios regulares do Plano Municipal de Saúde (PMS) e Relatório Anual de Gestão (RAG).

Feliz Deserto

Cerca de 200 equipes de pesca de todo o Brasil vão se reunir na 24ª edição do Festival do Maçunim e Gincana de Pesca e Arremesso, dias  neste final de semana em Feliz Deserto.  O evento é considerado a maior Gincana de Pesca do Nordeste e o maior encontro de pescadores reunidos em congraçamento do Brasil, seguido de uma programação festiva invejável, durante o dia na praia com trio elétrico e durante a noite na cidade com uma mega estrutura com bandas renomadas.

 Salario

Prefeitos alagoanos estão na expectativa quanto a um projeto que tramita no Congresso Nacional. trata-se de uma proposta que visa reajustar para dois salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou um levantamento que demonstra os impactos da aprovação dessa matéria sobre os cofres municipais. Os cálculos apontam que os cofres locais poderão ser onerados em R$ 3,724 bilhões.

Vale do Paraíba

Começa quinta e vai até o sábado a programação da  7ª edição do Governo Presente. O evento vai atender nove municípios da região do Vale do Paraíba. Viçosa será o primeiro a ser visitado, onde lá será inaugurado o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O Governo Presente é coordenado pelo Gabinete Civil, responsável pela estruturação, planejamento e aplicação da ação. Para o secretário-chefe da pasta, Fábio Farias, a expectativa é ultrapassar os 20 mil atendimentos nesta 7ª edição, principalmente porque, pela primeira vez, o evento terá duração de três dias.

Viçosa

“Eu vou aproveitar para ouvir a população, checar os anseios, chegar mais próximo do cidadão. Vamos discutir também a obra de construção do acesso ao município de Pindoba e ao polo da Universidade Federal de Alagoas [Ufal] instalado em Viçosa, outra antiga demanda. Vamos, ainda, visitar o Matadouro Regional, que está em fase de final de construção e servirá para o abate de bovinos, suínos e caprinos”, citou Renan Filho sobre sua passagem por Viçosa nesta quinta.

Paulo Jacinto

Em Paulo Jacinto, na tarde de quinta, Renan Filho autoriza o início das obras do Hospital Municipal com aporte financeiro do Estado, o repasse do cofinanciamento para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no valor de R$ 57 mil e faz a entrega de vias urbanas pavimentadas.

Capela



Em Capela, Renan Filho inaugura, na sexta-feira, a partir das 9h, a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), faz a entrega da reforma de uma escola estadual e do sistema de abastecimento simplificado de água (poço artesiano). No final da manhã, as ações seguem para Atalaia, a partir das 11h30.

Atalaia

“Estarei em Atalaia entregando a obra de pavimentação asfáltica de mais de 8 km de vias urbanas. Nós vamos entregar também novas ambulâncias para o Samu, tratores para a agricultura familiar, receber o terreno para a construção do Cisp tipo 2 e lançar o Programa Força Tarefa de Segurança Pública. Para que o Vale do Paraíba cresça, é importante que Atalaia se desenvolva, assim como é importante que cresçam Viçosa, Capela, Cajueiro e os demais municípios”, declarou Renan Filho.

Mar Vermelho

No último dia do Governo Presente, sábado, o governador promove a entrega de um Ginásio Poliesportivo em Mar Vermelho e de um sistema de abastecimento de água simplificado, que também será disponibilizado em Pindoba. Em Quebrangulo, será firmado convênio para revitalização do Casarão dos Barros (Palácio), imóvel histórico do município, dentre outras ações.