Flávio Gomes

25 de agosto de 2017

Lula e o Nordeste

Jornalista Kennedy Alencar, em seu blog: “A caravana de Lula ao Nordeste tem um objetivo estratégico importante no momento em que o ex-presidente trava uma batalha jurídica para viabilizar a sua candidatura presidencial. O Nordeste sempre foi a principal base eleitoral de Lula enquanto ele esteve no Palácio do Planalto. A visita tem o objetivo de diminuir a rejeição e aumentar o índice de intenção de voto do petista numa região em que ele já é forte. Pelo peso nacional do Nordeste nas pesquisas de opinião, isso poderia ajudar Lula a continuar subindo nos levantamentos e ainda diminuir a taxa rejeição. Ou seja, ele reforçaria o cacife eleitoral, que funcionaria como um escudo político contra uma eventual decisão judicial que tente tirá-lo do páreo em 2018. Quanto mais forte politicamente, mais difícil seria inviabilizá-lo nos tribunais. O encontro de Lula com o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) interessa aos dois. Lula abre uma fissura no atual campo governista, contando com o início de uma dissidência mais significativa no PMDB. Já o senador tira proveito do cacife eleitoral de Lula para buscar a própria reeleição e a do filho, que também se chama Renan e governa Alagoas.” 

Repercussão

Do site “O Antagonista”: “O Vem Pra Rua divulgou imagens da chegada de Lula a Maceió. Aparentemente, ele consegue ser menos popular que Renan Calheiros.” O texto é acompanhado de um vídeo com imagens registrando pouquíssimas pessoas na chegada da caravana de Lula, pela Praia da Avenida da Paz.

Protesto

Ganharam espaços nas redes sociais textos, vídeos e imagens dando conta de que cerca de 12 viaturas da Polícia Rodoviária Federal acompanharam os ônibus e demais veículos da caravana de Lula em Alagoas. O material foi postado por pessoas estranhando que alguém condenado à prisão por corrupção ande protegido.

Mistério

Lula chegou, discursou, recebeu o título de Doutor Honoris causa da Universidade Estadual de Alagoas e ninguém mais fala sobre as denúncias do diretor da instituição, Jairo Campos, de que teria sido ameaçado de morte por ter concedido a honraria. Como foi a ameaça? Houve registro? Há apuração? Quem sabe…

Missão

Paulão (PT/AL) cumpre agenda desde ontem em Maceió, na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. A atividade de hoje se inicia com entrevista, 8h30m, na Gazeta AM, seguida de visita ao Tribunal de Justiça e atividades com movimentos culturais e de juventude.

Fartura 

Se a situação melhorou muito, no Sertão, depois de quatro meses de chuvas, vai melhorar ainda mais com a construção de 31 pequenas barragens e implantação de um sistema de dessalinização. As obras, de cerca de R$ 2 milhões, vão ser autorizadas hoje, em Santana do Ipanema, às 10 horas, pelo governador Renan Filho

Bem-vinda

O deputado estadual Bruno Toledo (PROS) propôs uma PEC proibindo a criação e a utilização de símbolos de governo (logomarcas, slogans e similares) na administração pública estadual. Uma proposta que, se aprovada, irá proporcionar impessoalidade à gestão pública e economia bastante considerável ao erário.

Opinião

Do site “Migalhas”: “O mandato da ministra Carmen Lúcia acabou e ninguém ainda foi avisado. Só isso explica a chefe do Judiciário, para aplacar a mídia, assinar uma portaria querendo que os tribunais mandem pro CNJ o valor dos vencimentos dos juízes.” Como se sabe, os vencimentos estão expostos nos sites dos tribunais.”

 

*Do Juiz federal Evandro Reis, ao proibir a Universidade Federal do Recôncavo Baiano entregar o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula: “Parece configurar desvio de finalidade revelador de ofensa à moralidade administrativa”. 

*O juiz João Dirceu Soares de Moraes, da 20ª Vara Cível de Maceió, capitão da reserva, será um dos homenageados hoje, 9 horas, com condecoração como Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. A honraria será entregue no 59º BIMtz, no Farol.

*Visando discutir assuntos atuais na saúde metal, acontece hoje e amanhã, no Maceió Atlantic Suítes, a XXIV Jornada Alagoana de Psiquiatria. Iniciativa da Associação Alagoana de Psiquiatria, organizada por Thiago Moraes, psiquiatra do Instituto Erickson.

*Acontece hoje a etapa Maragogi das Conferências Intermunicipais de Promoção da Igualdade Racial. A programação vai até 29 de setembro e inclui São Miguel dos Campos, Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Maceió e União dos Palmares.

 

*Hoje é o último dia do prazo para inscrições ao edital de chamamento público para seleção ao Festival de Cinema de Penedo. Interessados devem comparecer ao Museu Palácio Floriano Peixoto, sede da Secult, na Praça dos Martírios, às 11 horas.

 

*O acesso à arte e à cultura foi ampliado no Complexo Cultural Teatro Deodoro, que agora abre aos sábados, das 8 às 18horas, e aos domingos e feriados, das 14 às 17 horas. Grupos de escolas e instituições devem agendar visita. Contato: 98819.5010 /98884.6885.

 

*Este ano de 2017 tem sido bom para o CSA, excetuando o Campeonato Alagoano, que não ganhou mas fez campanha muito boa. O clube já se garantiu na Copa do Nordeste e está próximo de subir para a Série B do Brasileiro. Melhor: o time tem jogado bem.

 

 

“Espero não me arrepender tanto quanto do primeiro”

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente da República, referindo-se à presidente do PT, Gleise Hoffmann, e comparando-a a Dilma Rousseff