Edmilson Teixeira

25 de agosto de 2017

Capela

Vereador por Capela, Ricardo Lucena está apresentando projeto que consiste  no  incentivo à capacitação profissional de estudantes universitários ao mercado de trabalho através de estágios. “Cadastramento de alunos por curso, incentivando ao gestor a contratação de estagiários em diversas áreas da Prefeitura como: Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte etc.. isso com um único objetivo: formar grandes profissionais na cidade de Capela e dá oportunidades de trabalho para todos”, justifica.


Viçosa 

Manoel dos Passos, o Vô como é conhecido em Viçosa, que já ocupou cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito, resolveu esta semana arrancar um gigante  pé de macaxeiras que teria plantado há três anos no jardim de sua casa. Por mera coincidência,  a ação ocorreu na terça-feira, dia mundial do Folclore. Resultado: o local tem sido até agora, ponte de atratividade por todos que passam no local, isso porque a raiz simplesmente pesa 139 kg, tendo a parte maior com um metro e 64 centímetros de comprimento.

 

Campo Alegre

Na manhã de ontem foi selado uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e a Prefeitura de Campo Alegre. Trata-se de um convênio, com o propósito de viabilizar a entrega de cerca de 500 títulos de propriedade aos moradores do município, por meio do programa Moradia Legal III. Os planos são para  entregar ainda este ano.

 

Funcionamento

 

Moradia Legal é uma ação do TJ por meio de sua Presidência e da Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-AL) e as Prefeituras. De acordo com a prefeita Pauline Pereira, já ficou agendada a primeira reunião  dessa edição do projeto para o dia 06 de setembro priorizando celeridade em mais uma etapa.

 

Pobres

 

O programa viabiliza títulos de propriedade a pessoas com menor poder aquisitivo, que têm a posse do imóvel há mais de cinco anos. A iniciativa é amparada pela Lei Federal nº 11.977, que permite que os trâmites para a entrega dos registros de imóveis sejam feitos administrativamente e sem custos para os beneficiários.

 

Igaci

Prefeito de Igaci, Oliveiro Piancó retornou de São Luiz do Maranhão, depois de dois dias engajado na busca de conhecimento, no que se tem de moderno hoje, em termos de coleta seletiva de lixo; uma vez que a capital maranhense esbanja referência nesse tipo de serviço no Nordeste brasileiro. Além de Piancó, estavam os prefeitos Júlio Cezar (Palmeira) Seninha (Coité do Noia) e Ediel Leite (Craíbas) todos na condição de integrantes do Conagreste (Consórcio de Resíduos Sólidos do Agreste), onde o Ediel é o presidente; além do presidente do Conorte, prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa.

 

 

Fim do lixão

 

“Estamos na luta, a fim de cumprir o que está sendo exigido por lei, sobretudo baseado nas normas do Meio Ambiente, que não permite mais lixões nas cidades, e que as coletas sejam de forma seletiva”, argumentou Oliveiro Piancó. Disse que o lixão de Igaci foi fechado em 2016 e que agora está criando uma cooperativa dos catadores de lixo, justamente para o município se adequar às novas exigências; cujos cooperativados vão ter, segundo ele, a oportunidade de faturar na condição de uma fonte de renda.

 

Piaçabuçu / São Sebastião

Diretores da Codevasf estarão em ação no transcorrer desta sexta-feira, entregando equipamentos agrícolas e inaugurando ruas pelo interior alagoano. Em São Sebastião beneficiará pequenos agricultores com  uma patrulha agrícola mecanizada, composta por um trator e uma roçadeira. O investimento de R$ 84 mil foi com recursos do Ministério da Integração Nacional e do Orçamento Geral da União, destinado à Companhia por emenda parlamentar. Em Piaçabuçu investiu em 336 mil reais para garantir a pavimentação de uma rua da cidade. A inauguração será à tarde.  

 

Porto Calvo

Entre os dias 23 e 29 do próximo mês,  acontece na  histórica cidade de Porto Calvo  uma Oficina Instrumental, onde visa contar com a participação de integrantes de todas os municípios da região.  O evento faz parte de uma parceria da Federação das Bandas de Música e Fanfarra de Alagoas (FEBAMFAL) e da Secretaria Municipal de Cultura portocalvense.

 

São Braz

Funcionário da Escola Municipal  Jose Medeiros, viveram momentos de pânico na quarta-feira. De acordo com as informações policiais, criminosos encapuzados invadiram a unidade de ensino e renderam os funcionários para que pudessem abrir a sala onde estavam os materiais que eles estavam procurando: a merenda dos alunos. O curioso é que os produtos foram colocados em uma toalha de mesa que foi transformada em uma trouxa.

Penedo

Um circuito de ações de conscientização ambiental está sendo realizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL), em parceria com a Prefeitura de Penedo, na região que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe. O órgão pretende, com isso, aumentar a preservação da biodiversidade por parte da população local.

Largada

O ponta-pé inicial do circuito se deu na manhã de quarta, com palestras e atendimentos realizados pela equipe de Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do IMA-AL, na sede da Emater em Penedo.

Árvores

O projeto “Alagoas Mais Verde” também está  sendo realizado na área urbana de Penedo. A ação começou ontem e termina hoje, com o plantio de mais de 350 mudas em praças e demais zonas públicas da cidade. Com isso somam-se mais de 2 mil plantios realizados só em Penedo, desde 2015.

Navegando

Também na manhã desta sexta-feira, os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Santa Luzia irão participar do projeto “Navegando Com o Meio Ambiente”, conhecido como barco-escola, que irá acontecer no Rio São Francisco, e deve refletir sobre as problemáticas e necessidade de preservação do Velho Chico.

Solidariedade

Ainda nesta sexta-feira,  haverá outra Caravana Ambiental na APA. Além das ações ambientais, o prefeito em exercício, Ronaldo Lopes, realizará a entrega de mais de uma tonelada de alimentos para entidades de Penedo. Os alimentos foram arrecadados no Passeio Ciclístico que o IMA realizou no mês do Meio Ambiente, em junho.