Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/html/wp-content/themes/tribuna-2017/header.php on line 34
Warning: implode(): Invalid arguments passed in /var/www/html/wp-content/themes/tribuna-2017/header.php on line 40
class="post-template-default single single-post postid-8821 single-format-standard">

Flávio Gomes

23 de agosto de 2017

A faxina na Câmara

Jornalista Ilimar Franco: “O escândalo da Petrobras. As delações envolvendo políticos de todos os partidos nas doações eleitorais irregulares de empresas. O pagamento de propinas para políticos e autoridades, sobretudo do PT. A denúncia contra o presidente Michel Temer. A impactante condenação do ex-presidente Lula. A crise ética. O crescimento do sentimento da antipolítica. Esse ambiente indica que haverá uma renovação na Câmara acima dos 62% registrados em 1990, nas eleições que se seguiram à posse de Fernando Collor de Melo. O partido mais atingido naquela ocasião foi o PMDB, que elegeu a maior bancada nas eleições da Constituinte (1987-1988). Agora, a previsão é de que todas as grandes legendas sejam afetadas e se aprofunde a fragmentação na Câmara, a exemplo do que já ocorreu nas eleições municipais de 2012, como avalia o cientista político Antônio Carlos Queiroz, do DIAP. Para manter seus mandatos, os atuais 513 deputados terão uma vantagem comparativa: acesso a recursos orçamentários do governo Temer, leia-se emendas parlamentares, o que lhes poderão assegurar mais visibilidade pública em seus redutos eleitorais, e maior manipulação das verbas do Fundo Partidário Não bastassem as denúncias de corrupção envolvendo a classe política, a polêmica reforma trabalhista e o congelamento dos gastos públicos, provocado pelo aumento do déficit, são elementos catalisadores da rejeição da população.” 

Pró

A programação do ex-presidente Lula hoje em Alagoas se inicia com a entrega a ele, pela manhã, em Arapiraca, do título de Doutor Honoris Causa da UVEAL – Universidade Estadual de Alagoas. Consta que Lula almoçará na casa do médico José Wanderley Neto, em Maceió, e, depois, terá reunião política, no Clube Fênix.

Contra 

Nem tudo será favorável a Lula nessa visita a Alagoas. Está programada para 18 horas, no Estacionamento de Jaraguá, na Praia da Avenida da Paz, bem próximo ao Clube Fênix, uma manifestação contra o ex-presidente. A carreata “Lula na cadeia” é organizada pelo Movimento Brasil está sendo convocada pelas redes sociais.

Contestação 

Deputado federal Ronaldo Lessa (PDT/AL), no lançamento do seu livro “Mandato digno”: “Eu estou muito preocupado com o desmonte que o governo Temer está fazendo com a nossa economia, sobretudo com a desnacionalização. A indústria nacional sofre concorrência desleal com outros países, então minha preocupação tem sido essa”.

 Risco 

“Veja” on line: “Adversários do senador Renan Calheiros (PMDB) cogitam entrar na justiça contra ele por campanha eleitoral antecipada. O motivo: no convite para entrega de tratores e implementos agrícolas em municípios alagoanos, o secretário de Agricultura do Estado, Álvaro Vasconcelos, colocou o nome do senador.”

 Explicação

Declaração do prefeito Rui Palmeira, repercutida por Luís Vilar, no Cada Minuto: “Os radares são sinalizados e em alguns casos estamos tirando as lombadas físicas para colocar eletrônica. Com o chamado quebra-molas é preciso quase que parar o carro e passar a 0 km/h, a 5 km/h, e com a eletrônica se passa a 40 km/h.”

 

Proposta

O deputado federal Nivaldo Albuquerque apresentou projeto propondo isenção da CIDE – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico para combustíveis vendidos para taxistas, empresas ou pessoas jurídicas que possuam como atividade principal o transporte de passageiros. O objetivo é diminuir os custos para o consumidor.

Exemplo

Médico Marcos Davi, na “Gazeta”, sobre o colega Antônio de Pádua Cavalcante: “Sempre que um médico se defrontar no exercício da profissão com uma situação difícil, que configure um dilema ético ou moral, basta lembrar dele e da sua cruzada para tomar a decisão correta que preserve intocáveis a dignidade do paciente e da Medicina”.

 

 

*A missa do sétimo dia da morte do médico Antônio de Pádua Cavalcanti será celebrada hoje, às 18h30m, na Igreja de São Pedro, em Ponta Verde. Além de excelente figura humana, Antônio de Pádua era muito competente e uma liderança da sua categoria.

*A Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas e a Procuradoria Geral do Estado promovem, hoje e amanhã, na PGE, o curso “Aspectos Práticos do ICMS”, com Eduardo Castro, Procurador do Estado do Paraná e escritor Eduardo Castro. Inscrições esgotadas.

 

*O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinicius Palmeira, e o presidente da Associação Cultural Lagoa do Sul, Carlito Lima, lançam hoje a programação da Festa Literária do Pontal da Barra. Às 9 horas, na Casa do Surf (Rua Ernandes Bastos, Pontal).

*Está aberto ao público o novo Centro de Atendimento ao Cidadão da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito. A unidade fica na sede da SMTT, no Tabuleiro, para demandas de protocolo, multas, cadastro e regularização de taxistas e escolares.

*O Centro Especializado em Odontologia Dr. Rafael de Matos, que estava fechado há quatro anos, também recebeu melhorias da Prefeitura de Maceió e foi reaberto. O CEO funciona na Unidade de Saúde Arthur Ramos, no Conjunto Henrique Equelman.

*Os empresários Maria Teresa e Dinho Lopes anunciam o lançamento da Middô Eventos para o dia 1º de setembro, 19 horas, na sede da empresa, na Rua Valdo Omena, Ponta Verde. Durante coquetel haverá exposição de produtos e serviços para eventos e festas.

*Clássicos de Chico Buarque marcam o show da cantora Wilma Araújo, hoje, 19h30m, no Teatro Deodoro, pelo projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato. Além dela, Almir Medeiros, Marcos Vinicius, Felix Baigon e Carlos Bala. Ingresso a R$ 20,00.

 

 

“Seria um bom passo para nos blindar de um sistema de crises que se repetem”

Gilmar Mendes

Presidente do TSE, defendendo um “semipresidencialismo”