Flávio Gomes

20 de agosto de 2017

O racha tucano

De Gerson Camaroti,  em seu blog: “O programa partidário do PSDB exibido nesta quinta (17) teve reflexo imediato dentro e fora do partido. No Palácio do Planalto, o programa foi criticado por auxiliares do presidente Michel Temer e causou uma saia justa entre os ministros tucanos, especialmente ao chefe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy. 

Na propaganda, a legenda diz que errou ao aceitar como ‘natural’ a troca de favores individuais em prejuízo da ‘verdadeira necessidade do cidadão brasileiro’. No ninho tucano, a avaliação é que o programa aprofundou a divisão interna entre aqueles que apoiam o governo Temer e aqueles que defendem o desembarque. Já aliados do presidente em exercício do PSDB, Tasso Jereissati (CE), argumentam que o programa funcionou parar marcar um contraponto aos demais partidos, especialmente o PT. No vídeo, o PSDB critica o atual sistema de governo e defende uma mudança para o parlamentarismo. Na visão do partido, o presidencialismo de coalizão ‘ficou antigo e ganhou muitos vícios’.

Apesar de criticar o presidencialismo de coalizão, o PSDB, atualmente, comanda quatro ministérios no governo Michel Temer: Cidades, Relações Exteriores, Direitos Humanos e Secretaria de Governo.”

 

Afinidade

José Thomaz Nonô, presidente do DEM/AL e secretário de Saúde de Maceió, é o político alagoano mais próximo de Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados. Quando deputado federal, Nonô foi contemporâneo de Rodrigo, de quem é padrinho de casamento, e do pai dele, César Maia, hoje vereador no Rio de Janeiro.

Novo tom

O prefeito Rui Palmeira reclamou, dias atrás, do descaso da União em relação às enchentes deste ano. Ouviu do presidente Michel Temer que a União está liberando R$ 25 milhões e mudou: “Vamos poder dar mais segurança para as pessoas, por meio de um trabalho estratégico de contenção de encostas e drenagem pluvial”.

Conflito 

Diz Bernardino Souto Maior, em seu blog, sobre o deputado Cícero Almeida e seu novo partido: “Almeida havia deixado o PMDB dos Renan’s e se filiado ao Podemos com a promessa de que iria comandar o partido em seu estado, mas, em vez dele, a presidência nacional indicou o advogado Omar Coelho para o posto”.

Revolta 

O deputado estadual Bruno Toledo (PROS) repudia o fato de a Universidade Estadual de Alagoas conceder o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula. Diz que o Estado pode servir de chacota em nível nacional. Diz ainda que o título “envergonha Alagoas” e que “o povo não pode servir de palanque eleitoral”.

Tchau

Alagoano de Viçosa, Aldo Rebelo sempre foi uma das maiores expressões do PC do B, mas agora comunica a saída do partido. Rebelo atuava no Jornal de Alagoas e fazia Direito na Ufal quando se mudou para São Paulo, onde se elegeu vereador e deputado federal. Foi também presidente da Câmara dos Deputados.

Azul

Helder Lima, titular da Sedetur, e dirigentes da empresa aérea Azul comandam neste sábado, 19 horas, no Hotel Jatiúca, a entrega de prêmios aos agentes de viagem ganhadores da campanha “Azul da Cor do Mar de Alagoas”. O prêmio principal é um automóvel. São parceiros Luck Receptivo, ABIH/AL e Prefeitura de Maceió. 

Opinião

Vinícius Torres Freire, na “Folha de São Paulo”: “A equipe econômica anunciou pacote desesperado a fim de corrigir erros do primeiro plano de gastos e conter outras besteiras à espreita. A coalização temeriana rasgou de vez a fantasia responsável depois da folia que manteve o presidente no poder.”

 

*Juiz federal Evandro Reis, ao proibir a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano: “Parece configurar desvio de finalidade revelador de ofensa à moralidade administrativa”. 

*A Associação dos Municípios Alagoanos e a União dos Dirigentes Municipais de Educação se reúnem na próxima 2ª feira para debater Planos de Carreira e Remuneração para os servidores da Educação. A partir das 10 horas, na sede da AMA, em Maceió.

*Micros e pequenos empresários participam na próxima 2ª feira do III Seminário Desafios do Crescimento, iniciativa do Sebrae/AL, que tem como tema “Estratégias de captação e retenção de clientes”. No Hotel Ritz Lagoa da Anta, das 19 às 21h30m. 

* O Parque Shopping Maceió recebe neste sábado uma ação para envolver a população para o projeto Criança Esperança. O evento, promovido pela TV Gazeta, vai contar com apresentações de crianças de instituições apoiadas pelo projeto. A partir do meio-dia.

*Neste sábado o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore sedia a Mostra Poéticas e Talentos Coreográficos. O evento, que tem início às 14 horas, segue a proposta de suas edições anteriores, trazendo diversidade nas apresentações artísticas.

*O programa “Aplauso” deste final de semana aborda o trabalho de Charles Aznavour, cantor e compositor francês, um dos ícones da música mundial. Sábado, das 15 às 17 horas, na Difusora AM; domingo, das 10 horas ao meio-dia, na Educativa FM.

*Programação dos clubes alagoanos no Campeonato Brasileiro neste final de semana. Série B: sábado, 16h30m, no Trapichão, CRB x Luverdense; Série C: sábado, em Artacaju, Confiança x CSA; domingo, em Arapiraca, 16 horas, ASA x Moto Clube.

 

“O zika chegou, vai ficar, e em algum momento teremos novo surto”

Joaquim Molina

Representante da OPA-OMS no Brasil