Edmilson Teixeira

17 de agosto de 2017

Atalaia

atalaia 600x300 c - Atalaia

Prefeito de Atalaia, Chico Vigário, esteve no Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), a fim de agradecer o trabalho desenvolvido na revisão de limite territorial, que pode contribuir para a atualização do Fundo de Participação do Município (FPM) e recuperação dos índices econômicos. Na ocasião, o diretor-presidente Jaime Silva entregou o relatório sobre a expansão urbana populacional, que foi produzido pela equipe coordenada pelo técnico de agrimensura Milton Melo. 

 Concurso público

 

Através de um consórcio – ainda em fase de estudo – com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), diversas prefeituras poderão realizar  concursos públicos, de forma rápida e mais econômica, uma vez que a contratação desta modalidade – consórcio – barateia os custos para a realização das provas, aluguel de espaço físico e toda logística do certame. O assunto foi discutido essa semana na sede da AMA entre 14 prefeitos interessados no assunto.

 

Pão de Açúcar

 

“Sem medir esforços, estamos trabalhando ao máximo para a realização do concurso em nossa cidade para o preenchimento de vagas na Educação. Hoje, nossa maior demanda é a contratação de professores. Queremos de uma vez por todas, sanar este problema que persiste há 8 anos. Iremos dar oportunidade para que todos possam participar do processo”, disse Flavinho.

 

Interessados

 

Além de Pão de Açúcar, outros municípios como Belo Monte, Belém, Coité do Noia, Major Isidoro, Mata Grande, Mar Vermelho, Marechal Deodoro, Pilar, Palestina, Passo do Camaragibe, Quebrangulo, Senador Rui Palmeira e Traipu, farão parte do consórcio. Os municípios terão até o dia 30 de setembro deste ano para enviar toda a documentação solicitada pela Fundação, para análise. Uma nova reunião será marcada para traçar os próximos passos.

 

Inovação

A implantação de  energia eólica em Alagoas vem ganhando peso, sobretudo pelo entusiasmo que o governo alagoano vem tendo sobre projetos que estão por vir. Como se sabe, a eólica  é uma das formas de energia mais limpas e eficazes, sendo captada por meio do fluxo, força e velocidade do vento. Atualmente, existem 457 parques eólicos no país e 80% deles estão no Nordeste.

Mata Grande

Lá em Mata Grande, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) está fazendo a intermediação entre a Prefeitura e a empresa Renova Energia, a fim de implantar naquela região o sistema de energia eólica. De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, esse projeto demonstra a preocupação do governo com a expansão socioeconômica, investimento tecnológico e de baixo impacto ecológico em Alagoas.

 

Disponibilidade

 

O prefeito de Mata Grande, Erivaldo Mandú, destacou que a Serra do Parafuso localizada em torno de 600m acima do nível do mar, é uma área com grande potencial para a instalação de no mínimo 30 turbinas, sendo necessária uma avaliação minuciosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Penedo

Entre os dias 26 e 27 deste mês, jovens penedenses ligados a Igreja Católica promovem  um grande evento cristão denominado Renova-me.  A meta é a de  evangelizar a juventude local, contribuindo para a sua formação humana e cristã através da fé em Jesus Cristo. O Encontro acontece no ginásio do Colégio Diocesano

IBGE

Em resposta à solicitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ampliou o prazo para que os Municípios encaminhem as contestações acerca das estimativas populacionais. Em oficio, o Instituto garantiu que continuará a observar os prazos e os procedimentos administrativos, no que se refere à divulgação da população dos Municípios. As administrações locais terão o prazo de 20 dias – estabelecidos pela Lei 8.443/1992 –, a contar da divulgação, prevista

Flecheiras

Perseguido por bandidos, um mecânico morador da cidade de Flexeiras e sua esposa foram vítimas de um acidente no início da tarde de ontem, quando voltavam para casa. O motorista do chevrolet cruze, perdeu o controle, bateu no poste de alta tensão às margens da rodovia AL-405 e caiu em uma ribanceira. Os dois não tiveram nada de grave e os suspeitos bandidos desapareceram.

 

Folclore

Sábado será possível acompanhar em Maceió um conjunto de folguedos e manifestações culturais existente em diversos municípios alagoanos num só lugar. É o que garante o Sesc, que agora em agosto promete celebrar em grande estilo a passagem do Dia do Folclore, comemorado no dia 22. 

 

Folclore II

 

Na realidade a diversidade presente no patrimônio cultural de Alagoas é ampla, fazendo do estado um celeiro de folguedos e manifestações populares. Reisados, cheganças, pastoris, guerreiros, quilombos, taieiras, cabocolinhos e fandangos são alguns exemplos. Será às 16h no Sesc Poço, com entrada franca.