Flávio Gomes

15 de agosto de 2017

O valor da política

Eduardo Simbalista, no site “Diário do Poder”: “Desde Aristóteles, conhecemos o valor da política; o que nos é dado conhecer, de tempos a esta parte, é o preço da política. À soma dos caixas 1 e 2, propinas, agrados, adjutórios e pixulecos, o brasileiro vê agora juntar-se o anunciado fundo de financiamento de campanhas para eleição de representantes inservíveis, senão corruptos. Paga-se para entrar na panelinha de candidato, financia-se, em seguida, a sua cada vez mais cara campanha, e depois paga-se outra vez, mês a mês, para ver-se enganado durante todo o mandato. E esta é a única certeza que a política eleitoral tem trazido: nenhum eleitor será jamais decepcionado, pois sabe de antemão que o jogo se fará sempre contra os interesses do povo. Exagero: aí também temos agora surpresas. A capacidade do político brasileiro de se afastar da realidade está sempre a trazer novidades: todas as instituições sem dinheiro, todos os serviços precários, uma sensação de orfandade cívica. Agora mesmo, o teatro do Congresso se reabre para o escárnio de sempre. No palco, cai o pano do perdão das dívidas dos agricultores. Sobe o pano, e abre-se o embate sobre o Refis do Grande Perdão, agora ao custo de R$ 13 bilhões.Nenhum aplauso, nem vaia. Para quem assiste a esse enredo, está claro que a democracia de balcão para a governabilidade à brasileira acaba cara demais. Nem há mais protesto: a apatia é filha da descrença, o desencanto cívico é o prenúncio agourento das rupturas.”

Impacto

O assassinato de Rodrigo Alapenha, genro de Luiz Carlos Costa (Lula Cabeleira), ex-prefeito de Delmiro Gouveia, foi um duro golpe no trabalho de combate à violência por parte do governo de Alagoas. Havia muito tempo que não ocorria um crime de tamanha ousadia e repercussão. Tomara que tenha sido só um fato isolado.

Agenda

O Ministério do Turismo realiza hoje, em Brasília, o seminário “A importância dos parques temáticos para o turismo”, com presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão. Participará o presidente da Associação Internacional de Parques de Diversões e Atrações, Greg Hale, vice-presidente mundial da Walt Disney Company.

In loco

A propósito dele, Marx Beltrão era um dos passageiros do vôo JJ3577, de Maceió para Brasília, na tarde de ontem. Além de dar exemplo, ao utilizar aviões de carreira, ao agir assim o ministro/deputado tem a oportunidade de sentir as necessidades do cidadão comum usuário de aeroportos e companhias aéreas.

Proposta

A Fecomércio/AL defende o parcelamento de débitos tributários junto ao Estado. “O que se pretende não é o parcelamento pelo parcelamento. Esses programas trazem benefícios indiretos, como a regularidade fiscal para participação de licitações e acesso ao crédito bancário”, explica Izabel Vasconcelos, assessora da Federação.

Perda

Muito lamentada a morte, domingo último, de Murilo Rocha Mendes, aposentado como chefe do Ministério Público do Tribunal de Contas do Estado. Foi Secretário de Negócios do governo de Muniz Falcão, secretário da Fazenda com Lamenha Filho e secretário da Educação de Divaldo Suruagy, além de deputado federal.

Pádua

Outra morte bastante sentida foi a do médico Antônio de Pádua Cavalcanti, sepultado ontem. Além de presidir o Conselho Regional de Medicina, Pádua foi também presidente da Academia Alagoana de Medicina, diretor geral do HGE, chefe de gabinete da Sesau e secretário adjunto de Saúde da prefeitura de Maceió.

Caos

Revista “Veja”, sobre a difícil situação do povo venezuelano: “Na Venezuela de Nicolás Maduro conta-se aos milhões o total de vítimas – da fome, do desemprego, da falta de qualquer perspectiva. Soma-se a elas o também expressivo numero de mortos nos protestos dos últimos quatro meses, na casa dos 130.”

 

*O Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, promove hoje oficinas para orientar candidatos a se inscreverem no Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. As inscrições estão prorrogadas até o dia 28 deste mês.

*O chefe de segurança da FAT, Staeel Santos, e o Tenente Coronel PM Ênio Bolivar de Albuquerque ministram palestra às 19 horas de hoje, no auditório da Unidade Barro Duro da instituição, sobre o tema: “Segurança  Percepção e Realidade”.

* “Estratégias nutricionais eficientes na hipertrofia e na redução da gordura corporal” é o nome do curso que será ministrado pelo nutricionista Luciano Bruno no Hotel Jatiúca, em 26 de agosto. Inscrições até hoje, na rede de farmácias de manipulação A Fórmula.

*A nutricionista Bella Falconi participa hoje, em Maceió, do “Talk com Bella”, bate-papo sobre estilo de vida saudável. A partir das 19 horas, na Praça de Alimentação (Piso L3) do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas. O acesso do público é gratuito.

 

*A Pinacoteca Universitária, em parceria com o Governo estadual promove a??????????????????????????????????exposição “Horizontes”, pelos 200 anos de Emancipação Política de Alagoas. São mais de 40 obras inéditas. A abertura será hoje, 20 horas, com visitação até 7 de outubro.

*O Senac realiza hoje – Dia da Informática -, a partir das 19h30, o Debate Tecnológico, roda de conversa sobre o mundo do trabalho para o profissional de TI. As inscrições custam um kit de higiene pessoal, material que será doado. Contato: 2122.7884.

*O CSA, e bela campanha na Série C do Campeonato Brasileiro, faz hoje o primeiro confronto do “mata-mata” buscando garantir vaga na Copa do Nordeste de 2018: enfrenta o Parnahyba, às 21 horas, no Estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba (Piauí).

 

“Políticos têm de pensar no que pedem à sociedade”

Míriam Leitão

Jornalista, em “O Globo”