Blog do Dresch

12 de agosto de 2017

Reitora conta com a solidariedade do governador

                  A Reitora da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Rozangela Wyszomirska foi alvo de um gesto de solidariedade do governador Renan Filho. Ela estava à frente da Secretaria de Estado da Saúde no período investigado pela Polícia Federal e Controladoria Geral da União (CGU) por possíveis irregularidades em processos de licitação. “A professora Wyrszomiska é uma pessoa, séria, correta, decente e que toda a sociedade alagoana conhece” disse o governador, salientando que defende o aprofundamento das investigações porque “é preciso separar os culpados dos inocentes” afirmou.

 

Municípios em fase crítica

                   A crise econômica e fiscal que atinge em cheio o país, reflete com mais intensidade nos entes responsáveis por atender as demandas da sociedade. No caso, as prefeituras. Um estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostrou que 85,9% dos municípios brasileiros apresentaram situação fiscal difícil ou crítica em 2016. No ano passado, 2.613 prefeituras estavam em situação fiscal difícil (57,5%), enquanto que 1.295 prefeituras estavam à beira da insolvência (28,4%). Leve-se em conta de que no mesmo período 1.024 prefeituras não divulgaram os dados. Na análise por regiões, o Nordeste apresenta a maior proporção de prefeituras em situação fiscal difícil ou crítica: 94,9% dos municípios enfrentam problemas nas contas públicas. Ainda de acordo com o estudo, 715 cidades encerraram 2016 sem caixa para cobrir as despesas do ano anterior.

 

Documentos comprometedores

                   A Construtora Odebrecht encaminhou ao Ministério Público uma quantidade considerável de documentos, que podem comprometer ainda mais os investigados da Operação Lava Jato. O material inclui extratos bancários de pagamentos a offshores no exterior destinados a políticos, e novas planilhas com nomes de receptores de recursos ilícitos. Os documentos fazem parte de um programa que a empresa utilizava para gerenciar a propina distribuída. Os Procuradores da Operação Lava Jato afirmam que o material pode abrir novos flancos de investigação que não prosperaram anteriormente por falta de provas.

 

 

Documentos comprometedores 2

                   O programa ficava hospedado na Suíça e foi apagado quando a Lava Jato ganhou força em 2014. Nele estavam armazenadas planilhas com requisições e programações de pagamentos ilícitos, obras, valores e codinomes a eles vinculados, além de extratos e documentos enviados por operadores comprovando que os acertos foram realizados. O sistema foi desenvolvido pela própria empresa nos anos 90 para uso interno, mas acabou como ferramenta de uso exclusivo do departamento da propina. Apesar de apagado, o material foi recuperado pelas autoridades suíças e devolvido à Odebrecht por ter obtido esse direito na justiça. Os dados foram um dos trunfos da empreiteira para fechar acordo com os procuradores brasileiros.

Acesso à Serra da Barriga

        O Governo de Alagoas vai pavimentar o acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares. Dentro de 15 dias será lançado o edital de licitação para contratação da obra, garantiu o governador Renan Filho, ao assinar a ordem de serviço para recapeamento dos acessos a cidade de União dos Palmares. Berço do Quilombo dos Palmares, a serra tornou-se Patrimônio Cultural do Mercosul, e por isso mesmo a obra vai resgatar a tradição histórica, cultural e ao mesmo tempo vai impulsionar o turismo da região, assinalou Renan Filho.

Fim do refrigerante nas escolas

            A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto de lei que proíbe a venda de refrigerantes em escolas do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. O projeto agora está pronto para ser votado no plenário e depois seguir para o Senado. O autor do projeto é o deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG) e foi relatado pelo deputado Luiz Couto (PT-BA) com o argumento dos riscos relacionados ao excesso no consumo de bebidas açucaradas e aumento dos casos de sobrepeso e de obesidade. O relator afirmou ainda que “a lei que trata da alimentação escolar estabelece que a merenda deve seguir princípios de alimentação saudável e adequada”.

Fim do refrigerante nas escolas 2

           Na justificativa do projeto, Fábio Ramalho disse que “um dos grandes vilões da obesidade infantil é o consumo indiscriminado de alimentos de alto teor energético e pouco nutritivos”. Esclarece ainda que “a obesidade infantil vem acompanhada, em muitos casos, de múltiplas complicações como o diabetes, o aumento dos níveis de colesterol no sangue, a hipertensão arterial e outros problemas cardiovasculares”. Segundo o texto, a obesidade já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras.

 

 

  • Uma matéria publicada pela Forbes, anunciou a descoberta recente de uma esmeralda maciça de 794 libras, na Mina da Carnaíba, no Brasil.
  • A reportagem diz que a pedra de 4,3 pés de altura e é avaliada em aproximadamente US$ 309 milhões.
  • A esmeralda agora é de uma empresa privada que não revela sua identidade por medidas de segurança, e já anunciou que pretende modificar com frequência o local onde a pedra ficará guardada.
  • A esmeralda foi encontrada em uma área do Brasil conhecida por produzir gemas magníficas. A mina da Carnaíba está localizada na Bahia.
  • O conjunto de gemas foi encontrado a 200 metros de profundidade e exigiu dez pessoas e uma semana inteira para extrair e levantar o aglomerado para a superfície.
  • O espécime é composto por 180.000 quilates de cristais de esmeralda. E seu valor é estipulado pelo tamanho, raridade, quantidade de cristais e pela pureza da pedra.
  • O proprietário está finalizando a documentação legal para declarar sua propriedade. Não disse se pretende exibir a esmeralda em um museu ou se pretende vende-la.