Edmilson Teixeira

9 de agosto de 2017

Mata Grande, duelo nos bastidores!

De Mata Grande vem à informação, de que o prefeito Erivaldo de Mandu (PP) está sendo pressionado pela família Brandão. É que no último sábado à noite, Erivaldo teria recebido em seu apartamento em Maceió, a indigesta visita de Hélio Brandão e sua esposa Cristina, ocasião em que jogaram duro quanto a um compromisso firmado em campanha, que não vem sendo honrado mensalmente; conforme acerto feito no ano passado.   

Mata Grande – mensalinho  

Erivaldo Mandu é cria política do ex-prefeito Hélio Brandão. Tanto que nas duas gestões passadas, Mandu ocupou o cargo de vice, onde o prefeito era Jacob Brandão (filho de Hélio), o que está solto por efeito de um habeas corpus (envolvido num esquema de desvio de dinheiro da saúde). “Certamente seu Hélio está exigindo do Mandu, um ‘mensalinho’ que provavelmente deixou de ser cumprido” disse um informante, que pediu para manter seu nome em sigilo.

Mata Grande – acuado

“Creio que o Erivaldo  Mandu não rompeu propriamente dito com seu Hélio; até porque ele vem mantendo até agora os secretários: Diana Brandão, Gabriel Brandão, Guilherminho e Dona Francisca”, disse o informante; mas entendendo que existe a hipótese, do prefeito está acuado, e até com medo de inflamar ainda mais a situação, sobretudo exonerando esses quatro personagens ligados familiarmente e politicamente  ao velho Hélio.   

Poço das Trincheiras

A Emater/AL marcou presença em Poço das Trincheiras. Foi levar conhecimento de sua atuação social para integrantes quilombolas da comunidade Jacú e Mocó. As famílias conheceram novas perspectivas sociais e ganharam mais qualidade de vida com o apoio do órgão, que vem realizando, desde 2015, atividades de inclusão produtiva e cidadania junto às famílias beneficiadas por oito novas casas no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). 

Maribondo

“Com o objetivo de buscar recursos para realizar investimentos que melhorem a qualidade de vida da população maribondense, viajei à Brasília para me reunir com o senador Fernando Collor, e o ministro do turismo, Marx Beltrão” recado postado nas redes sociais pelo prefeito interino, Serginho Marques.

 

Capela

“Quando cuidamos dos avanços sociais, nós defendemos os interesses das famílias que mais precisam, e consequentemente, daquelas crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social! Por pensar desta forma, Capela está inserida dentro do Programa Criança Feliz, o qual funcionará no prédio do antigo PETI” disse o prefeito de Capela, Adelminho Calheiros.

Medidas

Ademinho afirmou ainda, que no local que também abrigará o do Centro de Serviço de Convivência, já foi iniciada uma grande reforma, para que em breve ocorra a execução do programa, que garantirá uma nova qualidade de vida às crianças capelenses.

Igaci

Na segunda-feira à tarde, o prefeito Piancó e seu secretário de Agricultura, André Medeiros estiveram na Secretaria de Estado da Agricultura, junto com o comandante da pasta, Álvaro Vasconcelos. “Discutimos formas de podermos atender melhor nossos agricultores familiares, bem como aquisição de alevinos para o açude Jacuípe e barragens comunitárias” disse o gestor.

Outros

O prefeito de Igaci, Oliveiro Piancó afirmou que nesse encontro, solicitou também a aquisição de um trator com equipamentos, além da inclusão de Igaci no Programa Rural Legal e na expansão do Programa Moradia Legal. “O secretário foi bastante solicito nos garantindo que em breve teremos novidades” disse o prefeito.   

Porto Real do Colégio

Dois irmãos de 18 e 20 anos foram encontrados mortos nas proximidades da Companhia de Polícia Militar da cidade de Porto Real do Colégio. Os corpos de Caboquinho, que completou 18 anos no mês passado e Nan, 20, foram localizados em um terreno por trás da Cia. As vítimas identificadas apenas por apelidos tinham várias passagens pela polícia, como tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A primeira suspeita é que a dupla foi morta a tiros.

Penedo

E a ousadia dos assaltantes que agem em Penedo não para! Na segunda-feira, uma escola que fica situada na parte baixa da cidade foi invadida, teve o alarme quebrado e alguns objetos levados por indivíduos ainda não identificados. A ação criminosa aconteceu no prédio da unidade de ensino Dr. Deraldo de Souza Campos, local que temporariamente abriga alunos do Rotary.

 Consórcios

Na segunda-feira, os representantes dos 9 consórcios públicos de Alagoas se reuniram na sede da AMA, para criar estratégias de fortalecimento das instituições. A primeira ação será criar um Fórum para discutir questões técnicas e dividir experiências. O Fórum deve acontecer  no dia 4 do próximo mês, lá mesmo na  AMA.

Avaliação

Para o presidente da AMA, Hugo Wanderley, os consórcios são o caminho para gestões públicas. “Precisamos fortalecer esse tipo de organização que promove a economia dos municípios. A AMA está sempre apoiando e deixa o setor jurídico especializado disponível para ajudar e tirar dúvidas sobre questões técnicas dos consórcios”, afirmou.

Sistema

Segundo Brígida Alencar, assessora jurídica e responsável pelos consórcios na AMA, os consórcios em Alagoas estão bem organizados e atuam em diversas áreas como a compra de medicamentos, atendimentos médicos, resíduos sólidos, iluminação pública, entre outras.

Palmeira dos Índios

Os Correios criaram e emitiram essa semana quatro selos em homenagem aos 128 anos de emancipação política de Palmeira dos Índios, quando no próximo dia 20 será celebrada oficialmente esta data.  nos quais figuram personagens históricas da Terra dos Xucurus: o consagrado músico Jacinto Silva, o empresário e historiador Luíz Torres, o mundialmente conhecido escritor Graciliano Ramos e o cantor e compositor Carlos Moura.