Flávio Gomes

9 de agosto de 2017

Caso de cadeia

De Ipojuca Pontes, no site “Diário do Poder”: “Na sua oligofrenia progressiva, Lula diz que o seu governo livrou da fome 40 milhões de carentes que saíram da linha da pobreza para ingressar numa ‘nova classe média’. Sem jamais entrar numa fila do INSS, sustenta que transformou a saúde do Brasil em coisa de 1° mundo. Mais: garante que mesmo sendo analfabeto de pai e mãe, abriu as portas das universidades para o povo. E tudo a partir da consolidação, pelo seu ‘Estado Forte’, de uma política de ‘conteúdo nacional’ (vide a ‘Nova Matriz Econômica’, de fedor leninesco). Cinismo assumido, a mentira tem pernas curtas… Ademais, Lula aufere gordas aposentadorias, tem carro com chofer, apartamento confortável do qual não pode ser despejado, adega de fazer inveja a Brillat-Savarin, além de filhos e sobrinhos ricos. Há quem admita até que o honorável dispõe de boas reservas em Cuba e na Venezuela. E o PT, ainda hoje uma das siglas partidárias mais ricas do planeta, não vai permitir que o seu ‘líder carismático’ saia da boa vida e fique ‘asfixiado’. 

Cadeia é pouco

É lamentável que, com tantas operações policiais e judiciais descobrindo falcatruas com o dinheiro público, ainda exista quem se passe a meter a mão no erário. Mais lamentável ainda é roubar verbas na saúde e na educação. Prisão perpétua cumulada com confisco de bens deveria ser a pena mínima para esses casos.

Alerta inútil

Bruno Toledo, deputado estadual, desabafou, na ALE, sobre a gatunagem: “Em 13 de dezembro foi aprovado o meu requerimento aqui nessa Casa. Eu pesquisei e vi que havia indícios de fracionamentos no intuito de burlar o processo de licitação. Alertei sobre a questão da Saúde. O governo tem culpa por ação ou omissão.”

Punição?

Nas redes sociais circula a informação de que desde o ano passado a Controladora Geral do Estado, Maria Clara Bulgarin, havia advertido o governo sobre irregularidades ontem divulgadas. Fala-se, também, que por isso Clara Bulgarin seria exonerada. Pelo trabalho dela na CGU o Estado de Alagoas é campeão em transparência.

Rapa

Luiz Otávio Campos está sendo exonerado da Secretaria de Portos, cargo importante do Ministério dos Transportes. Seria mais um ato do presidente Michel Temer contra indicados por Renan Calheiros. Além dele, já saíram Rossevelt Patriota (Dnit), Waldemir Abreu (Eletrobras) e Marcos André (Ministério do Turismo).

Quem pode

Coube ao senador Benedito de Lira (PP) anunciar a liberação de R$ 12,9 milhões para reconstrução e recuperação de escolas e creches de municípios atingidos pelas enchentes deste ano em Alagoas. Biu é agora o político alagoano mais forte junto a Michel Temer, junto com Maurício Quintella e Marx Beltrão.

Capacitação

Uma iniciativa do Ministério Público Estadual: hoje, às 13 horas, o seu projeto “Fale Educação” leva a primeira turma de estudantes de escola pública para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Assembleia Legislativa. O projeto é executado numa parceria com a Comissão de Educação do poder legislativo.

Reação

Da Associação Nacional dos Procuradores da República, defendendo o PGR, Rodrigo Janot, de críticas do ministro Gilmar Mendes: “É deplorável que um magistrado, membro da mais alta Corte do país, esqueça reiteradamente de sua posição para tomar posições políticas (muito próximas da política partidária) e ignore o respeito que tem de existir entre as instituições.”

 

*Desde ontem o serviço de emissão de Carteira Profissional e a solicitação do seguro desemprego estão sendo realizados na Central Já! do Maceió Shopping. A iniciativa visa facilitar ainda mais o acesso dos usuários que necessitam dos serviços.

*Terminou ontem o prazo para a Eletrobras Alagoas apresentar nova proposta de acordo de pagamento do “Plano Bresser” da antiga CEAL. Hoje, às 15 horas, haverá assembleia de antigos servidores e sucessores, para avaliar uma proposta da empresa.

*Pela primeira vez em Alagoas, será promovido, hoje, um Encontro de Profissionais Eletricistas, às 8h30m, na unidade do Senai do bairro do Poço. Amanhã, no mesmo local e horário, ocorre o Seminário de Gerenciamento do Risco Elétrico.

* A Secretaria de Estado da Cultura abriu inscrições para lançamento ou exposição das obras dos autores no estande da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos a ser instalado na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Até o dia 30 de agosto.

*Estudantes da rede pública, de 15 a 18 anos, interessados num intercâmbio educacional e cultural, têm até hoje para se inscrever no Programa Jovens Embaixadores, ação da Embaixada dos Estados Unidos. Contato: http://www.jovensembaixadores.org/2018.

* Uma grande feira de artesanato internacional acontece no Parque Shopping até 30 de agosto. A Expoarte conta com artesãos de diferentes nacionalidades e a oportunidade de conhecer um pouco de cada país – como Quênia, Turquia e Índia – e regiões do Brasil.

*A prefeitura de Maragogi lançou o prêmio literário “Dirceu Lindoso de Literatura”. O objetivo é revelar novos autores, promover o interesse pela escrita e valorizar a literatura. Inscrições até 27 de setembro em www.maragogi.al.gov.br.

 

“A mim não intimidam”

João Dória Júnior

Prefeito de São Paulo, agredido, em Salvador, por manifestantes que lhe jogaram um ovo na cabeça