Edmilson Teixeira

8 de agosto de 2017

Coisa da nossa Justiça

Numa operação comandada pelo Gecoc no dia 19 do mês passado, a fim de prender os ex-prefeitos de Mata Grande, Passo do Camaragibe e Girau, acusados de desviarem mais de três milhões de reais na saúde; resultou apenas na prisão até hoje, de Fabinho Aurélio (Girau). Na ocasião desapareceram Jocob Brandão (Mata Grande) e Márcia Coutinho (Passo). É que nesse último final de semana, Márcia chegou a ser presa e Jacob nem sequer cheirou as grades da prisão. Resultado: ambos conseguiram habeas corpus e vão responder a roubalheira em liberdade.

Lance da jogada

Nas irregularidades apuradas pelo Gecoc, ficou comprovado que Jacob Brandão, Fabinho e Márcia Coutinho assinaram procedimentos licitatórios que beneficiaram a RR Distribuidora, autorizando pagamentos de verbas públicas em favor da referida empresa, sem que qualquer mercadoria tivesse sido fornecida ou serviço prestado. A maracutaia dos três chegou a somar pouco mais de R$ 3 milhões.

 

Atalaia

Diversas ruas e avenidas de Atalaia serão recuperadas a partir desta semana; desta feita, com um banho de camada asfáltica por toda parte. É que na última quinta-feira, todos os detalhes desse trabalho foram traçados no Palácio do Governo, entre Renan Filho e o prefeito Chico Vigário (PMDB), além do secretário de Estado, Mozart Amaral (Transporte e Desenvolvimento Urbano). “O Estado hoje, tem sido um grande parceiro dos nossos trabalhos em prol dos atalaienses” disse o prefeito, que nesta terça pela manhã, receberá  Renan Filho, justamente para acompanhar o início da obra.

São Luiz de Quitunde

Prefeita Fernanda Cavalcante (PMDB), afirma que todas as estradas vicinais que cortam o município, vêm sendo assistidas por máquinas pesadas, que trabalham na recuperação dos trechos críticos para passagem de veículos automotivos. “Estávamos enfrentando sérios problemas de acesso aos sítios, povoados e tantas outras localidades, por conta das chuvas que não paravam. Mas, agora o sol reapareceu, o que facilitou  para que a gente deflagrasse uma operação denominada  Estrada Boa”, disse.

Mar Vermelho

Final de semana promete muita festa em Mar Vermelho. Trata-se da V edição do Festival de Inverno. Entre as atrações musicais, podemos destacar o cantor romântico José Augusto e o forrozeiro Jorge de Altinho. O evento acontece na sexta e sábado, cuja cidade nesse período do ano, fica bastante frienta, razão que levou a ser conhecida como a “Suíça alagoana”.

Mar Vermelho

O evento é público, e a Prefeitura que está à frente da organização, espera contar durante os dois dias, com mais de 20 mil pessoas.  Mar Vermelho fica a 104 km de Maceió e seu acesso principal é pela cidade de Viçosa. “Nos palcos, toda a riqueza e a diversidade da nossa cultura estão contempladas na programação. Os artistas escolhidos para apresentar a boa música ajudam a consolidar o festival não apenas como um grande evento cultural, mas também para curtir um ambiente completamente familiar”, disse a prefeita Juliana Almeida (PMDB).

São José da Laje

Hoje faz oito dias que o vereador por São José da Laje, Laciel Henrique, teria sido detido na Delegacia daquela cidade, a fim de prestar esclarecimento sobre uma carga roubada há poucos dias. O delegado Edberg Oliveira, que além do parlamentar, mais oito acusados foram chamados para prestar esclarecimento. Todos são suspeitos de saquearem uma carga de ferro de construção civil.

Vale do Paraíba

O caso está sério em todo o Vale do Paraíba, quanto ao abate de gado para comercialização no mercado da região. Informações dão conta, de que os abates estão ocorrendo na clandestinidade, sobretudo em pequenas fazendas.  É que todos os matadouros públicos, como o de Viçosa, Paulo Jacinto, Chã Preta, Cajueiro, Atalaia e agora o de Capela estão com suas portas lacradas.

 

Capela

O matadouro de Capela, por exemplo, até então vinha atendendo os marchantes dos demais municípios da região. Só que no dia 21 do mês passado, por determinação do MPE/AL, sobretudo baseado em parecer da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), o órgão foi lacrado, justamente por não oferecer a mínima condição de higiene para o abate dos animais. Situação que levou também, o fechamento dos demais matadouros no ano passado e começo de 2017.

Eleição 2018

Pelo visto, tem instituto de pesquisa eleitoral em Alagoas, que logo-logo vai se queimar perante o eleitor, sobretudo pela forma de como vem sendo conduzida a coisa.  Raramente o político interessado no serviço da pesquisa sai em desvantagem. Um determinado senador saiu em baixa em todas as pesquisas recentemente em Palmeira dos Índios, aí dentro do mesmo mês, surge outro levantamento de opinião pública lá em Palmeira; resultando numa melhora considerável do referido senador. É como se fosse uma correção dos trabalhos. É mole?

Ação social

A Codevasf, além de garantir projetos estruturantes para diversos municípios que engloba sua área de atuação em alguns estados do Brasil, entre eles Alagoas, também atua levando cidadania para jovens e adultos. Segundo a companhia, são desenvolvido cursos de corte e costura, produção de licores, apicultura, operação e manutenção de trator.

Foco

As capacitações foram realizadas no primeiro semestre desse ano por meio do “Projeto Amanhã”. É um programa social da Codevasf, que tem por finalidade fomentar a organização e a qualificação de jovens e adultos  rurais na faixa etária de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal, oportunizando-lhes preparação para obterem o primeiro emprego e até atuarem em empreendimentos agropecuários e agroindustriais.

 Alagoas

Em nosso estado, a operação e a manutenção de trator agrícola e a regulagem de implementos, atividades fundamentais para o trabalho no campo, foram assuntos abordados em curso promovido no povoado Tapera de Itabaiana, no município de Porto Real de Colégio. Com duração de 60 horas/aula, a capacitação envolveu 15 participantes que aprenderam sobre normas de segurança, painel de instrumentos, problemas mais comuns, sistemas, motores, entre outros assuntos. No estado, o Projeto Amanhã deve realizar, ainda em 2017, quatro turmas de cursos de Informática Básica.