Flávio Gomes

5 de agosto de 2017

Ganham Temer, Lula e Bolsonaro

Ney Lopes, jornalista, advogado e ex-deputado federal: “Terminada a votação na Câmara dos Deputados, o governo conseguiu os 172 votos necessários para barrar o prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva, no Supremo Tribunal Federal. Por “trás das notícias” há fatos a serem considerados. Consideram-se vitoriosos: Temer, Lula e Bolsonaro. O Presidente resistiu e mostrou que conhece profundamente os meandros do Congresso. Dificilmente deixará de cumprir o restante do seu mandato, mesmo diante das ameaças do procurador Rodrigo Janot. Já Lula, embora os militantes do PT aparentem o contrário, desejou a permanência de Temer. Isso porque, a conjuntura da política nacional lhe assegura posição de ‘vítima”’ ‘Vítima’ pelas condenações que lhes são impostas por Moro. ‘Vítima’ pelo fato de que os chamados de golpistas teriam usado ‘dois pesos e duas medidas’, ao condenarem Dilma e absolverem Temer… Por fim, o candidato à presidente Bolsonaro é o outro vitorioso. Votou ‘não’, juntamente com o PT, para pousar de honesto (confunde dever com virtude), patriota e pró Lava Jato. Entretanto, o estilo populista dele, ao só dizer o que o povo quer ouvir, ‘torce’ pelo caos nacional, como forma de crescer politicamente, com a bandeira da moralidade nas mãos. Nada melhor do que acusar Temer, para manter a chama acesa do patriotismo e anticorrupção.”

Posição

O deputado estadual Bruno Toledo (PROS) se manifesta solidário ao reitor da UNEAL, Jairo Campos, que se diz ameaçado de morte porque a instituição concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula. Mas, no mérito, se mostra contra homenagear “um condenado pela Justiça”. Lula receberá o título no dia 20.

Justificativa

O deputado federal Pedro Vilela (PSDB) foi o único da bancada de Alagoas a não comparecer para votar sobre o pedido do Supremo Tribunal Federal para processar Michel Temer. Alegou “problemas de ordem pessoal”. Mas disse que se estivesse presente votaria pela autorização do processo contra o Presidente da República.

Afinidade

Ronaldo Lessa, presidente do PDT/AL, vê possibilidades de o partido abrigar o grupo político da ex-prefeita Kátia, em litígio com o deputado federal João Henrique Caldas pelo comando do PSB em Alagoas. Companheiros de voleibol, do movimento estudantil e do início da atividade política, Lessa e Kátia são muito amigos.

Explicação

Quem conhece os bastidores da política não estranha o distanciamento entre Michel Temer, presidente da República, e o senador Renan Calheiros. Os dois sempre foram grandes lideranças do PMDB, mas sempre foram, também, adversários cordiais. O que os une, algumas vezes, são as circunstâncias políticas.

Meia volta

O deputado estadual Ronaldo Medeiros apresentou projeto proibindo a inscrição do nome de consumidores nos cadastros e serviços de proteção ao crédito, enquanto a dívida estivesse sendo discutida no Poder Judiciário. Foi convencido a retirar o projeto após reunião com lideranças da Federação do Comércio de Alagoas.

Agenda AMA

A Associação dos Municípios Alagoanos faz na 2ª feira, a partir das 10 horas, uma reunião movimentada. Haverá participação de dirigentes da Operação do Projeto Rondon, que será retomado em 2018, e também será discutida a nova Lei do ISS, que descentralizou a arrecadação e garantiu recursos aos municípios.

Opinião

Do jornalista Ricardo Noblat, em seu blog, sobre a votação em favor de Temer: “Cabeças coroadas dos partidos de oposição conspiraram em segredo para manter Temer no cargo. Apostam que é melhor tê-lo onde está, e cada vez mais fraco, do que trocá-lo por não se sabe quem. De resto, Temer não nega favores a quem lhe pede.”

 

*A Confederação Nacional do Comércio, através do Conselho Empresarial de Turismo, realiza na próxima 2ª feira, na sede da Fecomércio/AL, o seminário “Impactos da Economia Colaborativa – Alimentação, Transporte e Agências de Viagem”. 14 horas.

* O Comitê de Mulheres pela Democracia promove ato público na próxima 2ª feira, às 15 horas, em frente ao Tribunal de Justiça, na Praça Deodoro, em comemoração aos 11 anos da Lei Maria da Penha. A intenção é explicar à sociedade a importância da lei.

*O Instituto Histórico Geográfico de Alagoas recebe neste domingo, 10 horas, mais uma edição do “Concerto aos Domingos”, com o barítono Fellipe Oliveira e o pianista Márcio Gomes. O programa integra a agenda dos 200 Anos de Alagoas.

*O programa “Aplauso” deste final de semana contempla a trajetória da cantora e compositora Rita Lee, “Rainha do Rock Brasileiro”. Sábado, das 15 às 17 horas, na Difusora AM; domingo, das 10 horas ao meio-dia, na Educativa FM.

*Neste sábado, a partir das 19 horas, no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, o Circuito de Autores, integrante do projeto “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras”, promove encontro/debate com o poeta alagoano Milton Rosendo. Entrada gratuita.

*O projeto “Fim de Semana no Museu”, do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas, acontece neste final de semana, com atividades científicas, culturais e artísticas. Das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Na Praça da Faculdade, no Prado.

*Acontece neste domingo o IRONMAN 70.3 Alagoas, disputa de triatlo válida pelo circuito mundial da categoria. A Praia de Pajuçara receberá cerca de mil competidores para o desafio de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

“Cícero queria o triunfo. A César bastava vencer.”

Joaquim Nabuco

Escritor brasileiro