Roberto Baia

3 de agosto de 2017

Acredita em Rogério

acredita em rogerio 600x300 c - Acredita em Rogério

Em seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Arapiraca, na noite de terça-feira, 1º de agosto, a presidente Graça Lisboa, afirmou que que acredita na administração do prefeito Rogério Teófilo.

Professora Graça reconhece que em relação há 20 anos atrás, Arapiraca está melhor. “Disso não tenho dúvida. Sou vereadora em três legislaturas e convivi com a gestão da Célia e do Luciano Barbosa. Cada um tem a sua maneira de administrar, a sua característica”, disse a vereadora.

Ela fez questão de destacar a disposição de “acertar do prefeito Rogério Teófilo, e o seu compromisso com Arapiraca”.

 

Recursos para municípios

O senador Benedito de Lira anunciou a liberação, por parte do Ministério da Saúde, de mais de 20 milhões de reais para custeio dos serviços de atenção básica de 5 municípios alagoanos.

Segundo o Diário Oficial da União, Arapiraca receberá o maior volume de recursos: 7 milhões e meio serão destinados ao Fundo Municipal de Saúde. Rio Largo terá 5 milhões de reais; Maragogi receberá 3 milhões e meio, Limoeiro de Anadia, 2 milhões, 214 mil, 888 reais, e Igaci receberá 2 milhões de reais.

 

Semana do Direito

A Universidade Estadual de Alagoas, por meio do curso de direito, realiza a segunda edição da Semana de Direito, de 15 a 18 de agosto, no Campus I, em Arapiraca. Este ano, o evento traz o tema “As reformas no Brasil”, com palestras, mesas temáticas, minicursos, comunicações orais e momento cultural.

As inscrições estão abertas, no valor de R$ 30 até o dia 14 de agosto, e devem ser realizadas na secretaria do curso de direito, das 14h às 18h. Estudantes e profissionais de direito e áreas afins são o público-alvo da Semana que é livre para interessados no tema.

 

Programação

A conferência de abertura, às 15h, no dia 15 de agosto, abordará a “Reforma da Previdência e Direitos Humanos: retrocessos e avanços em debate”, com o professor Manoel Bernardino da Silva Filho.

A programação prossegue até o dia 18 de agosto, com os convidados Danilo Lucas de Oliveira Santos, Sidney da Silva Rêgo, José Marques de Vasconcelos Filho, Sérgio Roberto de Mello Queiroz, Thayse Edith Coimbra Sampaio, Daniella Campos Cerullo, Ariane Ferreira Ferro, José Inaldo Valões e Luiz Gustavo Santana de Carvalho.

Será emitido certificado de 20 horas para os participantes.

 

Aleitamento materno

Dentro da Semana Mundial da Amamentação, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire está promovendo durante toda semana em sua sede, no bairro Nova Esperança, em Arapiraca palestras educativas com o tema sobre a importância do aleitamento para gestantes, mães e mulheres assistidas pela instituição filantrópica.

 

Palestras

A programação elaborada pela direção do Complexo é direcionada para ações de promoção do aleitamento materno, inclui rodas de conversa, salas de espera e palestras. O objetivo, é orientar as mães, sobre a importância do aleitamento para uma melhor nutrição, vida saudável e desenvolvimento do bebê, destacando que o leite materno protege contra infecções e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho, bem como as funções orais futuras como: fala, mastigação e deglutição.

 

Incentivo

A ação conta com a participação de profissionais da área da saúde do Complexo de Equoterapia Tarcizo Freire. O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

 

Aluno especial

Ascom/Uneal – O Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura da Universidade Estadual de Alagoas (PRODIC) estará com inscrições abertas, nos dias 04 e 07 de agosto, para o exame de seleção de aluno especial.

Os candidatos devem efetuar a inscrição, com taxa no valor de R$ 50, na secretaria do localizada no Campus I, em Arapiraca, das 9h às 12h e 14 às 17h, apresentando o formulário de inscrição preenchido e os documentos exigidos no edital – disponível no site www.uneal.edu.br/editais. 

Disciplinas

Há vagas para as disciplinas: Aspectos Socioculturais dos Sujeitos no Contexto Atual das Comunidades; Estudos de Indicadores de Sustentabilidade Socioambiental: “Território, Cultura e Poder”; e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

São ofertadas até cinco vagas para cada uma das quatro disciplinas disponibilizadas.

 

Uso de drogas

Discutir os problemas que envolvem o uso de drogas e os melhores caminhos para o enfrentamento desta questão. Este é o objetivo do livro “Drogas, Poder e Estado”, que será lançado nesta sexta-feira (4), às 16, no auditório Edgar Valente de Lima Filho, na sede do Mistério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), no bairro do Poço. 

 

 

… A publicação é composta por textos construídos a partir de rodas de conversas entre profissionais que atuam na área de combate e prevenção às drogas, ocorridas durante o mês de agosto de 2016, na Escola Superior de Magistratura (Esmal).

 

…. A coordenação da edição é da Promotora de Justiça Karla Padilha, que também comandava os encontros, e do professor e pesquisador Luiz Sávio de Almeida.

 

… “São textos variados sobre esse tema que tanto afligi o país. Alagoas sofre com esse problema, que precisa ser discutido. É necessário descobrir caminhos para enfrentar essa situação, achar caminhos que apontem para uma solução. E o livro é uma contribuição acadêmica para esse processo”, disse a Promotora de Justiça Karla Padilha.