Edmilson Teixeira

1 de agosto de 2017

Palmeira dos Índios, pioneirismo!

palmeira dos indios pioneirismo 600x300 c - Palmeira dos Índios, pioneirismo!

Durante reunião de ontem, entre Casal e prefeitos na sede da AMA, o presidente da companhia de abastecimento de água, Clécio Falcãoenalteceu a atitude do prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar. Disse que Cezar foi o primeiro gestor alagoano a negociar a dívida do município com a Casal nessa atual gestão. O rombo deixado de administradores passados, segundo o prefeito,  ultrapassava a casa dos 22 milhões de reais. O bom é que a negociação resultou num acordo que ficou em pouco mais de um milhão de reais. Clécio apelou para que os demais prefeitos negociem suas dívidas, pois a empresa está passando por uma fase de modernização e que precisa da união de todos. Dos 102 municípios, 77 trabalham com os serviços da Casal em Alagoas.  

 

Promessa

 

E foi na reunião da AMA, que o presidente da Casal, Clécio Falcão anunciou investimentos de R$ 100 milhões em obras de saneamento e melhoria no sistema de abastecimento de todas as regiões do Estado. Também anunciou que ainda este ano, após diagnóstico que está sendo feito pelo BNDES, o governo poderá ter novas linhas de crédito para expansão da rede.

Acordo

O presidente da Casal, Clécio Falcão também pediu aos prefeitos a aprovação dos planos municipais de saneamento pelas Câmaras porque eles são fundamentais para os contratos de financiamentos. Ainda na reunião, Falcão anunciou planos de parcerias que passam pela anistia de débitos existentes até 2012, de multas, juros e correção para os valores existentes nos últimos cinco anos com parcelamento de 40 meses.

 

Porto Calvo

 

A Prefeitura espera ter uma boa receita na arrecadação do IPUT, cuja distribuição dos carnês teve início nesta segunda-feira. O governo municipal está oferecendo 10% no pagamento da cota única, que tem prazo até o próximo dia 27. Os contribuintes podem parcelar os valores em até três vezes. “Esperamos obter grande sucesso nesse tipo de arrecadação, pois o município precisa muito, visto que temos ações de infraestrutura, educação, saúde, segurança e outros; e o IPTU é uma fonte que pode nos ajudar muito nesse sentido, em benefício de todos”, disse o prefeito, David Pedrosa.  

 

Delmiro

A equipe da Emater/AL participou, em Delmiro Gouveia, do Seminário sobre Sementes Crioulas: Legislação e PAA Sementes para discutir a regulamentação da Lei Nº 6.903/2008, que trata da criação do Programa Estadual de Bancos Comunitários de Sementes.

Alinhar

A discussão, que contou com a participação de 90 pessoas, entre representantes da Universidade e do Instituto Federal de Alagoas, organizações não governamentais, sindicatos rurais e agricultores, buscou o alinhamento dos pontos de regulamentação da lei para a construção de proposta que deve ser submetida para avaliação do Poder Executivo.

Irrigação

As ações realizadas pela Codevasf em agricultura irrigada na região Nordeste foram destacadas pelo diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Napoleão Casado, durante o seminário “Perspectivas para o Agronegócio em Alagoas”, realizado em Maceió.

Investimento

Napoleão Casado falou dos investimentos que estão sendo realizados pela Codevasf, sobretudo no aproveitamento hidroagrícola do Canal do Sertão de Alagoas, uma das maiores obras hídricas do Brasil. “Estão sendo consolidados os projetos executivos para implantação de três projetos públicos de irrigação ao longo do Canal do Sertão; um em Delmiro Gouveia, outro em Pariconha e um terceiro em Inhapi, que aguardam agora a dotação de recursos para serem implantados”, explicou.

Penedo/ Piaçabuçu

Horácio Messias da Silva perdeu sua vida na madrugada de segunda-feira. Isso depois de perder o controle de seu veículo, que venho se enfiar num viveiro de peixes. A vítima que residia no povoado Capela, em Penedo, passava entre a terceira ponte no sentido Penedo/Piaçabuçu em um Celta, prata, de placa MUZ-1335.  

Fracasso

O Banco do Brasil –BB- está sendo acusado de ser o grande vilão do fracasso econômico que vem ocorrendo em diversas cidades alagoanas. É que lojas estão sendo fechadas e que a revolta toma conta de muita gente, que não entende a razão do Banco levar meses e meses para recuperar suas agências, que sofreram danos materiais por consequência da onda de assaltos através de explosivos.

Indignação

“É revoltante a morosidade que estamos enfrentando por parte do BB, quanto à reabertura de sua agência por completo em nossa cidade. Inclusive já estamos trabalhando no sentido de operacionalizar parte dos nossos serviços com o Bradesco.” A argumentação é do prefeito de Igaci, Oliveiro Piancó (PMDB), que não aguenta mais, segundo ele, a pressão do setor comercial de sua cidade, que cobra ação política no sentido de brigar pelo funcionamento por completo da Agência, já que no momento só funciona para pagamentos em caixa eletrônico e consultas  comuns.

Delmiro

Ainda sobre o Banco do Brasil, o deputado Ronaldo Lessa esteve sábado em Delmiro Gouveia. “Debaixo de muita chuva, conversando com as pessoas, constatei e presenciei esse absurdo desumano e desrespeito a população. É que moradores de Água Branca, Olivença, Mata Grande, São José da Tapera e Pão de Açúcar são obrigados a se deslocarem para outras cidades, para sacar dinheiro por falta de funcionamento bancário; além de correrem mais risco de assaltos por falta de segurança em suas regiões” relatou Lessa.