Flávio Gomes

29 de julho de 2017

Nos bastidores de Brasília

Sandra Starling, ex-deputada federal pelo PT/MG: “Quando Roberto Jefferson abriu o bico e usou a expressão ‘mensalão’, com esse simples gesto, alcunhou prática corrente e impediu que se visse a extensão do problema, levando muita gente a supor que Lula pagasse para obter votos nas duas Casas. Não! Ele fez o mesmo que os demais partidos e, por via do acesso dos pragmáticos, que todo partido tem, tratou de valer-se daquela prática utilizada aqui, em Minas Gerais, antes, durante e depois das campanhas eleitorais. Marcos Valério foi um banco como outro qualquer, aberto a negociar com qualquer correntista de qualquer partido político pela via do que bem aprendeu nos tempos em que andou pelo Banco Central. De publicitário, o rapaz nada tem. Sua escola foi conhecer a fundo práticas do mercado e ter acesso a quem delas se valia para amealhar dinheiro de todo mundo. De modo que, se eu fosse membro do Ministério Público ou do Poder Judiciário, ou se fosse jornalista, prestaria mais atenção no que anda falando o condenado. Aí se saberia mais sobre a Ação Penal 470. E chega de bastidores. O crime ocorre a céu aberto. Aquele límpido e lindo céu da cidade de Brasília…”

Raia livre

Até agora só existe um candidato declarado a governador de Alagoas: Renan Filho, que irá disputar a reeleição. Enquanto o PSDB, principal partido de oposição, não se define, surgem especulações. Uma delas é o senador Fernando Collor, que tem mandato até 2022 e não teria nada a perder se disputasse o governo.

Aconchego

O jornalista Regis Cavalcante (PPS), ex-vereador por Maceió e ex-deputado federal, foi do grupo de Rui Palmeira na campanha de reeleição do prefeito, mas seu partido não obteve espaço na prefeitura. Agora, é anunciado secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do governador Renan Filho, em lugar de Pablo Viana.

Respaldo

Advogado Adriano Soares, sobre a situação de Arapiraca: “Rogério Teófilo fez o percurso mais difícil para quem deseja atuar seriamente: auditou contratos, reduziu custos, moralizou as compras, está reestruturando a TI, corrigindo o informalismo que existia e o descontrole de serem as secretarias mini-prefeituras autônomas”.

Anfitrião

Coluna “Labafero”, site Cada Minuto: “Renan Calheiros disponibilizará toda a sua estrutura em Alagoas para a visita do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, nos dias 20 e 21 de agosto. Lula passará por Penedo, deve fazer um ‘comicío’ em Maceió ainda no dia 20 a noite, e segue para Arapiraca e Sertão alagoano durante o dia 21.”

Agenda

Policiais militares estão fazendo grande mobilização, inclusive utilizando as redes sociais, para manifestação amanhã, na orla marítima de Maceió, em busca de melhoria salarial. A concentração para o ato público, visando angariar a simpatia da população, está marcada para as 10 horas, na Praça Multieventos.

Criatividade

Um jeito diferente de debater a situação atual e o futuro do fornecimento de energia elétrica em Alagoas será utilizado na próxima 2ª feira, a partir de 17 horas, no auditório do Clube de Engenharia, através do “Teatro da Energia”. O evento é coordenado pelos engenheiros Geoberto Espírito Santo e Aloísio Ferreira.

Ralo

Jornalista José Neumann: “A despesa com funcionalismo federal este ano vai aumentar 30 bilhões de reais, em parte por causa dos reajustes feitos por Temer no ano passado. Havia cinco anos, a despesa com funcionários estava controlada. Temer torrou a grana com a turma que Elio Gaspari chama de andar de cima, o funcionalismo público.”

 

*O Tribunal de Justiça, o governo estadual e a Associação dos Notários e Registradores lançam, na próxima 2ª feira, o programa “Rural Legal”, para entrega gratuita de títulos de propriedade a pequenos agricultores. No Palácio República dos Palmares, 15 horas.

*O Teatro Gustavo Leite, do Centro de Convenções de Maceió, recebe neste sábado a banda “Chimarruts”, do Rio Grande do Sul, que tem seu trabalho baseado na difusão do reggae. O grupo, de Porto Alegre, vai se apresentar a partir das 20 horas.

*Já no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra, quem se apresenta neste sábado é o piauiense Whindersson Nunes, considerado um dos melores humoristas da atualidade. O show do “Lampião do YouTube” se inicia às 21 horas. Contato: 99909.6957.

* O Shopping Maceió DAC continuidade, neste final de semana, ao projeto “Diversão de Sol a Sol”, com atrativos para o público infantil. Programação: sábado, às 16 horas, apresentação da Turma da Lalá; domingo, também 16 horas, show do mágico Anthony.

A mais nova casa noturna de Maceió, “Joy Club”, na Avenida Comendador Leão, em Jaraguá, será aberta ao público neste sábado, anunciando propostas inovadoras, em dois ambientes independentes e espaço de aproximadamente 750 m2. Contato: 98856.3057.

*O programa “Aplauso” deste final de semana é dedicado à cantora Rosa Passos, uma das vozes mais belas da música brasileira e divulgadora da Bossa Nova. Neste sábado, das 15 às 17 horas, na Difusora AM; no domingo, das 10 às 12 horas, na Educativa FM.

*Programação dos clubes alagoanos no Campeonato Brasileiro, neste final de semana: sábado – 16h30, em Goiânia, CRB x Goiás, pela Série B; 17 horas, em São Luiz, ASA x Sampaio Correia; domingo – 16 horas, pela Série C, CSA x Botafogo PB, no Trapichão.

“A internet é uma bomba”

Rosangela Moro

Advogada e mulher do juiz Sérgio Moro, para quem a exposição nas redes sociais pode ser usada para o bem e para o mal