Roberto Baia

28 de julho de 2017

Uma boa referência

Principal hospital da Região Agreste e Baixo São Francisco, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, tornou-se referência estadual atuando como campo de estádio curricular.

Cerca de 180 estudantes vindos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Cesmac e das escolas técnicas Ceproal e Santa Bárbara são cadastrados todo semestre, em regime de rodízio.

O Hospital Regional tem como provedor o procurador de Justiça, Geraldo Magela Pirauá.

 

Estagiários

Através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que foi criado há pouco mais de um ano, os estagiários, supervisionados pelos próprios professores das instituições, conhecem dia a dia o trabalho desenvolvido no hospital pelos profissionais de saúde de diversas áreas.

Para poder iniciar o estágio, o estudante deve apresentar o termo assinado pelas partes, cartão de vacina e seguro de vida solicitado pela universidade.

 

Aprendizado

O coordenador do NEP, o enfermeiro Jean Marinho Vital, disse que o espaço oferecido pelo HR é importante para o aprendizado dos futuros profissionais e também para o próprio hospital, que ganha em melhoria na qualidade do atendimento.

 

Hospital Regional

“Esses estágios tornam-se uma via de mão dupla, onde todos ganham, principalmente os pacientes. Tudo isso com o objetivo de prestar um atendimento humanizado e de qualidade para a população. Tenho certeza que o hospital regional está contribuindo para que, em um futuro próximo, essa mão de obra capacitada entre no mercado de trabalho prestando atendimento de qualidade para nossa região”, explicou.

 

Bateu pesado

Ao que parece, o secretário de Administração de Arapiraca, Antônio Lenine, além de fiel escudeiro, ganhou o aval do prefeito Rogério Teófilo para ser o porta-voz do governo. Lenine, essa semana bateu pesado nos professores, que estão há mais de 70 dias com as atividades paralisadas. O secretário entrou ao vivo no programa do radialista Ailton Avlis, na Pajuçara FM, onde chegou a tachar de “baderneiros”, professores que faxzam manifestação a favor do reajuste salarial..

 

Ação coletiva

O Sinteal, que não aprovou a fala de Lenine, já entrou com ação coletiva na Justiça e incentivou os mais de 1.500 servidores da área educacional a entrarem com processo individual.

Pelo jeito, vem mais tempestade na turbulenta e estremecida relação entre o Poder Executivo e a área de Educação Municipal.

 

Afastada

A propósito, a secretária municipal de Educação, Mônica Pessoa, anda afastada desse cenário. Ninguém sabe se é por vontade própria, ou segue orientação do prefeito Teófilo.

 

Aleluia, aleluia

Finalmente, após longos sete meses, a Prefeitura de Arapiraca mandou, na quarta, 26,  tapar os buracos da Rua Vereador Domingos Vital, no Alto do Cruzeiro. A buraqueira foi por conta das obras de implantação do saneamento básico.

Pelo jeito, Rogério Teófilo começou a trabalhar. Aleluia, aleluia!!!

E há quem diga que milagre não existe.

 

Fato inédito

Foi a primeira vez que o pagamento do 13º Salário foi antecipado em Traipu, o que beneficiou, diretamente, 1.002 pessoas – totalizando R$ 601.970,46 em incremento na economia.

“Pagar metade do 13º, sem descontos, a todos os servidores, em pleno mês de julho, é um sintoma de saúde financeira do município e a demonstração do olhar social do gestor preocupado com sua terra, com sua gente”, declarou o prefeito Eduardo Tavares.

 

Por outro lado…

Uma pesquisa divulgada na terça-feira (25) revelou que 71% dos arapiraquenses desaprovam a administração do prefeito Rogério Teófilo (PSDB).

Segundo o estudo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública (Ibrape), passados sete meses do início da nova gestão na cidade de Arapiraca, apenas 23% dos cidadãos aprovam o trabalho desenvolvido, enquanto 6% não sabem ou não quiseram opinar.

 

… A Prefeitura de Palmeira dos Índios e a Caixa Econômica assinaram na última terça-feira, 25, em Maceió, um contrato para a realização da obra que vai levar calçamento, drenagem e acessibilidade ao bairro do Xucurus, em Palmeira. A obra está orçada em R$ 700 mil e faz parte de uma emenda parlamentar do deputado federal JHC.

 

… A assinatura do contrato contou com a participação do gerente de Negócios de Governo da Caixa em Alagoas Sandro Pepe, prefeito Júlio Cezar, secretário de Infraestrutura João Lessa, vereador Fabiano Gomes e moradores do bairro.

 

… Por falar em Palmeira dos Índios, o prefeito Júlio Cezar e a secretária municipal de Agricultura Manuella Barbosa se reuniram na segunda-feira (24), em Maceió, com o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) Álvaro Vasconcelos.

 

… No encontro foram discutidos vários assuntos relacionados à agricultura familiar, programa de melhoramento genético, transferência de embriões, cisternas, sistema de irrigação, produção de alimentos, entre outros pontos.