Blog do Dresch

28 de julho de 2017

Assinado contrato para construção do viaduto da PRF

                   Obra fundamental para a mobilidade urbana da parte alta da cidade, o Viaduto da Polícia Rodoviária Federal teve o contrato para sua execução assinado no Palácio República dos Palmares. A garantia da obra foi assegurada pelo Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o alagoano Maurício Quintella, pelo governador Renan Filho, pelo senador Renan Calheiros. O viaduto, que vai contar com uma rotatória, dois túneis, passeio e ciclovia, será construído pela empresa S/A Paulista, e custará R$ 78 milhões, recursos do Governo de Alagoas e do Ministério dos Transportes.

Parece que agora vai 2

                   O projeto, esperado há anos, vai gerar benefícios a dois terços da população do Estado que utilizam aquela região, pelo fato de facilitar a vida de todos e ao mesmo tempo fortalecer o turismo na capital, avalia o governador Renan Filho. Já o Ministro Maurício Quintela disse que o projeto elaborado pelo governo de Alagoas foi aprovado de imediato pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e que a obra é considerada como prioridade pelos técnicos do Ministério. Nos próximos dias será assinada a ordem de serviço para que os trabalhos tenham início imediatamente.

 

Servidor fica sem reajuste

                   A secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, foi taxativa: os reajustes dos servidores públicos federais previstos para o próximo ano podem ser adiados. A medida está em estudo dentro do programa de revisão de despesas obrigatórias. “O que está sendo estudado é a prorrogação destes reajustes concedidos no ano passado e visando prazo maior. A cada início de ano (até 2019), está previsto um reajuste. O que se pode discutir é a postergação de um reajuste aprovado por lei, por alguns meses ou períodos” disse a secretária ao explicar o déficit primário recorde de R$ 19,8 bilhões em Junho. Segundo Ana Paula, a despesa com pessoal, no primeiro semestre, cresceu 11,3% acima da inflação oficial, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Mas os gastos com o funcionalismo federal devem encerrar o ano com a expansão de 6% acima do IPCA, ressaltou a secretária do Tesouro Nacional.

Dória proíbe até a sopa

             Após ser apontada como responsável por dar um banho frio em moradores de rua, na Praça da Sé, com temperatura de 12 graus, a Prefeitura de São Paulo é acusada agora de impedir a distribuição de sopa quente para dependentes químicos da região da cracolândia. A denúncia foi feita pelo Padre Júlio Lancellotti, que há 20 anos dá acolhimento e assistência à população de rua e dependentes, através da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo. Segundo o Padre, muitas organizações de auxílio trabalham nas ruas pela madrugada. Um grupo de missionários distribuía sopa na última quinta-feira e foram proibidos pela Guarda Metropolitana.

Dória proíbe até a sopa 2

            Pelo relato do Padre Lancellotti, integrantes da Guarda, armados, disseram que era proibido distribuir a sopa, a não ser em um lugar específico determinado pela Prefeitura. Após ter feito a denúncia nas redes sociais e alertado o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Coronel José Roberto, o religioso disse ter recebido um telefonema do Prefeito João Dórea, dizendo que a ação da Guarda tinha como base uma portaria de administrações passadas, que impedia a distribuição de sopa e de água a moradores de rua. O Prefeito se comprometeu de, em breve, revogar a citada portaria.

A tradição do Baile da Chita

                 Paulo Jacinto faz a festa para comemorar a 65ª edição do Baile da Chita, uma tradição cultural do município e do estado de Alagoas. Neste ano, a Prefeitura de Paulo Jacinto recebe o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e desta forma amplia a comemoração no Sábado (29) e Domingo (30). A festa será gratuita com atrações renomadas como Luan Estilizado, Raphael & Gabriel, Forrozão das Antigas, Ana Lôbo, Banda Aero5 e Maciel Valent, além de apresentações culturais e mostra da gastronomia local. O Baile da Chita é a grande referência cultural de Paulo Jacinto.

A tradição do Baile da Chita 2

                   A Prefeitura da cidade já firmou parcerias importantes para dotar o município da infraestrutura necessária de uma grande festa. Com o auxílio da Polícia Militar já foi assegurado um efetivo extra no policiamento, Também foi acertada uma estrutura de apoio, com bombeiros civis, ambulâncias e equipe médica de plantão para o atendimento de casos de urgência. Uma tenda de serviços será montada para o desenvolvimento de programas de saúde e de assistência social do município. O Baile é reconhecido como bem de natureza imaterial, por uma lei de 2015, sancionada pelo governador Renan Filho

 

 

  • Uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi aprovada esta semana durante reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
  • A proposta foi apresentada pelo Ministro das Cidades, Bruno Araújo. A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) é a versão virtual do documento com o mesmo valor jurídico da impressa.
  • “Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Assim quem esquecer o documento em casa não será multado. Basta apresentar o documento digital” disse o Ministro.
  • Com a ferramenta, os motoristas poderão apresentar o documento, de porte obrigatório, em formato digital, que poderá ser comprovado pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura do QRCode.
  • Com o dispositivo, agentes de trânsito poderão consultar dados de documentos por meio de um aplicativo de celular, que fará a leitura do QRCode.
  • A versão digital da carteira de motorista entra em vigor a partir de Fevereiro do próximo ano.

 

(Sugestão)