Edmilson Teixeira

27 de julho de 2017

Prefeito de Igaci recebe Renan Filho

prefeito de igaci recebe renan filho 600x300 c - Prefeito de Igaci recebe Renan Filho

Prefeito Oliveiro Piancó recebe na manhã desta quinta-feira, o governador Renan Filho e sua comitiva de Segurança Pública, tendo à frente o secretário Cel. Lima Júnior. É que a cidade de Igaci será agraciada, com a implantação do Centro Integrado de Segurança Pública- CISP. O evento começa às 10h, oportunidade em que o governador assinará a ordem de serviço da obra, que por sinal está prevista para entrar em funcionamento ainda este ano. “Estamos precisando muito de um reforço de segurança, e esse projeto chegou numa boa hora”, disse o prefeito.   

 

Alvo

 

O Cisp proporciona a integração das policiais Civil e Militar. As modernas instalações permitem que os policiais sejam alocados em um mesmo ambiente de trabalho e desenvolvam ações conjuntas em defesa da segurança pública.

 

Outros

 

Paralelo à construção do CISPS de Igaci, o Estado está intensificando também, a instalação dos Cisps de Viçosa, Junqueiro, Pão de Açúcar e São Luís do Quitunde. Atualmente Alagoas conta com sete unidades já funcionando; Cajueiro, Girau do Ponciano, Murici, São José da Laje, São José da Tapera e Boca da Mata e Ouro  Branco. Nesses lugares, os Cisps chegaram a reduzir em até 40% o número de homicídios, conforme levantamento do Estado 

 

Delmiro

 

Pela primeira vez, Delmiro Gouveia, promoveu uma feira livre itinerante, envolvendo   a presença de 35 feirantes oriundos de sete municípios alagoanos, com produção de acampamentos e assentamentos da reforma agrária. O evento ocorreu terça e ontem por meio do MST e com o apoio logístico do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral). Houve também apresentação cultural e o evento sempre terminava às 22h.

 

Origem

 

Os 35 feirantes atuam no plantio dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi, Piranhas, Olho D'água do Casado, Joaquim Gomes e Atalaia. A praça foi tomada por uma diversidade de produtos agrícolas, além de beiju, castanha, doces caseiros, mel de abelha, mudas de plantas e artesanato.

 

Cálculos  

 

De acordo com o coordenador estadual do MST, Zé Roberto, 70% do que chega nas mesas da população deve-se ao trabalho dos trabalhadores rurais. Já a integrante da coordenação nacional, Débora Nunes, afirmou que o Brasil precisa de uma política efetiva de reforma agrária para garantir o compromisso social, democratização da terra e geração de renda.

 

Arapiraca

Principal hospital da região Agreste e Baixo São Francisco, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, tornou-se referência estadual atuando como campo de estádio curricular. Cerca de 180 estudantes vindos da Ufal, do Cesmac e das escolas técnicas Ceproal e Santa Bárbara são cadastrados todo semestre, em regime de rodízio. 

 

Arapiraca II

 

Através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que foi criado há pouco mais de um ano, os estagiários, supervisionados pelos próprios professores das instituições, conhecem dia a dia o trabalho desenvolvido no hospital pelos profissionais de saúde de diversas áreas. Para poder iniciar o estágio, o estudante deve apresentar o termo assinado pelas partes, cartão de vacina e seguro de vida solicitado pela universidade. 

 

Vantagem

 

“Esses estágios tornam-se uma via de mão dupla, onde todos ganham principalmente os pacientes. Tudo isso com o objetivo de prestar um atendimento humanizado e de qualidade para a população. Tenho certeza que o hospital regional está contribuindo para que, em um futuro próximo, essa mão de obra capacitada entre no mercado de trabalho prestando atendimento de qualidade para nossa região”, comentou o coordenador do NEP, o enfermeiro Jean Marinho Vital

 

Deficientes

Dados coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mostram que hoje existem 750.983 estudantes com algum tipo de deficiência convivendo com os demais alunos nas escolas de todo o Brasil. O número é 6,5 vezes maior que o apurado em 2005. Segundo Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar, esses resultados são reflexos de uma maior conscientização da população sobre o assunto, aliada as políticas públicas dos últimos anos, e são o começo de um longo caminho.

 

Nordeste


 

O Nordeste produzirá 18,2 milhões de toneladas de grãos, na safra 2016/2017. O resultado representa crescimento de 85% em relação à safra anterior. A estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Alagoas

 

Alagoas, mesmo não estando entre os maiores produtores, aponta crescimento esperado de 68% nessa safra, com produção de cerca de 75 mil toneladas de grãos. A maior alta será na produção do feijão (230,5%), acima da média regional, seguida por milho (58,6%).

 

Líderes

 

Os Estados que apresentarão maior variação positiva segundo a Conab são Sergipe (317,1%) e Ceará (182,1%). Bahia, Maranhão e Piauí continuam sendo os grandes produtores da Região.

 

 

Porto Calvo

A região Norte do Estado será contemplada com uma unidade descentralizada do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). O serviço, que será implantado em Porto Calvo,  vai beneficiar também os usuários dos medicamentos de alto custo que residem em Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

 

Porto Calvo-  condições  

 

O projeto foi aprovado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no auditório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), no bairro Prado, em Maceió. Na próxima semana, técnicos do Ceaf irão até Porto Calvo para verificar a estrutura física do prédio que será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, segundo informou a assessora técnica do Ceaf, Sybelle Lima.

 

Boca da Mata

Nos 101 anos do genial artista popular alagoano Manoel da Marinheira (1916-2012), que se destacou ao longo de sua vida na cidade de Boca da Mata, a Revista Graciliano, da Imprensa Oficial de Alagoas, inaugura nesta quinta-feira, às 20h, a temporada da exposição “A Floresta Encantada Manoel da Marinheira”. O evento ocorrerá no Complexo Cultural anexo do Teatro Deodoro. São 60 esculturas do pioneiro e dos filhos e discípulos que formam a família Marinheira.

 

Som

 

Um concerto com o grupo de cordas da novíssima Orquestra Filarmônica de Alagoas vai dar o tom na abertura da mostra. No repertório, uma trilha sonora composta por obras de música popular, erudita e clássica, exclusiva para o espetáculo em homenagem a Manoel da Marinheira.

 

Entrada livre

 

A exposição “A Floresta Encantada Manoel da Marinheira” é gratuita e aberta ao público e vai até o final de julho. A mostra faz parte da programação oficial das comemorações dos 200 anos de emancipação política de Alagoas e tem o apoio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).