Edmilson Teixeira

25 de julho de 2017

São Luiz de Quitunde

Prefeita Fernanda Cavalcante marcou presença na reunião de ontem na sede da AMA, argumentando que mesmo diante da crise, vem colocando nos eixos a administração pública. Ressaltou a participação do pai, o deputado Cícero Cavalcante, que segundo ela, tem sido um grande líder da região norte; sobretudo atuando na Assembleia Legislativa e no Palácio do Governo, de onde tem um vínculo de amizade sem igual com o governador Renan Filho.  O deputado Cavalcante também estava na AMA, a convite do senado Renan Calheiros, o palestrante do encontro.

 

Porto Calvo

Uma emenda parlamentar na ordem de 500 mil reais, chegou numa boa hora para equipar parte do  Hospital Municipal São Sebastião. A verba garantiu: 18 camas fowler; cinco camas hospitalares; 13 suportes para soro; 11 escadinhas inox com dois degraus; 40 mesas cabeceira; 25 poltronas reclináveis; uma mesa de exame clinica; duas cadeiras de rodas; duas cadeiras de banho; dois aparelhos de ar-condicionado; dois negatoscópios; e um computador. Além disso, foi adquirido um aparelho de radiografia e de ultrassonografia, esses dois ainda serão instalados.

 

Porto Calvo II

 

A secretária de Saúde, Jeane Carvalho, frisou que a população será a mais beneficiada. “Os novos equipamentos trazem mais comodidade, mais higiene. Aparelhos novos e muitos mais confortáveis para os pacientes. A população ganha muito com esses novos equipamentos no Hospital Municipal”, ressaltou.


Dimensão

 

O Hospital Municipal São Sebastião atende em média mais de 6 mil pessoas por mês. Além dos portocalvenses, a unidade atende moradores de Japaratinga, Jacuípe, Jundiá, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres e em algumas ocasiões de outros municípios. Além disso, em média mais de 30 partos são realizados em Porto Calvo.

 

Maribondo – festa

 

A família Benjamin Fernandes promove na tarde desta terça-feira, na cidade de Maribondo, a 37ª edição da grande festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. O evento começa às 14h, com uma procissão, no formato de carreata, que largará da igreja que leva o nome do santo, até o trevo que liga Palmeira dos Índios a Arapiraca pela  BR-316. A Polícia Rodoviária Federal estará no local controlando o trânsito. No retorno, ocorrerá na cidade, a tradicional Missa Campal, que mais uma vez será celebrada pelo pároco Cícero Cavalcante.  

 

Maribondo – politica

Por falar em Maribondo, o prefeito interino, Serginho Marques (PRTB) que assumiu a Prefeitura na semana passada, dispensou todo secretariado, num total de dez. Está formando uma nova equipe no primeiro escalão, grupo  que já começa a trabalhar a partir desta terça-feira. Ontem, Serginho esteve em Maceió na reunião da AMA, onde conversou com várias lideranças, entre elas, o senador Renan Calheiros. Disse que conseguiu por meio do Estado, o aval para recapear com asfalto, boa parte do Centro da cidade, além de algumas perfurações de poços artesianos na zona rural.     

 

Coqueiro Seco

 

Secretário Municipal do Meio Ambiente, Redson Cavalcante fez palestra na última quinta-feira, em Coqueiro Seco, para dezenas de pessoas. O evento foi para conscientizar e ao mesmo tempo capacitar o grupo participante, sobre a implantação da coleta seletiva. É que a Prefeitura local vem dando todo apoio, a fim de que seja criada uma cooperativa de reciclado na cidade. 

  

Arapiraca

Na última sexta em Arapiraca, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) inaugurou a recuperação da 3ª Chefia Regional de Administração Fazendária, como melhoria às atividades desenvolvidas para o cidadão.  A iniciativa visa reestruturar todo o atendimento da Fazenda pública. Para isso, um espaço aberto foi construído como área de convivência e o ambiente interno recebeu reparos. O objetivo foi trazer mais comodidade aos contribuintes que procuram os serviços ofertados pelo órgão.

 

Capela

Marchantes que lidam com a venda de carne bovina em Capela estão atordoados depois da decisão da última quarta-feira, quando a Justiça lacrou o funcionamento do Matadouro Municipal. A ordem partiu do juiz da Comarca local, Carlos Aley de Melo, baseado numa ação movida pelo MP/AL. Em caso de descumprimento, o magistrado fixou multa diária no valor de R$ 10 mil.

Motivo

O MP/AL interpôs ação contra o município de Capela buscando a imediata interdição do matadouro, em razão de irregularidades higiênico-sanitárias encontradas pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

Conteúdo

Entre as irregularidades do Matadouro, está o fato de as carnes serem armazenadas de maneira inapropriada e sem qualquer proteção no chão do matadouro. Além disso, os responsáveis pelo trato da carne não usam vestimentas e utensílios adequados. Também foram encontradas carcaças despejadas a céu aberto e nas proximidades de rios.

Atalaia /Capela

Interessante é que o pessoal de Atalaia estava abatendo o gado em Capela, visto que o matadouro atalaiense há meses está fechado, justamente por falta de condições de higienização sanitária. “A solução agora é o frigorífico da Mafrial em Satuba”, comentou o prefeito Chico Vigário, ele que provavelmente reunirá esta semana os marchantes de Atalaia, na busca de uma solução para o problema.

Olho d’Água Grande

 

Agricultores de Olho D´água Grande estão sendo beneficiados com dois tratores. Segundo o prefeito Zé Adelson, as máquinas foram conseguidas por meio  da Secretaria de Estado da Agricultura e outra pela Emater, com verba do governo federal. Espera que os tratores reforcem a produção agrícola e que sorva também para manutenção das estradas internas das propriedades rurais.